domingo, 5 de agosto de 2012

MENSAGEM 12: VESTES ALVAS DE SANTIDADE


VESTES ALVAS DE SANTIDADE

Texto Base: Ec 9.8 “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.”

TESE:
- O sábio rei Salomão deixou escrito este importante conselho / mandamento / regra / lei / preceito:
Em todo o tempo Sejam alvas as tuas vestes
E nunca Falte o óleo sobre a tua cabeça
- Salomão aborda, SIMBOLICAMENTE, num só versículo, as duas virtudes espirituais que os crentes não podem deixar de ter, sob pena de não serem mais crentes.
- Virtudes que, de acordo com o texto de Salomão, não podem faltar em nenhum só momento na vida do crente:
- Na Igreja, casa e no trabalho (vestes brancas e óleo na cabeça);
- De manhã, de tarde e noite (vestes brancas e óleo na cabeça);
- Infância, Adolescência, Juventude, Maturidade, Melhor Idade (vestes brancas e óleo na cabeça)
- Homens e mulheres (vestes brancas e óleo na cabeça)
- Na tristeza e na alegria (vestes brancas e óleo na cabeça)
- Na riqueza e na pobreza (vestes brancas e óleo na cabeça)

a) VESTES BRANCAS – referem-se, tipologicamente, à Santidade, à pureza, à separação do pecado, que todo crente precisa ter para chegar à presença de Deus;

b) ÓLEO SOBRE A CABEÇA – refere-se, tipologicamente, à unção do Espírito Santo, sem o qual o crente não tem qualquer vigor espiritual.

# Passa o tempo, entra ano e sai ano, e vestes brancas e óleo na cabeça não saem de moda para o Senhor.

DESENVOLVIMENTO:
- Nesta noite, atendendo ao tema deste Congresso, vamos nos concentrar somente na parte “a” do versículo introdutório desta mensagem, que manda: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes”.
- Em outra oportunidade, querendo Deus, retornaremos a esta Igreja para refletirmos sobre a parte “b” do versículo, que diz: “e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

1 – VESTES BRANCAS, SINAL DE PUREZA
- Como dissemos anteriormente, vestes brancas é um sinal de pureza.
# Sou criado na roça, e lá havia um conceito muito firmado que a noiva somente deveria casar trajada de vestes brancas se fosse virgem, pura sexualmente falando. E era considerado um absurdo que uma mulher que sabidamente não fosse pura se casasse de branco.
# Religiões de origem africana levam o assunto como literal, e muitos de seus adeptos vestem-se de branco, todo o tempo.

2 – VESTES BRANCAS NA SIMBOLOGIA BÍBLICA
- Costumes e Religiões à parte, biblicamente falando, as vestes brancas simbolizam santidade.
- Assim como as vestes brancas, a santidade também deve ser preservada a todo o custo; assim como as vestes brancas, a santidade não pode ser manchada, suja;
- Se a santidade é manchada, deixa de ser santidade.
- O Senhor é Santo. Is 6.3: Santo, Santo, Santo é o Sr dos Exércitos.
- O Senhor não desampara os seus santos.
- Preciosa é para o Senhor a morte dos seus Santos (Sl 116.15)

3 – POR QUE E COMO MANTER AS VESTES BRANCAS?
- Quando o rei mandou que mantivéssemos alvas as nossas vestes, assim o fez porque:

a) As vestes limpas são fundamentais para que sejamos bem-vindos na Casa de Deus.
- Com roupas sujas e manchadas não podemos chegar à sua presença;
- E, se conseguirmos chegar, ali não poderemos permanecer, pois os Poderosos são limpos e os sujos, manchados, não podem permanecer perto dos limpos, sob o risco de contaminá-los.
# A Palavra de Deus diz “segui à paz com todos e à santificação, sem a qual ninguém verá a Deus” (a coisa é muito séria)
b) Se o rei fez a advertência para que as vestes sejam mantidas limpas, alvas, brancas, é porque há risco de sujarmos as vestes.
- No caminho da vida há lama, há lodo, há imundície; e não poucos são os que mancham as suas vestes.
# Cuidado, porque não é difícil manchar as vestes brancas...
# A Palavra de Deus diz: “Sede santos, como eu sou santo”.

c) Se o rei orientou, de forma subjetiva, que mantê-las alvas é uma responsabilidade nossa, isso significa que nós temos capacidade para mantê-las limpas.
# Não é impossível!!!
- Depende de nós mantermos as nossas vestes alvas.Portanto:
a) Não coloque culpa nos outros;
b) Não coloque culpa no caminho;
c) Não coloque culpa na lama;
d) Não coloque culpa nas vestes.
- A responsabilidade de manter as vestes alvas é exclusivamente nossa.
# A Palavra de Deus diz: “Quem é santo, santifique-se ainda”

4 – A IMPORTÂNCIA DAS VESTES / DA SANTIDADE
a) A parábola das bodas
- Em Mateus 22.10-14, Jesus nos conta a Parábola das Bodas, onde o Rei fez uma grande festa e convidou muitas pessoas.
- Mas o Rei encontrou um homem sem as vestes nupciais; mandou que o amarrassem e o lançassem nas trevas exteriores.
- Se tivesse as vestes nupciais, permaneceria na festa, na presença do Rei, à mesa do Rei; sem as vestes, sua presença não é mais possível.
- Vale a pena cuidar bem das vestes espirituais (a santidade)
- Você está vestido adequadamente para estar na presença do Rei? (entenda que estou falando espiritualmente e não literalmente).
# Só quem tem santidade pode participar das bodas do filho do rei

b) A visão de Zacarias
- No capítulo 3 do livro do Profeta Zacarias, é relatada a visão de que o Sumo Sacerdote Josué estava vestido de vestes sujas diante do anjo;
- Deus ordenou que o anjo retirasse as vestes sujas de Josué e o vestiu de vestes novas, tirando-lhe a iniquidade.
- Interessante que só depois que Josué já estava de vestes limpas foi que Deus falou a Josué.
# O Senhor não fala com quem tem vestes sujas (está em pecado), mas só com quem tem vestes limpas (santos).
c) Outras passagens
- Ao receber a revelação do seu sonho, Faraó deu a José vestes de linho fino (Gn 41.42), demonstrando um novo momento em sua vida.
- Quando retornou para casa, o filho pródigo recebeu vestes novas (a melhor roupa) e foi novamente vestido na presença do pai (Lc 15.22)
- Na transfiguração de Cristo, suas vestes se tornaram brancas como a luz (Mt 17.2);
- Para a Igreja de Laodicéia, Jesus aconselha: “aconselho-te que de mim compres vestes brancas para que te vistas” (Ap 3.18);
- Em Ap 16.15 o Senhor nos adverte a guardarmos as nossas vestes.

CONCLUSÃO
- As vestes são tão importantes simbolicamente que Jesus prometeu, em Apocalipse, que “o que vencer será vestido de vestes brancas” (Ap 3.4);
- A agora? Se você entendeu, com esta mensagem, que está com as vestes sujas. E me pergunta, como branquear as vestes sujas?
- A Bíblia Sagrada é tão completa que nos traz a resposta:
- Em Apocalipse 7.9-14, João está atônito vendo “uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando roupas brancas e com palmas nas mãos”.
- E um dos anciãos perguntou a João: “estes que estão de vestes brancas, quem são e de onde vieram?”; e o próprio ancião lhe deu a resposta: “estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”.
- É o sangue do Cordeiro que nos purifica de todo o pecado (I Jo 1.7)

CONVITE
- Não é com sabão, não é com Veja, nem com Venich, mas é com sangue do Cordeiro que se branqueia as vestes espirituais.
- Se você acha que precisa alvejar suas vestes, venha até aqui à frente que eu quero orar por você.

13 comentários:

  1. Amém, Evangelista Gilberto Gonçalves! Continue acessando o Blog do Valente.

    ResponderExcluir
  2. e quando a pessoa se masturba desde quando nem sabia que isso era um pecado, e as vezes acaba fazendo? e nem faz isso pensando em nenhuma situação?!

    ResponderExcluir
  3. irmão é impossivel fazer isso sem pensar em nada
    então se não tem pensamento lascivio mem é então está mais facil de evitar

    ResponderExcluir
  4. existem outros prejuizos além do pecado fisico emocional e comportamental

    ResponderExcluir
  5. um amigo sonhou que ele e sua esposa eram demitidos e no dia seguinte quando voltava para pegar suas coisas no armario estava vazio entao foi perguntar aos patroes e os tres estavam vestidos de branco e nao responderam nada. qual seria o significado desse sonho?

    ResponderExcluir
  6. Patrão: Pai Filho e Espirito Santo. Demissão: representa algo que havia em relação a obra,por exemplo, pode ter ministério mas a partir dai o Senhor mostra que não esta mais com eles. Armario é onde se guardam coisas importantes: poderiam ter dons espirituais que por serem demitidos o Senhor tambem tirou por não se fazerem mais necessarios já que não vão estar mais a serviço. Veja a parábola dos talentos. Deus tira o talento por alguma razão e dá a outro. Deus abençoe. Paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, mas quero apresentar um outro conceito para este artigo, se me permite:
    AS VESTES BRANCAS (ALVAS COMO A NEVE)
    na antiguidade semítica da região, o povo pobre tinha apenas uma veste em todo o tempo que constituía de 3 peças - a parte de baixo(linho fino), a túnica (veste principal) e a capa que servia como um sobretudo, cama, cobertor e manto para cobrir a cabeça quando estava na sinagoga. Nas celebrações importantes tais como: casamentos, páscoa, tabernáculo, noivados, apresentações do recém nascido, circuncisão... Tinha-me a vestimenta nova, que era uma peça nova, escovada, de linho fino. Caríssima. Usada APENAS em ocasiões ESPECIAIS! A expressão de Jesus que teremos vestes brancas, diz respeito a justamente que como são caríssimas as vestes festivas bonitas, alvas, cheirosas, limpíssimas, Cristo mesmo nos vestirá da mais NOBRE E BELA vestimenta, vestes festivas, de gala, nobreza, realeza, puras e alvas ( como a neve). Mas não necessariamente brancas. É só recordarmos a transfiguração de Cristo. Ele estava vestido de roupas normais do dia-a-dia e foi transfigurado e "brilhava" mas do que o sol, suas roupas demonstravam um resplendor de alvejamento que brilharam.
    No Antigo testamento era necessário a tipologia da santidade e pureza representado pela linho branco; mas no Novo testamento, a nossa pureza está no coração e vida santificada.
    E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" Mateus 22.2-14.
    Pr. Georgito Pacheco

    ResponderExcluir
  8. Muito forte me abençoou muito Deus abençoe

    ResponderExcluir