domingo, 17 de janeiro de 2016

MENSAGEM 01: A MARAVILHOSA ESCOLHA DE RUTE



A MARAVILHOSA ESCOLHA DE RUTE


Texto Base: Rt 1.16 – “o teu Deus é o meu Deus”


TESE:

- O livro de Rute é um dos cinco rolos da 3ª divisão da Bíblia Hebraica. Esses cinco rolos são conhecidos como “os hagiógrafos”, que quer dizer “Escritos Sagrados”.

- Cada um desses rolos era lido publicamente numa das Festas Judaicas anuais. O livro de Rute era lido na Festa da Colheita (ou Pentecostes).

- Esse belo livro de apenas 4 capítulos tem três personagens principais: Noemi, Rute e Boaz.

- Nesta noite vamos aprender um pouco mais com eles.



DESENVOLVIMENTO:


1 – O EXEMPLO DE NOEMI

- Noemi era uma israelita, do povo de Deus, e temente a Jeová.

- Na simbologia desta mensagem, Noemi, cujo nome se traduz por “agradável”, representa os crentes, os cristãos.

- Noemi conhecia a Deus, relacionava-se com Deus e provavelmente falava de Deus. E, da interpretação dos escritos sagrados, era fiel a Deus.


a) Fiel, mesmo em tempos de apostasia

- Noemi viveu nos tempos dos juízes, tempos de apostasia espiritual e devassidão moral.

- Eram tempos de pouco temor a Deus, pouca reverência; tempos de pecados, onde o certo era tido como errado e o errado era tido como certo. Até mesmo no povo de Deus existia desobediência.

- Mas ao ler o livro de Rute, entendo que Noemi não se corrompeu em tempos de corrupção. Manteve-se firme.

- A retidão é uma característica muito reconhecida por Deus em seus servos: Noé (Gn 6.8,9); Jó (Jó 1.1; 1.8; 2.3).

# Mesmo em tempos terríveis, há fiéis na terra: Noé (que achou graça aos olhos de Deus); Os 7.000 que não se contaminaram (I Rs 19.18).


b) Fiel, mesmo em terras estrangeiras

- Ser crente na sua pátria é muito fácil. Mas é muito complicado ser crente em terras estrangeiras.

- Ser crente na Igreja é muito fácil, difícil é ser crente no mundo.

- Noemi, juntamente com o seu marido Elimeleque, saíram de sua terra (Belém de Judá) e foram peregrinar nos campos de Moabe.

- Moabe, pai dos moabitas, foi o filho de Ló com a sua primogênita (Gn 19.37); os moabitas não ajudaram os hebreus quando estes saíam do Egito (Dt 23.4); foram os moabitas que alugaram o falso profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus (Dt 23.4).

- Os moabitas eram extremamente idólatras e devassos no pecado.

- Por tudo isso, os moabitas foram proibidos por Deus de entrarem na Congregação.

- Moabe representa o sistema mundano: idólatra, pecaminoso e egoísta.

- Mas Noemi manteve-se fiel a Deus mesmo entre os idólatras.

# Daniel e seus amigos.


c) Fiel, mesmo em situações adversas

- Ao ler o 1º capítulo do livro de Rute, vemos que Noemi enfrentou sérias adversidades. Seu marido Elimeleque morreu; seus filhos, Malom e Quiliom, também morreram; e Noemi ficou desamparada em terras estrangeiras.

- Se levasse em conta o Evangelho secularista que vem sendo pregado em nossos púlpitos, Noemi certamente se desviaria.

- Mas Noemi é do tipo de crente que não esmorece diante da dificuldade (# Crente-Palmeira)

- Ela não desviou. Pelo contrário, permaneceu fiel.

# Cântico de Habacuque; # O exemplo de Jó

# “No mundo tereis aflições”

- O pior para Noemi é que, já idosa, veria exterminada a semente da sua família, pois não teria herdeiros.



2 – A ESCOLHA DE RUTE

- Rute era moabita. Uma jovem viúva em sua própria pátria.

- Provavelmente aprendera de seus pais a cultura moabita: a idolatria; a licenciosidade com o pecado.

- Rute representa o descrente; o pecador; o mundano.

- Apesar disso, noto que o exemplo de sua sogra Noemi falou muito profundamente em seu coração: “Que Deus é esse que dá paz à Noemi, mesmo em tempos de adversidade?”; “Que Deus é esse que merece ser adorado mesmo em dias maus?”.

- Estou certo de que foi o exemplo de Noemi que fez Rute desejar seguí-la. Foi o exemplo de Noemi que fez Rute desejar conhecer Belém (Casa de Pães, que aqui representa a Igreja). Foi o exemplo de Noemi que fez Rute tomar firme decisão de mudar de vida.


a) Decidida, ainda que indo para o “desconhecido”

- Sair de Moabe (mundo) e ir para Belém (Igreja) não é decisão fácil. Era deixar seus costumes, sua pátria, sua casa e sua família.

- Sair de Moabe, no caso de Rute, era deixar o “lugar de conforto”, do qual muitos jamais querem sair.

- Ir para Belém era dar um “salto para o desconhecido”: lugar diferente; clima diferente; cultura diferente; língua diferente.

# Foi como Abrão, ao sair da sua terra e da sua parentela.

- Sei que não é fácil mudar de história. É uma decisão complexa.

- Mas Rute estava decidida, ainda que para o “desconhecido”. O exemplo de Noemi falava alto em seu coração.


b) Decidida, ainda que Orfa volte atrás

- Orfa era concunhada de Rute. Orfa também era nora de Noemi. Também era viúva. E também era moabita.

- E também decidiu seguir Noemi no início da sua caminhada de Moabe para Belém.

- Só que Orfa não estava tão decidida a mudar de história. Moabe ainda falava muito alto em seu coração. Orfa não estava tão disposta a deixar tudo: seus costumes, seus ídolos.

- “Orfa, chorando, voltou ao seu povo e aos seus deuses” (Rt 1.5)

- Essa era a oportunidade de Rute voltar, se quisesse. Nada nem ninguém a impediria. Já tinha um “salvo-conduto”.

- Mas Rute não era “Maria-vai-com-as-outras”.

- Estava firme na sua decisão. Mesmo que Orfa volte, eu não volto! Mesmo que Orfa desista, eu não desisto.

# “Se você não vai; não impede a mim”...

# A parábola do Semeador.


c) Decidida a mudar de Deus (A Maravilhosa escolha de Rute)

- Rute estava decidida a sair de Moabe e seguir para Belém.

- Ainda que essa decisão implicasse em ter que deixar a sua família paterna (e a comprar briga com ela).

- E aqui, no versículo-chave dessa festividade, Rute tomou a decisão mais difícil; mais desafiadora; mais importante; e mais maravilhosa de toda a sua vida: “VOU MUDAR DE DEUS!”

- Eu vou deixar os deuses moabitas de lado; deuses de barro, de ferro e de pedra (Sl 115). Eu vou quebrar os terafins. Eu vou queimar os baalins. Eu decidi ficar com o Deus de Israel. O Deus de Noemi. O Deus dos crentes.

- E quando Rute aceitou ao Deus de Noemi, a sua sorte mudou.



3 – O SIMBOLISMO DE BOAZ

- Quando Rute aceitou ao Deus de Noemi, quando Rute chegou a Belém, entra em cena o 3º personagem principal do livro: Boaz.

- Boaz é o rico dono do campo; Boaz é o remidor de Rute; Boaz é o esperado de Rute.

- Boaz ama Rute. Boaz se preocupa com Rute. Boaz se interessa pela dor de Rute.

- Boaz representa Jesus.

- Boaz paga um alto preço por Rute. Ele assim restaura a vida de Rute. Ele restaura a honra de Rute. Em Belém, com Boaz, Rute enfim é feliz.

- É isso que acontece com quem confessa ao Deus de Israel. Jesus entra na sua vida e a transforma milagrosamente.



CONCLUSÃO:

- Quem sabe nesta noite Rute entrou nessa Igreja. E está querendo sair de Moabe e caminhar para Belém?

- Se tem, faça como a Rute da Bíblia e diga: “o seu Deus é o meu Deus”. E Jesus vai redimir a sua vida.

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