sábado, 22 de novembro de 2014

MENSAGEM 16 - OS LOUVADORES DE DEUS

OS LOUVADORES DE DEUS
Texto Base: Salmo 138.1,2

TESE:
- Bom é louvar ao Senhor! Bom é cantar para Ele!
- A Palavra de Deus está repleta de textos que nos incentivam a louvá-Lo, engrandecê-Lo, adorá-Lo na beleza da Sua Santidade.
- E quando as belas palavras inspiradas, escritas ou faladas, dirigidas para Ele, estão acompanhadas de ritmo, melodia e harmonia, o que é a música, parece até que o louvor sobe mais rápido, fica ainda mais gostoso.
- Dentre os diversos temas que falam a respeito do louvor a Deus, do cântico para Deus, selecionamos, dirigidos pelo Espírito Santo, o Salmo 138, que lemos ao introduzir esta mensagem.
- Trata-se de um Salmo composto por Davi, um homem segundo o coração de Deus, e que, portanto, sabia como adorar a Deus, como agradá-Lo, e nesta noite, vamos aprender um pouco com ele.

DESENVOLVIMENTO:
- No Salmo 138 aprendemos com Davi algumas características do louvor que verdadeiramente agrada a Deus.
- Vejamos, em estudo sistemático:

1) “EU TE LOUVAREI” (Sl 138.1a)
- O Salmo começa com a palavra “EU”. Primeira pessoa do singular. “EU”
- Ensina Davi: O louvor parte de mim. Sai de dentro de mim.
- Ninguém me mandou louvar a Deus, fui eu que desejei fazer isso e o fiz.
- O verdadeiro louvor a Deus é voluntário, é espontâneo. Não é feito por obrigação, ou para agradar a quem quer que seja, senão a Deus. Eu quero fazer isso!
- O verdadeiro louvor vem de dentro. Vem da alma.
- Vem do meu espírito que testifica com o Espírito de Deus que eu sou criatura das suas mãos.

2) “SENHOR” (Sl 138.1b)
- Aqui a palavra “SENHOR” está todo escrito em letras maiúsculas.
- Isso quer dizer que se trata do nome de Deus.
- “SENHOR” vem do tetragrama hebraico YHWH, que em nosso idioma é impronunciável, e por isso foi traduzido no grego Kýrios, que em português foi traduzido por “SENHOR”.
- SENHOR aqui é Javé, Jeová, o meu Deus, o grande e eterno Deus, o Deus único e verdadeiro, criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles há.
- Aqui aprendo com Davi que o louvor é de Deus, o louvor é por Deus, e o louvor é para Deus.
- Ele não divide a sua glória com ninguém. Toda honra, toda glória, todo o louvor pertencem ao nosso Deus.
- Nome poderoso que os 72 sacerdotes hebreus que escreveram a septuaginta quando citavam seu nome paravam o escrito e tomavam um banho antes de escrever o seu nome.

3) “DE TODO O MEU CORAÇÃO” (Sl 138.1c)
- Diz Davi: o meu coração é todo dEle. E o meu louvor reflete isso. É inteiro. É sem limites. É sem medida.
- Não é um louvor parcial, limitado, recatado. Não é um louvor tímido. Não é da “boca para fora”.
- É um louvor de todo o meu coração. Com toda a força que tenho. Com toda a emoção que tenho. Com toda a vida que tenho.
- Se é para Deus, que seja o melhor que tenho, o melhor que posso.

4) “NA PRESENÇA DOS DEUSES” (Sl 138.1d)
- Aqui vejo a palavra “deuses” com “d” minúsculo. O contraste entre a palavra SENHOR toda em letras maiúsculas e a palavra deuses toda em letras minúsculas é extremamente simbólica.
- Isso quer dizer que não há Deus como o nosso Deus.
- Podem levantar outros deuses, deuses falsos, de mentira, Baal, Asera, Astarote, Terafins, Postes Ídolos, Zeus, Apolo, Diana, Minerva, deuses gregos, deuses romanos, Santos de madeira, de pedra, de cerâmica, de ferro, que tem olhos mas não veem, tem boca mas não falam...
- Podem levantar “deuses” contemporâneos como dinheiro (Mamom), fama, reconhecimento humano, poder humano...
- Mas no meio de todos esses deuses, o meu louvor é só para Ele, é todo Dele, não divido com ninguém.
- Na presença de todos esses deuses, a minha glória é para o Grande e Verdadeiro Deus.

5) “A TI CANTAREI LOUVORES” (Sl 138.1e)
- “Cantarei” louvores, isso quer dizer, lhe direi belas palavras entoadas com músicas, geralmente acompanhadas de instrumentos musicais de toda a classe e ordem. Saltério de dez cordas (Sl 33.2), trombeta, saltério, harpa (Sl 150.3), adufe, flauta, instrumentos de cordas (Sl 150.4), címbalos sonoros e címbalos altissonantes (150.5), tamboris, pandeiros (2 Sm 6.5)
- De palmas, de danças (Ex 15.20), de saltos (2 Sm 6.14) de júbilo, de alegria. - E sobretudo pela VOZ.
- Na natureza aprendemos que o entoado louva (a sabiá), e o desafinado também louva (a gralha).
- O importante é louvar. E que ninguém me impeça.
# Mas uns podem ajudar aos outros. Quenanias, o príncipe dos levitas nos tempos do Rei Davi, ensinava os outros a entoar os hinos (I Cr 15.22)


Os louvadores de Deus
- Os levitas (I Cr 15.16 – levantando a voz com alegria)
- Os filhos de Asafe (Ed 2.41)
- Moisés (Ex 15.1)
- O próprio Davi e a sua harpa – quando tocava, o espírito mal se retirava de Saul (I Sm 16.23)
- Até Jesus cantou (Mc 14.26) [não foi músico – tocou o esquife]
- Paulo e Silas, que cantaram a Deus, mesmo estando num calabouço, feridos com muitos vergões (At 16.25).
- Nunca pendurem harpas, como israelitas em Babilônia. (Sl 137)
- O Guilherme Viana, atualmente
# Hoje muitos querem cantar, mas não para louvar a Deus. E o som não passa do telhado. Querem cantar nas grandes catedrais.
- Cantam para ganhar fama, dinheiro, reconhecimento, ou seja, cantam para louvar a si mesmos. Esse louvor Deus não recebe.
6) “INCLINAR-ME-EI” (Sl 138.2a)
- Davi continua a nos instruir sobre o louvor que agrada a Deus, e no início do vs 2 ele diz: “inclinar-me-ei”.
- Inclinar me fala de dedicação, de devoção, de reverência.
- Fala de submissão a Deus, humilhação perante Deus: “eu sei que sou pequeno, mas tu és grande; sei que sou frágil, mas tu és poderoso”.
- Por isso me inclino para Ele, para o seu santo templo, para a sua Casa. E me inclino perante Ele, mas só perante Ele.
- Não me inclino a homens; ver Mardoqueu.
- Não me inclino a deuses;
- Não me inclino a estátuas; ver Sadraque, Mesaque e Abednego.
7) A QUE LOUVAR? (Sl 138.2b)
- Ainda no versículo 2, aprendo que devo louvar o seu Nome, que é um nome Eterno. Devo louvar a sua benignidade (ou bondade) que não tem fim. Devo louvar a sua Palavra, que é a verdade.
# Cantar o corinho com a letra do Salmo 138.1
CONCLUSÃO
- O Sl 149.1 e o Sl 33.3 ensinam: “Cantai ao Senhor um cântico novo”. Mas é o próprio Senhor quem dá o cântico novo (Sl 40.3 – e pôs um cântico novo na minha boca, um hino ao nosso Deus).
- O Sl 95.1 e o Sl 81.1 nos convidam a cantar ao Senhor!
- Quero nesse momento felicitar ao jovem cantor Guilherme Silva, por ter escolhido esse caminho; aos pais, pelo incentivo; aos pastores, pelo apoio; a gravadora, pela iniciativa.
- Quero pedir a todos os irmãos que adquiram seu CD, divulguem entre os amigos, presenteiem com esse trabalho. Porque isso é bom.
CONVITE
- Louve ao Senhor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário