sábado, 18 de agosto de 2012

ILUSTRAÇÃO 07 - O CRENTE-MUSEU


As pessoas em geral têm a mania de recordar-se do passado, de uma forma tal que parece que, nos tempos idos, tudo funcionava melhor e mais adequadamente.

É que temos o instinto de nos esquecermos dos defeitos do passado, que já não nos incomodam, e lembrar-nos dos defeitos do presente, que certamente nos atrapalham.

Quem foi que nunca ouviu falar: “Ah, a seleção canarinho de 70 é que era a boa! Um ataque dos sonhos, com Gérson, Jairzinho, Pelé, Tostão e Rivelino. O Brasil nunca mais será o mesmo!” Esquecem-se que o goleiro nem sempre nos dava segurança, e a linha de zagueiros nos preocupava em demaiS...

Este é apenas um exemplo. Lembro-me de outros: “Ah, o carnaval do passado é que era animado, nos Concursos à Fantasia e os bailes nos clubes tradicionais!” “Ah, os pilotos atuais não se comparam aos de antigamente, com Fangio, Farina, Lauda e Piquet!” “Ah, o ensino de antigamente era melhor. Na primeira série ginasial já se ensinavam coisas que hoje só se ensinam no segundo grau!” “Ah, os políticos do passado...” “Ah, as novelas do passado...” “Ah, os filmes do passado...” E por aí vai...

Ora, sem nos esquecermos do passado, temos que convir que o presente se dá no hoje, e que o futuro cabe a nós semearmos.

Nas Igrejas, o saudosismo já chegou! “Ah, naquele tempo Jesus operava mais.” “Ah, antigamente Deus batizava mais.” “Ah, naquele tempo, a fé era maior.” “Ah, a doutrina já não é mais a mesma.”

Ora, quem vive de passado é museu! A Bíblia expressamente diz que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente.” Nossos bancos estão repletos de crentes-museu, vivendo da glória do passado.

Para um alpinista chegar ao cume de uma montanha, deve olhar para a frente. Sempre. Olhar para baixo é um grande perigo. Temos que crer que o melhor de Deus para nós ainda está por vir...

Crentes-museu, deixem de saudosismo! Busquem a Deus hoje, e ele atenderá. Ele não mudou. O dia do amanhã será melhor que hoje. E o hoje melhor que ontem.

3 comentários:

  1. Aí galera, vamos comentar o Blog... é facinho...

    ResponderExcluir
  2. É só escrever nesse retângulo branco e clicar em "publicar". Não demora mais que alguns segundinhos...

    ResponderExcluir
  3. Estava tudo indo muito bem,mas quando disse: "O melhor de Deus ainda está por vir", Me decepcionei, porque o melhor de Deus já vei..."JESUS"

    ResponderExcluir