domingo, 19 de outubro de 2014

MENSAGEM 14: A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ

A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ

Texto Base: Jo 13.15 – “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.


TESE:
- O tema desta festa é “a essência da vida cristã”; vamos refletir sobre isto, com base no texto escolhido por vocês.
- Qual é a essência da vida cristã?
- Parece uma questão simples, de fácil resposta, mas quero lhes dizer que muitos cristãos ainda não aprenderam:
a) Há pessoas que vêm à Igreja, mas que ainda não aprenderam;
b) Há pessoas que louvam ao Senhor com seus lábios, que ainda não aprenderam.
c) Há pessoas com dons especiais, que ainda não aprenderam;
d) Há cristãos há mais de 30 anos, que ainda não aprenderam
e) Há pregadores, que até pregam sobre isso, mas que ainda não aprenderam;
f) Há pastores de igrejas lindas, que ainda não aprenderam.
- Dessa forma, é oportuno estarmos atentos à breve reflexão sobre este importante tema. Para que ouçamos e aprendamos; para que aprendamos e cumpramos.

DESENVOLVIMENTO:
- O versículo que lemos, em João 13.15, está contextualizado numa das passagens mais belas, emocionantes e intrigantes histórias da Bíblia: o episódio em que Jesus lavou os pés dos seus discípulos.
- Esse acontecimento inesperado foi registrado somente pelo apóstolo João, e nos faz refletir sobre a essência da vida cristã.
- Para entendermos o contexto, precisamos ler os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), que relatam os preparativos para a Última Ceia.
- Jesus e seus discípulos estavam fora da cidade de Jerusalém (Lc 22.10 “quando entrares na cidade”), cidade na qual Pedro e João haviam preparado a Ceia, por ordem do Senhor.
- Ou seja, para chegar ao local da Ceia, Jesus e seus discípulos tiveram que transpor, à pé, a distância de aproximadamente 1.000 metros (ver At 1.12 – “distância do caminho de um sábado”).
- Apesar da curta distância, devido ao solo empoeirado e as sandálias que usavam, provavelmente sujaram os pés; era costume que o servo lavasse os pés dos hóspedes, mas ali não havia servo.
- Dizem os estudiosos que lavar os pés era uma tarefa árdua, deixada para os escravos mais simples.
- Mateus e Lucas nos contam que houve uma contenda (uma discussão) entre os discípulos sobre qual deles seria o maior.
# Estou conjecturando. Talvez essa discussão tenha tido início quando deliberavam qual deles iria realizar o trabalho duro e humilhante de lavar os pés dos outros.
- É nesse contexto que João nos diz que Jesus, levantando-se da Ceia, tirou as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se e passou a lavar os pés dos discípulos.
- E, sem dizer palavras, o mais sábio de todos os seres nos ensina quatro lições a respeito da verdadeira essência da vida cristã:

1) A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ É O SERVIÇO
- Diz o ditado: “quem não vive para servir, não serve para viver”.
- Eu faço uma pequena alteração no ditado e monto outro que diz: “crente que não serve, não serve”.
- Ao tomar a bacia e a toalha, e ao iniciar seu trabalho, Jesus nos ensina que precisamos trabalhar, precisamos servir uns aos outros.
- Jesus nos ensina que não há trabalho, na casa do Senhor, que seja indigno ou de menor relevância. Ministério do Rodo.
- Jesus nos ensina que ninguém é muito grande que não possa realizar uma tarefa singela.
- De acordo com Myer Pearlman, dessa forma Jesus “tira as desculpas de qualquer discípulo que imagina ser importante demais para fazer qualquer serviço”.
- Não foi essa a intenção de Cristo, mas ao ver a discussão dos discípulos sobre qual deles faria aquele trabalho, é como se dissesse: “deixe que eu mesmo faço!”
- Essa mesma questão já havia ocorrido na casa de Simão, em que não haviam lavado os pés de Cristo, e uma prostituta o fez com as suas lágrimas.
- A essência da vida cristã é o serviço. Vocês estão a postos? Vocês estão dispostos?
- Muitos querem pregar nos grandes eventos, nos púlpitos da fama, mas quantos estão dispostos a fazer o trabalho “invisível”, que os homens não aplaudem, como: - A oração pelas madrugadas; A pregação nas praças públicas; - A visita aos presídios e hospitais.
- A lógica secular diz que o maior é aquele que é servido; a lógica de Cristo diz que “o maior de vós seja como o menor, e quem governa, como quem serve” (Lc 22.26).
- Cristo espera isso de nós!

2) A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ É O SACRIFÍCIO
- Jesus estava prestes a realizar o maior de todos os sacrifícios: dar a sua própria vida por amor à humanidade.
- No dia seguinte, àquela mesma hora, ele estaria envolvido num lençol e colocado no túmulo de José de Arimatéia.
- Ao realizar o penoso trabalho, Jesus nos ensina que a vida cristã também é feita de sacrifício.
- Está sendo pregado em nossos púlpitos um Evangelho fácil, de vitória, de prosperidade, de fama. Nossos pregadores são pop stars, nossos cantores são aclamados como astros. Muito glamour!
- Quero lhes dizer, na contramão dessa história, que a essência da vida cristã é sacrifício.
- Uma vida de renúncias, de obediência, de discriminações, de esforços, de batalhas espirituais, mas que leva à vida eterna.
# O Evangelho não é estrada pavimentada que leva a um lugar terrível, mas estrada pedregosa que leva a um lugar maravilhoso.

3) A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ É A HUMILDADE
- Jesus, o Deus Conosco, majestoso em poder, tomou o lugar do mais humilde de todos os servos.
- Ali Jesus ajoelhou-se aos pés daqueles homens.
# Fico pensando a grandeza de Cristo, onisciente, ao lavar os pés daquele que, daí a poucas horas, o entregaria à morte.
- Os homens naturais têm alguns questionamentos: “Quem eu sou?”, “De onde vim?”; “Para onde vou?”.
- Diferentemente Jesus não tinha qualquer dúvida. De acordo com Jo 13.3, Jesus sabia perfeitamente quem era, de onde havia vindo e para onde iria...
# Orlando Boyer diz que homens pequenos que querem se fazer grandes não podem se abaixar; mas homens grandes de verdade não tem problemas em se abaixarem.
- Segundo relato de Cristo, João Batista é o maior de todos os homens nascidos de mulher; e João Batista foi um dos maiores exemplos de humildade da Bíblia.
- Em Provérbios está escrito “que a humildade precede a honra”.
# Conta-se que muitos querem ser grandes porque pensam que, no armário de Deus, os maiores presentes estão nas prateleiras mais altas; mas na verdade, os maiores presentes estão nas prateleiras de baixo, onde só temos acesso de joelhos.

4 – A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ É O AMOR
- João nos conta, ao iniciar essa narrativa, em Jo 13.1, que Jesus “amou-os até o fim”.
- Orlando Boyer, em sua obra “Espada Cortante”, diz que “amou-os até o fim” pode ser interpretado como “amou-os no mais alto grau”.
- O Evangelho está centrado no amor.
- No amor de Deus para com os homens, ao entregar seu Filho Unigênito para que fôssemos salvos por Ele (Jo 3.16); no amor dos crentes por Deus (o 1º mandamento); e – finalmente – no amor dos crentes pela humanidade.
- Questionado sobre qual seria o maior mandamento Jesus disse: “Amarás a Deus sobre todas as coisas, e a teu próximo como a ti mesmo”, e completou dizendo “todas as demais derivam dessas”.
- Jesus deixou apenas um novo mandamento, e este foi “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”
- Paulo ensina que permanecem três coisas: a fé, a esperança e o amor, mas a maior delas é o amor.

CONCLUSÃO
- Jesus nos deu a lição, Ele nos deu o exemplo. E, de acordo com o vv 15, Ele espera que façamos o mesmo.
- Você está disposto a ter uma vida cristã de serviço, sacrifício, humildade e amor?

CONVITE
- Se está, coloque a sua mão no coração, que eu vou orar por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário