domingo, 31 de janeiro de 2016

MENSAGEM 02: O OBREIRO E A FAMÍLIA



O OBREIRO E A FAMÍLIA

(SETE ORDENANÇAS PARA UMA FAMÍLIA FELIZ)

Texto Base: I Tm 3.5 – (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)


INTRODUÇÃO:
- Uma mesma pessoa possui diversas atribuições distintas, em diversos lugares.
- Um mesmo homem, por exemplo, pode ser, ao mesmo tempo:
            - O filho
            - O irmão
            - O marido
            - O pai
            - O empregado
            - O chefe
            - O servo de Deus
            - O Obreiro na Casa do Senhor
- E, não poucas vezes, essas diversas atribuições se misturam num mesmo momento. Isso confunde a gente.
# Vou dar um exemplo: João é administrador de uma fazenda e dirigente de uma Congregação; naquela noite está em regime de plantão (pode ficar em casa, mas se for necessário precisa ir ao trabalho). João está dirigindo o Culto (é o Obreiro João), vem sua esposa (é o marido João) e lhe chama; diz que o Dr. Geraldo, o Fazendeiro, está ao celular e precisa falar com ele (o empregado João): “João, a vaca malhada caiu no brejo; preciso que você venha aqui agora tira-la de lá”. “Sim, senhor!” Na mesma hora liga para Nenê e Ringo, que são boiadeiros da fazenda (o chefe João): “Nenê, vamos lá na fazenda tirar a vaca malhada do brejo”. João volta ao púlpito (Obreiro João), passa a direção do trabalho para o auxiliar, dá um beijo nos filhos (o pai João), e vai correndo para a fazenda tirar a vaca do brejo.
# Outro exemplo: um general aceitou Jesus na Igreja pastoreada pelo Soldado; em breve foi apresentado ao Diaconato e servia às orientações do pastor. Só que o pastor misturou as coisas e quis dar ordens para o General no Quartel. Acabou preso porque não tinha entendido que, ali, ele era não era o pastor, mas um soldado; e que o outro ali não era o Diácono, mas o General.
- Irmãos, precisamos estar equilibrados em todos os sentidos, em todas as diversas atribuições, para que sejamos irrepreensíveis como manda a Palavra de Deus (I Tm 3.2a).
- Mas esse equilíbrio não é nada simples, e acabamos valorizando demais uma atribuição e negligenciando outra, e isso nos traz problemas.
# Às vezes somos excelentes Obreiros, muito dedicados na Obra do Senhor, mas somos empregados relapsos e problemáticos;
# Às vezes somos filhos sensacionais, carinhosos, zelosos; mas maridos irritadiços, iracundos, violentos;
# Às vezes trabalhamos demais, demais, demais; mas não damos a atenção que nossos filhos merecem.
- E nesta manhã vamos refletir como podemos equilibrar o trabalho na Casa do Senhor com as nossas atividades (e obrigações) familiares: “O Obreiro e a Família”.

DESENVOLVIMENTO
- Estou certo de que grande parte do ministério do Obreiro depende do seu relacionamento familiar.
- Na leitura introdutória vimos que governar bem a sua própria casa (isto é, a sua família), é um importante requisito para o Obreiro.
- Ora, se a família está desestruturada, a esposa está insatisfeita, as brigas são constantes, os filhos não lhe são sujeitos, estão desencaminhados, isso é um grande empecilho para que esse Obreiro se dedique à Obra de Deus.
- Entretanto, como esse tema é extremamente amplo, vamos delimitá-lo em um estudo cujo tema é “Sete Ordenanças para uma Família Feliz”:

1) O OBREIRO DEVE SER MARIDO DE UMA MULHER
- A Palavra de Deus diz em I Tm 3.2,12 que o Obreiro deve ser marido de uma mulher.
- Como diria o Pr. Cláudio Duarte: “uma mulher só já é trabalho para a vida inteira”.
- O Obreiro deve, portanto, ser fiel em sua vida matrimonial. Amar somente a sua esposa (Ef 5.25). Ter olhos somente para ela.
- E não basta somente ser fiel, tem que ser um marido presente (I Co 7.34). Há muitas mulheres casadas, mas que vivem solitárias.
- O Obreiro deve ser um marido carinhoso, cuidadoso com a sua esposa. Demonstrar seu afeto, inclusive em público (e demonstrar afeto logicamente não é ficar dando beijos românticos em público).
- Mas um abraço, um olhar, um sorriso. Isso demonstra, inclusive para os adversários, que seu casamento é sólido e vai bem.
# Quando namorados, se chovia você dava o guarda-chuva para sua esposa e vinha na chuva; quando noivos, os dois vinham abraçados debaixo do guarda-chuva, e os dois se molhavam um pouco; depois de casados, você vem sozinho com o guarda-chuva e a mulher que corra atrás, na chuva.
# Quando namorados, ele a chamava de “pombinha”, “moranguinho”; quando noivos, ele a chamava de “ovelhinha”, “maçãzinha”; agora casados, ele a chama de “vaca” ou “abacaxi”. Está errado.
- Penso que o marido não deve esconder segredos da sua vida para sua esposa e vice-versa. Os dois são um. A esposa tem o direito de saber quanto o marido ganha, aonde ele vai, com quem ele vai; e vice-versa.
- Outra questão que precisa ser desmistificada é que o Obreiro também tem o direito de ter uma vida íntima ativa com a sua esposa (I Co 7.3).
- Penso que manter uma vida íntima saudável não é pecado. Pecado, para o casado, é não mantê-la (I Co 7.5).
- Portanto, o homem não deve evitar a sua mulher; e a esposa não deve evitar o seu marido.
- Amem-se, pois isso também é bênção de Deus e está autorizado pelo matrimônio (Hb 13.4a).

2) O OBREIRO DEVE CUIDAR DA SAÚDE E APARÊNCIA
- Aqui vem a 2ª Ordenança, que de alguma forma é paralela com a primeira: o Obreiro deve cuidar da sua saúde, da sua higiene e da sua aparência. O nosso corpo é o templo do Espírito Santo (I Co 6.19).
- Já foi o tempo em que o Obreiro não devia ter qualquer cuidado com a saúde, a higiene e a aparência, sob a premissa de que isso seria vaidade.
- Não, não é vaidade. É respeito com as pessoas que se relacionam com você, especialmente com a sua esposa.
# Lembram-se do exemplo do João, Obreiro e Administrador da Fazenda? Pois bem, vamos usá-lo de novo. João foi à Fazenda, entrou no brejo, tirou a vaca malhada, e chegou em casa as onze da noite, deitou direto na cama, todo suado e sujo, e agora quer que sua esposa lhe seja romântica. Toma vergonha, João! Tome um banho, escove os dentes, coloque uma cueca limpa, um perfume, e agora sim, vem deitar.
- O Obreiro (e também marido), deve tomar banho, usar um desodorante, escovar os dentes, cortar o cabelo de vez em quando. Isso é importante para o seu casamento, e para o seu ministério.
- Não é nada romântico um bafo-de-onça, uma “nhaca” debaixo do braço, um pé cascudo, dentre outras.

3) O OBREIRO DEVE APOIAR A SUA ESPOSA
- Diz a Palavra de Deus: “Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne” (Gn 2.24).
- O marido e a esposa estão apegados um ao outro. São uma só carne. Um precisa apoiar o outro, sempre. (a não ser logicamente que um dos cônjuges esteja claramente fora da visão e prestes a cometer uma loucura).
- Quero lhes dizer, Obreiros, que devemos sempre priorizar o apoio a nossa esposa (e vice-versa):
- Entre a sua mãe e a sua esposa, apoie a sua esposa; pois a Palavra é clara ao dizer “deixará o homem o seu pai e a sua mãe” (Gn 2.24)
- Entre seus filhos e a sua esposa, apoie a sua esposa;
- Entre seu trabalho e a sua esposa, priorize a sua esposa;
- Entre seu automóvel e a sua esposa, priorize a sua esposa;
- Entre o cachorro de estimação e a sua esposa, priorize sua esposa.
- Digo isso porque tenho visto muitos homens, maridos, que estão dando mais atenção aos pais do que a sua mulher. É correto, é bíblico, que precisamos honrar o pai e a mãe (Ex 20.12); é um mandamento com promessa (Ef 6.2). Mas a sua família agora é a sua mulher. Você não é uma só carne com sua mãe, mas com a sua esposa.
- Não digo isso para que se desamparem pai e mãe; apenas para que não haja mais uma dependência emocional dos pais. Isso é prejudicial ao casamento.
- Mulheres que só apoiam os filhos e vão sempre contra o marido; está errado. Priorize o seu marido. Daqui a pouco seus filhos vão crescer, ter a sua própria família; e você vai ficar com seu marido.
- Tem homens que só pensam no trabalho e negligenciam a sua esposa. Também está errado.
- Há mulheres que gostariam de ser tratadas como o Fiat do marido. Ou como o cachorro de estimação da família.
- Agora, logicamente, precisamos de discernimento quando o cônjuge está errado. E aí precisamos alertá-lo disso. Não em público, mas em secreto; não irritadamente, mas carinhosamente.
- Agora: entre Deus e a sua esposa, escolha sempre DEUS.

4) O OBREIRO DEVE SER UM PAI PRESENTE
- Agora segue uma ordenança referente à criação dos filhos.
- A Palavra de Deus alerta que os Obreiros devem ter seus filhos em sujeição (I Tm 3.4) e que governem os seus filhos (I Tm 3.12).
- Esse foi o grande problema da vida do Sacerdote Eli, e também do rei Davi. Filhos desobedientes, desviados, irreconciliáveis, que acabaram por prejudicar o ministério dos seus pais.
- Penso que a educação dos filhos comece com a presença do pai e da mãe. Sim, a presença.
- Em tempos do avanço da tecnologia, onde as pessoas estão cada vez mais perto daqueles que vivem distantes, e cada vez mais distantes daqueles que vivem perto; em tempos do Capitalismo selvagem, em que precisamos trabalhar cada vez mais para termos a qualidade de vida que desejamos, os bens que desejamos; precisamos nos esforçar para que não abandonemos nossos filhos à própria sorte. E assim o percamos.
- Os avôs não são pais;
- Os tios não são pais;
- As babás não são pais;
- As creches não são pais.
- Escola não educa; creche não educa; Igreja não educa; quem educa são os pais (Pv 22.6).
- Pais que abandonam os filhos pequeninos nas creches para ganharem mais dinheiro, fazem uma má escolha.
- Precisamos estar mais presentes nas vidas dos nossos filhos.
- Precisamos conversar com eles, conhecê-los. Às vezes não sabemos sequer quem são os nossos filhos, quais são os seus sonhos, as suas dúvidas, as suas necessidades, e isso é um grande perigo com a Herança do Senhor. Seremos cobrados disso!
# Como certa charge em que um pai está na cadeia dizendo “meu filho, onde foi que erramos?”, e um outro homem, na cela do lado diz: “pai, eu sou este aqui...”
- Converse com seus filhos, brinque com eles, beije-os, ame-os, demonstrem que eles são amados; tire tempo para eles; isso fará uma imensa diferença para sua família.
# O filho que comprou meia hora do tempo do pai.
# O filho que pediu ao Pastor para morar na Igreja.

5) O OBREIRO DEVE EDUCAR PELOS BONS EXEMPLOS
- Diz Jesus, em Jo 5.19: “Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho faz igualmente”.
- Obviamente que Jesus estava falando de si mesmo e de Deus.
- Mas essa palavra também é válida para o relacionamento entre pai e filho: filhos tendem a imitar o pai; filhas tendem a imitar a mãe.
- Pai que ora, filho que ora; pai que lê a Bíblia, filho que lê a Bíblia; pai que trata bem a esposa, filho que trata bem a mãe. É assim, o exemplo fala muito mais forte do que palavras.
- Pai que ama o Flamengo, filho que ama o Flamengo; pai que fala palavrão, filho que fala palavrão; pai que grita com a esposa, filho que grita com a mãe; pai que bebe cachaça, filho que bebe cachaça.
- Lógico que há exceções. Mas essa é a regra.
- Mãe que ora, filha que ora; mãe que jejua, filha que jejua; mãe que se veste decorosamente, filha que se veste decorosamente; mãe que mente, filha que mente; mãe que trai o marido; filha que se prostitui; mãe que fala mal da Igreja, filha que se desvia da Igreja; mãe que se pinta; filha que se pinta; essa é a regra.
- Então, Obreiros, tomemos muito cuidado com os exemplos que estamos dando, mesmo que sem palavras.
- Obreiros devem educar seus filhos pelos bons exemplos. E esses exemplos não somente na Igreja (na Igreja é fácil).  Especialmente em casa.

6) O OBREIRO JAMAIS DEVE USAR DE VIOLÊNCIA
- Paulo adverte a Timóteo que o Obreiro não deve ser “espancador” (I Tm 3.3). E essa é a 6ª ordenança para os Obreiros e a Família: o obreiro jamais deve usar da violência.
- Física ou mesmo verbal.
- Um marido jamais deveria levantar a sua mão contra a sua esposa. Mas quero lhes dizer que isso ocorre mais corriqueiramente do que se pensa.
- Desde a década de sessenta quando Nélson Rodrigues dizia “que mulher gosta de apanhar”.
- Ninguém gosta de apanhar. Está repreendido.
- A situação avançou de tal forma, a violência doméstica, que foi necessária a criação de uma Lei para proteger as mulheres, a “Lei Maria da Penha”.
- Minha irmã trabalha no Tribunal de Justiça e me relata que muitos são os casos de violência doméstica denunciados.
- E os que não são denunciados, por medo?
- Obreiro não bate em mulher. Crente não bate em mulher. Homem que é homem não bate em mulher. Nem com uma flor.
- E você pode me perguntar, e nos filhos, podemos bater? Uma “palmadinha” pode? Você pode até dizer que está escrito: “não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá” (Pv 23.13).
- Tramita inclusive uma Lei na Câmara Federal sobre o tema. A “Lei da Palmada” é um tema bastante controverso.
- Em minha opinião, as palmadas nos filhos devem ser, ao máximo, evitadas. Se ocorrerem, que sejam sem violência (não para machucarem).
- O diálogo deve prevalecer sempre que possível.
- Agora, precisamos vigiar também contra a violência verbal, moral, que dói tanto ou mais do que a violência física, e também deve ser evitada.
- Obreiros não devem fazer “bullying” com suas esposas e filhos.
- Diz o ditado que há três coisas que não voltam: “uma pedra atirada”; “uma flecha lançada” e “uma palavra dita”. (agora há uma 4ª coisa que não volta: a mensagem no whatsapp).
- Cuidado com o que fala. Palavras matam. Matam casamentos; matam famílias; e matam ministérios.

7) O OBREIRO DEVE SER ORGANIZADO NAS FINANÇAS
- Finalmente, a 7ª ordenança para uma família feliz, é que o Obreiro deve ser organizado em suas finanças.
- Alguns podem até pensar que isso não tem nada a ver, que está descontextualizado nesta mensagem, mas afirmo sem medo de errar que muitos casamentos são destruídos pela desordem financeira.
- Obreiro de valor não se embaraça com assuntos financeiros.
- Primeira regra da ordem financeira do Crente: Dê a Deus o que é de Deus. Seja fiel nos dízimos e ofertas. Crente infiel nos dízimos e ofertas não está apto para ser obreiro.
- Segunda regra da ordem financeira: Não gaste mais do que ganha. Essa é uma matemática pura e simples. Se eu gasto mais do que ganho certamente vou ficar devendo algo.
- Terceira regra da ordem financeira: sempre que possível, faça alguma reserva para o dia mal. (José nos ensinou isso no Egito).
- Quarta regra: Cuidado com o consumismo exagerado. Não coloque o chapéu onde a sua mão não alcança. Não queira comprar algo para se mostrar para os outros.
- Quinta regra: Repreenda o Cartão de Crédito e o Cheque Especial. Taxas de Juros exorbitantes. Fuja do Cheque sem fundos.
- Falta de dinheiro não faz ninguém perder o sono; dívidas, essas sim, fazem perder o sono.
- Obreiros do Senhor: deixem bem claro para a sua esposa e para os seus filhos a sua situação financeira. Não gaste por pressão.

CONCLUSÃO
- Obreiros, atentem para essas sete ordenanças e tenham casamentos e famílias mais felizes.
- Tenho total convicção que, com suas famílias mais felizes, vocês serão obreiros ainda melhores na Casa do Senhor.

CONVITE
- A Bíblia nos apresenta dois Obreiros do Senhor: Noé e Jonas.
- A Bíblia nos diz que Noé construiu a Arca e pregou a respeito do Dilúvio durante 120 anos de sua vida. E, no final de todo esse tempo, somente ele, sua esposa, seus três filhos e suas três noras entraram na arca. 08 pessoas no todo.
- A Bíblia nos diz que Jonas pregou a respeito da Destruição de Nínive; uma só vez; e todas as pessoas creram, e se arrependeram, e se vestiram de sacos, e foram perdoadas por Deus. 120.000 almas.
- Qual obteve o maior sucesso? O que ganhou 7 ou o que ganhou 120.000?
- Fico com aquele que ganhou 7, mas era a sua família.
- De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (sua família)?
- Sua família é o bem mais precioso que temos abaixo da Salvação das nossas almas. Zele por ela.
# Peço que todas as famílias se aproximem, que eu quero orar por vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário