sábado, 15 de julho de 2017

MENSAGEM 05: O PECADO DA INDIFERENÇA



O PECADO DA INDIFERENÇA

Texto Base: Lc 15.11-13 - "E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence"


TESE:
- As Escrituras Sagradas relatam-nos 39 parábolas de Jesus, nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.
- Algumas dessas parábolas são relatadas por dois e até mesmo três Evangelhos.
- Não é esse o caso da "Parábola do Filho Pródigo". Apenas Lucas relata esta, que é considerada a "Princesa das Parábolas".
- Trata-se de uma parábola maravilhosa, repleta de ensinos tremendos.
- E nesta mensagem vamos trazer uma reflexão com base nessa parábola, sob o tema "O Pecado da Indiferença"
 


DESENVOLVIMENTO:
1) O PECADO DA INDIFERENÇA
- Certo pensador disse: “O contrário do amor não é o ódio; o contrário do amor é a indiferença”.
- O contrário, o oposto, o revés do amor é a indiferença.
- Como pode uma pessoa retribuir o amor de outra sem dar-lhe amor semelhante? O amor não retribuído é uma das coisas mais tristes que existem.
- Homens que desprezam as mulheres que os amam; mulheres que desprezam os homens que as amam; filhos que desprezam os pais que os amam; pais que desprezam os filhos que os amam.
- Pessoas que não se importam com o amor que recebem; pelo contrário, esnobam-no; humilham-no; desdenham dele.

2) A INDIFERENÇA DO PRÓDIGO
- A Parábola do “Filho Pródigo”, a “Princesa das Parábolas”, narradas por Jesus Cristo e transcrita pelo Evangelista Lucas, nos fala a respeito de um certo homem que tinha dois filhos (Lc 15.11).
- Sem informar seus nomes, Jesus relata que o mais jovem desses dois filhos, certo dia, aproximou-se do pai e disse: “Pai, dá-me a parte da herança que me pertence” (15.12).
- Era um pedido disparatado na cultura judaica, afinal o pai estava vivo, e pedir a sua parte da herança era como se dissesse ao pai que ele estava morto para ele, o pai fez assim como lhe fora pedido.
- E aquele jovem, poucos dias depois, ajuntou tudo o que tinha, partiu para uma terra longínqua...
            - Deixando a casa do pai
            - Deixando o trabalho na casa do pai
            - Deixando o irmão trabalhar dobrado
            - Deixando a presença do pai
- O contexto bíblico nos faz depreender que havia um grande amor por parte do pai por aquele filho (Lc 15.20); que havia fartura naquela casa (Lc 15.17).
- Ora, teoricamente não havia motivo aparente para o filho pedir a sua parte da herança e abandonar a casa do pai.
- A Bíblia não relata, mas creio que aquele jovem não tomou aquela decisão de uma hora para outra; ela foi gerada paulatinamente, reflexivamente, pouco a pouco, dia a dia.

3) A DESMOTIVAÇÃO DO PRÓDIGO
- O filho pródigo desistiu da vida que levava; o filho pródigo desistiu da casa do pai; desistiu da presença do pai.
- A casa do pai já não o agradava mais. O trabalho na casa do pai não o motivava mais.
- O amor do pai já não lhe era suficiente.
- Não sei quando foi que aconteceu, mas ele se enfadou da presença do pai; ele se desgostou com o seu irmão; ele se enfadou com a casa do pai (estando na casa do pai).
- Aquele jovem queria experimentar outras coisas; queria “aproveitar as delícias da vida” longe de seu pai e da casa do pai; queria aproveitar as riquezas do pai distante da casa do pai.
- Ele queria a riqueza do pai, mas não queria mais a presença do pai. Já não queria mais o pai.

4) A DECISÃO DO PRÓDIGO
- Foi nesse cenário de insatisfação e desmotivação que aquele jovem tomou a decisão mais importante da sua vida: “Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence”...
- É como se dissesse: “pai, eu não lhe quero mais; eu não quero saber de seu amor; eu não me importo com a sua casa; eu não me importo com a nossa família; eu só me importo com a herança”.
- Eu não quero mais nossa casa, quero a minha herança
- Eu não quero mais o meu irmão, quero a minha herança
- Eu não quero mais a presença do pai, quero a minha herança
- Eu não estou “nem aí” pro amor do pai, quero a minha herança

5) O DESPERDÍCIO DO PRÓDIGO
- E lá se foi o mancebo, o pródigo, desperdiçar toda a sua herança vivendo dissolutamente.
- Essa história é tema para muitas outras pregações, mas hoje não entraremos nelas.
- Hoje não queremos destacar o que o pródigo desperdiçou, mas queremos ressaltar aquilo que ele desprezou; aquilo que ele deixou; aquilo que ele não se importou.

CONCLUSÃO
6) O PRÓDIGO, HOJE
- Muitos estão hoje como aquele filho pródigo.
- Estão na Casa de Deus, trabalham na Obra de Deus, estão em comunhão com os irmãos, desfrutam da presença de Deus, do grande amor de Deus.
- Na Casa de Deus tem tudo o que precisam, há fartura de alimentos, há abrigo seguro.
- Mas muitos estão como o filho pródigo antes de sair de casa e desperdiçar toda a herança do pai. Insatisfeitos. Desmotivados.
            - As músicas da Casa do Pai já não o agradam mais
            - As palavras da Casa do Pai já não o agradam mais
            - Os conselhos do pai parecem-lhe antiquados
- A Casa do Pai ficou muito chata para alguns.
- Muitos hoje querem o sustento mas não querem a presença
            Acabou o amor pela casa do pai
            Acabou o amor pela Obra do pai
            Acabou o amor pelo irmão
            Acabou o amor pelo pai
- Mas não acabou o amor pela riqueza que o pai proporciona.
- "De ti, meu pai, eu não quero a presença; eu não quero os ensinos; eu não quero o trabalho; eu não quero o amor; eu só quero a MINHA parte da herança"
            - É a herança que me atrai
            - É à herança que eu amo
            - É a herança que eu quero
- “Eu só quero a minha herança”...
- E isso fere o amor do pai.
- O pai nos ama tanto; o pai tem feito tanto por nós. E o que temos dado em retribuição? A indiferença?

CONVITE
- O contrário do amor não é o ódio, mas a Indiferença
- Se você hoje está como o pródigo, desmotivado, indiferente ao amor do pai.
- Se você hoje está como o pródigo, mais apaixonado pela herança do que pelo pai.
- Se você hoje está como o pródigo, prestes a pedir a sua parte da herança e partir para curtir seus prazeres distante da presença do Pai, aprenda com a Princesa das Parábolas.
- Desse jeito você está entristecendo o nosso Deus. Desse jeito você está esnobando o amor do nosso Deus.
- Mude hoje; retribua o amor de Deus. Por Ele, e não por causa da herança.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário