domingo, 23 de março de 2014

ESTUDO BÍBLICO 02: PERDOAR

II - PERDOAR
Texto Base: Mt 6.14,15
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”

TESE:
- O que é perdão? Os dicionários o apresentam como “s.m. Remissão de uma culpa, dívida ou pena; absolvição; desculpa.”


- Mas, o que a princípio pode parecer algo simples, torna-se complexo quando pensamos que, para existir uma culpa, dívida ou pena, via de regra, há alguém que foi lesado, prejudicado.
- E este lesado, prejudicado, geralmente está ferido, magoado; tem desejo de vingança; quer restabelecer justiça... e, nesse quadro psicológico, perdoar não é nada simples.



- Entretanto, ao reter perdão, são levadas a sofrer repetidamente pelo mesmo dano. # mulher separada do marido há mais de 30 anos e que sofre por isso até hoje.

DESENVOLVIMENTO:
1) COM A PALAVRA, A PALAVRA
- Mas, o que a Bíblia ensina a respeito do perdão? Vejamos:

a) O perdão é assunto prioritário para Deus
- Tanto que, na Oração Modelo, a Oração do Pai Nosso, conhecida por todos os cristãos, Jesus aborda o assunto, quando pede: “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12).- Na sua pureza, Jesus sequer questionou se devíamos perdoar os nossos devedores, mas afirmou que “perdoamos aos nossos devedores”.

- E quantos não podem orar essa parte do Pai Nosso, porque estão guardando rancor, ódio, mágoa?

b) Perdoar é a base para sermos perdoados
- Jesus afirma literalmente que perdoar é a base para sermos perdoados.
- (Mt 6.14,15) Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.
- Esse é o ensino da Parábola do Credor Incompassivo (Mt 18.23-35). O senhor perdoou um homem de uma dívida de dez mil talentos (12,6 milhões de gramas de prata) e esse mesmo homem não perdoou um conservo que lhe devia 100 dinheiros (400 gramas de prata). {mais de 30 mil vezes menos} E por isso o senhor reverteu o perdão daquele homem.
- O versículo 35 diz que se não perdoarmos seremos atormentados.


c) Deus quer que perdoemos os nossos irmãos
- Paulo ensina que devemos ser benignos, misericordiosos, perdoando-nos uns aos outros, como Deus nos perdoou em Cristo (Ef 4.32).
- E tem pessoa que tem prazer em reter o perdão.
- E ainda diz: “essa mágoa é minha!”, como se fosse uma propriedade particular.
- Deveria haver uma campanha como a que existe contra o fumo, dizendo “Não perdoar faz mal à saúde!”.

d) Devemos perdoar muitas vezes
- Pedro questionou Jesus de até quantas vezes deveríamos perdoar os nossos irmãos: “até sete?”; Jesus lhe respondeu que até 70 x 7 (Mt 18.21,22).
- Isso é uma resposta a crentes pavios curtos que usam ditados humanos para justificar a falta de perdão: “errar é humano, mas persistir no erro...” “Está perdoado, mas esta é a ultima vez. Que nunca mais volte a ocorrer”

e) Até para ofertar, antes precisamos perdoar
- A Bíblia diz que até para que Deus aceite a nossa oferta, precisamos antes perdoar os nossos irmãos.

2) EXEMPLOS BÍBLICOS DE PERDÃO

a) José perdoa seus irmãos
- José foi invejado pelos seus irmãos. Foi por eles jogado em um poço. Decidiram se iriam matá-lo. Optaram por vendê-lo como escravo.
- Por causa disso, José foi escravizado em tenha estrangeira. Foi preso injustamente durante muitos e muitos anos.
- Agora, José é Governador e os irmãos aparecem pedindo pão.
- O que José fez? {Agora é a hora da vingança. Guardas! Amarrem esses homens. Eles são espias. Eu vou bater em cada um deles até a morte}
- Não! José escolheu o caminho do perdão. Em lágrimas falou: “eu sou José, que vendestes ao Egito. Vive ainda o nosso pai”.
- Guardas, tragam as melhores comidas...

Jesus perdoa o mau amigo
- Mesmo previamente avisado por Jesus, Pedro negou-o 3 X.
- Logo Pedro que o acompanhou de perto em seu ministério.
- Logo ele que recebera um ministério pastoral. (sobre esta pedra edificarei a minha igreja).
- Agora Jesus está ressurreto. Ele está na praia. Tem um peixe na brasa. Pedro mergulha e vem encontrar-se com Ele.
- O que Jesus fez? {Que decepção, Pedro! Você me negou. E não foi uma ou duas vezes, mas três. Lembra daquele ministério pastoral que lhe dei? Já era. E lembra que lhe avisei que Satanás havia lhe pedido para lhe cirandar como trigo, mas eu orei por ti? Pois é! Eu retirei a oração...”}
- Não! Mais uma vez, Jesus escolheu o caminho do perdão.
- Apascenta as minhas ovelhas. Pedro, você me negou, mas eu lhe perdoo. E o seu ministério ainda está de pé.



CONCLUSÃO
- Se Deus nos perdoou, é necessário que perdoemos também.

ORAÇÃO COMPROMISSO
- Meu Deus, meu Pai, por mais difícil que seja, por meio do Teu Espírito Santo perdoador, me ajude a perdoar. Quero perdoar todos os que me ofenderam. Preciso perdoar, por mim mesmo não tenho forças, mas sei que o Senhor as tem, então, Pai, ministre graça ao meu coração. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário