sábado, 22 de março de 2014

MENSAGEM 03: DEUS X MAMOM: A BATALHA DESTE SÉCULO

DEUS X MAMOM: A BATALHA DESTE SÉCULO

Texto Base: Mt 6.24 – “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”



TESE:

- Esta é a única vez, em toda a Bíblia Sagrada, que o nome Mamom é pronunciado. Na verdade, em Mt 24.6 e em Lc 16.13, que se referem ao mesmo contexto.
- Não obstante ter sido citado somente essa única vez, o nome Mamom deve ser analisado com profundidade à luz das Sagradas Escrituras, especialmente por ser uma referência de Jesus.
- Digno de atenção que o Senhor Jesus, de alguma forma, coloca Mamom em lugar de destaque, ao ponto de o apresentar como adversário de Deus no senhorio e no amor dos seres humanos.
- Afinal, quem é Mamom? Seria um deus, como Baal ou Aserá? Seria uma antiga divindade pagã da antiguidade?

DESENVOLVIMENTO:

1) APRENDENDO A RESPEITO DE MAMOM

a) Significado do nome

- No original aramaico (não grego nem hebraico), Mamom significa “dinheiro”, “riquezas” ou “bens terrenos valiosos”.
- Nesse contexto, Mamom não é um deus, com “d” minúsculo, como Baal e Aserá, com o formato de um poste ou escultura, mas algo que é objeto de adoração por parte de muitas pessoas.

b) Mamom e sua força no presente século

- Pois bem, meus irmãos, Mamom vem sendo, no decorrer dos séculos, um rival de Deus, ao tempo em que as pessoas o desejam, o veneram e lutam para acessá-lo.
- E, no presente século, Mamom continua mostrando sua força, com estratégias sorrateiras, invadindo mentes e corações.

- No capitalismo:

- Como todos sabem, o Capitalismo é o sistema dominante no mundo.
- No Capitalismo, quem tem mais poder financeiro está no comando. Os ricos dominam sobre os pobres. O dinheiro está em lugar de destaque, sendo necessário para conseguir tudo o que se encontra a venda.

- No consumismo

- O consumismo é a estratégia de Mamom para que as pessoas creiam que as pessoas devem ter sempre mais e mais para serem valorizadas como seres humanos.
- Onde o TER vale mais do que o SER.
# Chega um cientista de fusca, e o manobrista o atende friamente; chega o corrupto analfabeto de Camaro Amarelo, e o manobrista o chama de “doutor”.
- Desde pequenas as crianças são bombardeadas pelas estratégias consumistas de Mamom.

- Nos adeptos

- Sem querer escandalizar os irmãos, ouso dizer que, no presente século, Mamom é mais comentado, mais divulgado, mais reverenciado e mais amado que o Deus Verdadeiro.




2) MAMOM E A CASA DO SENHOR

- Mamom está dominando a Política, a Imprensa, a Polícia, os negócios, os Cargos Públicos; ele está em toda a parte.
 - A última fronteira para o avanço de Mamom é a Casa do Deus Vivo, onde Deus continua a ser prioridade no coração das pessoas.
- Mas, nesses últimos dias, a estratégia do diabo é infiltrar, sorrateiramente, o culto a Mamom no seio das igrejas.

- Nos tempos Bíblicos

- Nos tempos de Jó, seus amigos entendiam que se Jó havia perdido as suas riquezas era certamente porque havia pecado.
- Já nos tempos de Cristo havia a doutrina dos fariseus, de que as riquezas são um sinal do favor especial de Deus e a pobreza é um sinal de falta de fé.

- Nos dias atuais

- Nos dias atuais vemos o avanço da TEORIA DA PROSPERIDADE, onde pessoas buscam a Deus com o objetivo de obterem solução para seus problemas financeiros e prosperidade no que concerne a riquezas materiais.
- Ou seja, buscam a Deus como MEIO para alcançarem Mamom.
- E não poucos são os Cristãos que estão acometidos desse mal.
- E igrejas inteiras, que buscam adornos de ouro, cristal, as roupas caríssimas, os instrumentos fantásticos, exibindo Mamom e não prestando culto a Deus.
# Parodiando Atos 3, essas igrejas não podem mais dizer como Pedro: “não tenho prata nem ouro”; mas que também não podem mais dizer: “o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Nazareno, levanta e anda”.

3) CARACTERÍSTICAS DOS ADORADORES DE MAMOM

a) Dedicam a maior parte do seu tempo pensando nas riquezas ou esforçando-se para conquistá-las; Trabalham 24 horas por dia.
# Ilustração do executivo e do pescador
b) Colocam a sua fé e a sua esperança nas suas riquezas (ITm 6.17)
c) Esperam que as riquezas tragam-lhe segurança e felicidade;
# diz o ditado: “dinheiro não traz felicidade”
d) Confiam que as riquezas garantirão o seu futuro;
e) São extremamente avarentos; = idolatria (Cl 3.5)
f) Sonegam os dízimos e ofertas na Casa do Senhor; roubam Deus;
g) Possuem ambição desordenada e carência de escrúpulos.

4) O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DE MAMOM

- A Bíblia está repleta de advertências contra Mamom, mas muitos estão cegos para vê-las.

Mamom no Antigo Testamento

- Eclesiastes 5.10 diz que “quem amar as riquezas jamais se fartará delas”. O amor às riquezas é como um poço sem fundo, em que jamais se encontra o lugar seguro.
- Provérbios 23.4 recomenda que “não te canses para enriqueceres”.

As advertências de Paulo

- Paulo afirma que os que querem ser ricos caem em tentação, em laço e em muitas concupiscências (I Tm 6.9).
- Paulo, falando a Timóteo, é enfático a afirmar que “o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males” (I Tm 6.10) – foi por 30 moedas de prata que Judas traiu Jesus; e os soldados que guardavam o túmulo de Cristo ganharam muito dinheiro para mentirem a respeito da ressurreição de Jesus.
- Por amor ao dinheiro, ocorrem os divórcios;
- Muitos líderes desviam-se da fé por amor ao dinheiro.
- Por amor ao dinheiro, abandonamos nossa família e deixamos nossos filhos ao cuidado de estranhos.
Os ensinos de Cristo
- O ministério de Cristo foi pródigo em falar a respeito de Mamom.
- Os estudiosos afirmam que Jesus ensinou mais sobre a precaução contra Mamom do que a respeito do Reino dos Céus.
- Jesus afirma que “a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12.15-21)
- Jesus nos instrui a “não ajuntar tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, mas no céu” (Mt 6.19-21)
- Também pergunta: “que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
- Jesus também afirma que é muito difícil para um rico entrar no Reino de Deus (Lc 18.24,25).
O exemplo de Cristo
- Cristo foi pobre, sendo rico; nada teve de material; tudo o que teve foi emprestado; fez milagre até para pagar imposto; só tinha a roupa do corpo, e esta lhe foi tirada.
- A sua humilde oração (oração do Pai Nosso) só fez um pedido material: “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.
CONCLUSÃO
- A Bíblia afirma que é a bênção do Senhor que enriquece, e ela não acrescenta dores. (Pv 10.22)
- Deus ou Mamom? Jesus nos instrui para a boa parte, a priorizar as coisas eternas: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33)
CONVITE
- A Batalha do Século continua: Deus x Mamom; quem vencerá em sua vida?
- Se crê que será Deus, venha a frente e concerte-se com Ele.
- Tudo o que tenho, tudo o que sou, vem de ti Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário