sábado, 15 de agosto de 2015

MENSAGEM 15: NADA MENOS DO QUE TUDO


NADA MENOS DO QUE TUDO

Texto Base: Mt 10.37,38

INTRODUÇÃO:
- Jesus é o melhor de Deus para nós. Não importa quão grandes, ricos, felizes ou poderosos sejamos aqui na terra, nenhuma bênção é maior que Ele.
- Ele representa a máxima expressão do amor de Deus pela humanidade (Jo 3.16).
- Jesus nos deu o melhor que Ele tinha. O seu tempo, as suas emoções, o seu amor, a sua compaixão, o seu poder...
- Jesus nos deu TUDO o que ele tinha.
- Ele deixou o resplendor da sua glória, a glória de Príncipe que tinha no Céu, deixou as suas imensuráveis riquezas, para fazer-se semelhante aos homens, sendo obediente até a morte (Fp 2.7,8).
- Jesus nos deu inclusive a sua vida. “Ninguém tem amor maior do que este: dar a sua vida pelos seus amigos”. (Jo 15.13)
- Ele nos deixou o penhor do Espírito Santo (Jo 14.16), Ele nos revestiu de autoridade e poder (Mc 16.17,18).
- Ele nos deu direitos de filhos: “tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo concederá” (Jo 15.16)
- Jesus não economizou. Ele não se economizou. Suou. Chorou.
- Ele não nos deu NADA MENOS DO QUE TUDO.

DESENVOLVIMENTO
- Por isso, Jesus espera de nós uma relação intensa com Ele.
- Uma relação sem reservas, sem limites, sem economias, sem desmazelos. Com Jesus é tudo ou nada.
- Ele exige a primazia. Ele exige ser o centro.
- Jesus é Deus. E Deus não divide a sua glória com ninguém.
- Jesus é Deus. E somente a Deus devemos adorar.
- Nesta noite veremos se estamos no nível esperados por Jesus:

1) JESUS X TRABALHO
- Seguir a Jesus é uma decisão importante.
- Pense numa coisa realmente importante para você. O seu trabalho.
- Seguir a Jesus. Essa decisão é maior e mais importante que o seu trabalho.
- Jesus fez um convite com promessa a Simão Pedro e a seu irmão André: “vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”. Eles eram pescadores e estavam trabalhando. A Bíblia nos diz que eles “deixaram logo as suas redes e seguiram-no” (Mt 4.18-20).
- Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, consertando redes num barco, e “chamou-os”. Eles também eram pescadores e estavam trabalhando. A Bíblia nos diz que eles “deixaram imediatamente o barco e seu pai e seguiram-no” (Mt 4.21,22).
- Jesus viu Mateus cobrando impostos na Alfândega, e fez-lhe um sermão: “segue-me”. E ele, levantando-se, o seguiu. (Mt 9.9).
- Aliás, Jesus repetiu, com mesmo êxito, esse sermão para Filipe (Jo 1.43): “segue-me”. E Filipe o seguiu.
- Eles não titubearam. Obviamente, seus trabalhos eram importantes, eram seu sustento, mas diante de Jesus, largaram seus trabalhos e seguiram-no.
- Não digo que todos devamos largar os nossos empregos por causa de Cristo (a não ser que Ele nos ordene), mas devemos priorizar a Cristo em relação ao nosso trabalho.
- Ele espera isso de nós.
# Isso vale também p/ a Igreja: O que é mais importante: Jesus ou a Igreja? A Palavra diz que “Jesus é maior que o templo”. (Mt 12.6)

2) JESUS X DINHEIRO
- O que realmente é importante para você? O seu dinheiro?
- Seguir a Jesus. Essa decisão é maior e mais importante do que todo o seu dinheiro.
- Não resta dúvida que dinheiro é importante. Há quem diga que sem ele não se vive. Mas eu digo que sem Jesus não se vive.
- Disse Jesus: “não podeis servir a dois senhores; Não podeis servir a Deus e a Mamom (as riquezas)”. (Mt 6.24)
- O jovem rico (ou mancebo de qualidade) teve a oportunidade de decidir entre Jesus e o Dinheiro. E ele não teve coragem de deixar o seu dinheiro. (Mt 19.22)
- Não por acaso Jesus ensinou “onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração” (Mt 6.21)
# Ilustração do faxineiro que pregou para o presidente da empresa.
- Não estou dizendo que você deve deixar todo o seu dinheiro ou dar ele todo aos pobres (a não ser que Jesus mande), mas para se desapegar dele.
- Jesus exige que, na nossa vida, Ele seja mais importante do que o dinheiro.

3) JESUS X FAMÍLIA
- Vou começar a pegar mais pesado agora.
- O que realmente é importante para você? A sua família? Seguir a Jesus. Essa decisão é maior e mais importante do que a sua família.
- A Palavra de Deus diz: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10.37).
- A palavra de Cristo é dura. Se você não me amar mais do que ama a seu pai, a sua mãe, seu filho e sua filha, você não é digno de mim.
- Abraão, nosso pai na fé, recebeu uma ordem de Deus de sair da sua terra e da sua parentela, e assim ele o fez (Gn 12.1)
- Isaque não negou ao Senhor o seu próprio filho (Gn 22.12).
- Os filhos de Israel, nos tempos de Esdras, despediram suas esposas e seus filhos para não desagradarem a Deus (Ed 10.19).
# Testemunho do Pastor Adilson, da católica que aceitou Jesus na sua Igreja, e agora seu marido está a deixando, e levando seus filhos com ele.
- Não estou dizendo que você vai desprezar ou abandonar a sua família por causa de Cristo. Mas Ele espera que, entre Ele e a sua família, você fique com Ele.
- Jesus exige que, na nossa vida, Ele seja mais importante do que a nossa família.

4) JESUS X VIDA
- Agora vou pegar ainda mais pesado: o que realmente é importante para você? A sua vida? Seguir a Jesus. Essa decisão é maior e mais importante do que a sua vida.
- Eis aqui uma exigência complicada de Cristo. Mas que precisamos atendê-la.
- Disse Jesus: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mt 16.24).
- E acrescentou: “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”.
- E: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á” (Mt 16.25)
- Para seguirmos a ele, precisamos matar o nosso “ego”.
# No batismo dizíamos: “morto para o mundo, vivo para Cristo”,
- Disse Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20).
- Mas muitos dizem: “ninguém manda em mim”; “eu mando no meu nariz”; “não preciso de um dono”.
- Muitos outros deram as suas vidas nas arenas, enfrentando os leões, muitos morreram queimados, mas não renunciaram a sua fé.
- Atualmente muitos morrem nas mãos do Estado Islâmico.
- Devemos amar a nossa vida. Obviamente que sim. Mas a nossa vida foi dada por Deus. E nossa vida está nas mãos de Deus.
- A hora que Ele der ordem, desligar os aparelhos, pronto. Acabou.
- Nossa vida é um vapor (Tg 4.14). Uma sombra (I Cr 29.15). Um vento (Jó 7.7).
- Mas alguns dizem: “hoje não”; “estou muito novo”; “preciso aproveitar a vida”; “quando casar, eu o seguirei”; “quando meus filhos crescerem, eu o seguirei”; “quando aposentar, eu seguirei”. Fiquemos com Ec 12.1 (Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade...)

CONCLUSÃO
- Seguir a Cristo. Reconheço que essa é de fato uma decisão importante. A mais importante de todas. A mais importante da sua vida. ## De tantas coisas, que andei fazendo...
- E ainda se reveste de maior importância se refletirmos que Jesus não nos quer pela metade. Ele não aceita ocupar um pedacinho do nosso coração. Ele quer tudo. Seu nível de exigência é elevado, porque o que Ele deu foi TUDO.
Por isso, Ele não aceita NADA MENOS DO QUE TUDO.
- Ele não quer o nosso resto. Não podemos dar o resto para Ele.
 
CONVITE
- Quem, ouvindo esta mensagem, e quer dar-se completamente, totalmente, prioritariamente para Ele, que venha aqui a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário