quinta-feira, 2 de outubro de 2014

#NASENTRANHASDAPALAVRA - GLUTONARIA

#NASENTRANHASDAPALAVRA
Estudo temático e sistemático da Palavra de Deus

Nº 001 – GLUTONARIA

I Co 10.27 – Paulo disse: “Comei de tudo o que se puser diante de vós” – ele não disse “comei tudo o que se puser diante de vós”. Ver também I Co 10.25

Vem do grego “komos”: diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado.  É o ato de comer em demasia, em excesso, ultrapassando o limite da saciedade.
 

Deus nos permite nos alimentarmos tanto de vegetais (“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão por mantimento” – Gn 1.29), quanto de animais (“Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde” – Gn 9.3).

Comer é uma bênção. Ver Ec 2.24; 3.13; 5.18,19; 8.15; Is 1.19

O maior problema é o excesso. Devemos comer somente até saciarmos nossa fome. Ver Pv 25.16 – “Achaste mel? Come o que te basta; para que, porventura, não te fartes dele e o venhas a vomitar”.

No deserto muitos morreram devido à glutonaria. Ver Nm 11.31-34

Não devemos andar em glutonarias. Rm 13.13 – “Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e invejas”.

A advertência do Rei para o seu filho. Pv 23.20 – “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne”.

Outro conselho do Rei é evitar dar mau exemplo de glutonaria diante de autoridades. Pv 23.1,2 – “Se assentares a comer com um governador, atenta bem para o que se te pôs diante; e põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão”.

Jesus também ensina contra a glutonaria. Lc 21.34 – “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”.

Pedro ensina que os convertidos não devem ser glutões. I Pe 4.3 – “Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias”.

A glutonaria é uma obra da carne; e os que a cometem, não herdarão o Reino de Deus. Gl 5.19-21 – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e outras semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já dantes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”.

Enfim, fica o esclarecimento de Paulo a respeito da comida. I Co 10.31 – “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário