domingo, 23 de março de 2014

ESTUDO BÍBLICO 01: AMAR


I - AMAR

Texto Base: Mc 12.30,31

“Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as suas forças; este é o primeiro mandamento; e o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.”

TESE:
- Jesus, em sua imensa sabedoria, com seu poder de concisão e síntese, resumiu todos os mandamentos em amor. Amar a Deus e amar ao próximo (Mc 12.30,31).
- O amor é o centro do Evangelho. O amor é o centro da estratégia salvadora de Deus.
- Dessa forma, amar não é uma opção para o Cristão.
- Se eu não amo, simplesmente não sou Cristão. Não é a frequência aos cultos, não é a eloquência, não é a assiduidade em orar ou ler a Bíblia, não é ser caridoso, que distingue o Cristão dos demais: é o amor (Jo 13.35).

DESENVOLVIMENTO:
1) AMAR, UM MANDAMENTO
- Amar ou não amar não é uma escolha possível para os discípulos de Jesus. É um mandamento.


- Um novo mandamento, o único mandamento de Cristo: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (Jo 13.34).
- Dessa forma Jesus se coloca entre nós como o PADRÃO a ser seguido. Jesus, o nosso PADRÃO de amor.


- E agora nos cumpre refletir se nós, que nos dizemos Cristãos, estamos adequados a esse altíssimo padrão:
            - Tenho agido como Cristo agiria em relação ao próximo?

2) JESUS, UM PADRÃO E UM EXEMPLO DE AMOR
- Jesus não nos ama somente de palavras, mas de atitudes.
- E a maior de todas as atitudes foi tomada por amor. “Ninguém tem amor maior do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13).


- Ademais, a própria encarnação de Cristo como homem é um ato inigualável do amor de Deus, o amor inexplicável de Deus, o amor imerecido de Deus, o amor doador de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
- Ou seja, irmãos, se não amarmos uns aos outros estamos em desobediência.
- Disse João: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"  (I Jo 4.20)
- Aliás, João ensina que amar o irmão é uma prova da nossa salvação: "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. (I Jo 3.14)

3) AMAR A TODOS
- Para cumprirmos o mandamento de Cristo, não devemos amar somente as pessoas com quem temos afinidade, mas a todos, inclusive os nossos inimigos.
- E amar, segundo Carlito Paes, autor do Livro “40 dias de rendição”, “não é somente não fazer o mal, mas ativamente procurar oportunidades para promover o bem”.
- E é exatamente aí que a coisa pega.
- Disse Jesus: “Eu, porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus...” (Mt 5.44,45a)
- E complementa: “Se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mt 5.46)

4) AMAR, A BASE DA VIDA CRISTÃ
- Em I Coríntios, capítulo 13, o apóstolo Paulo disserta a respeito do amor, como a base da vida cristã.
- Resumindo esse capítulo, Paulo diz que:
            a) nada adianta ter todos os dons;
            b) nada adianta ter uma fé sobrenatural;
            c) nada adianta ser caridoso até a última consequência;
            d) nada adianta sacrificar-se a si mesmo...
            ... se não tiver amor, nada disso aproveitaria.
- O amor: (a) é sofredor; (b) é benigno; (c) não é invejoso; (d) não trata com leviandade; (e) não se ensoberbece; (f) não se porta com indecência; (g) não busca seus interesses; (h) não se irrita; (i) não suspeita mal; (j) não folga com a injustiça; (k) folga com a verdade; (l) tudo sofre; (m) tudo crê; (n) tudo espera; (o) tudo suporta; (p) nunca falha.
- Em qual desses aspectos precisamos nos desenvolver?

CONCLUSÃO
- A Bíblia diz: “examine-se pois o homem a si mesmo” (I Co 11.28a). E agora é o momento de avaliarmos como estamos nesse quesito.
- Coloque a sua mão no seu coração e ouça Cristo a perguntar-lhe, como o fez com Pedro: “Pedro, tu me amas?”


ORAÇÃO COMPROMISSO
 
- Senhor, me ajude a amar do teu jeito, sem pedir nada em troca. Cure meu coração egoísta que deseja mais reter do que dar, me ajude a amar, por amor ao seu nome, amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário