domingo, 29 de abril de 2012

MENSAGEM 08: VIDA DE ESCOLHAS


VIDA DE ESCOLHAS

Texto Base: Gn 2.7-9, 15-17

TESE:
- Quando Deus criou o homem, deu-lhe uma ordem: “da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás” (Gn 2.17a);
- Juntamente com essa ordem, Deus estabeleceu uma penalidade, caso a ordem não fosse cumprida pelo homem: “porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17b);
- Analisando esse episódio do princípio dos tempos, observamos uma peculiaridade, um atributo, dos seres humanos: eles foram dotados de livre-arbítrio ou liberdade de escolha.
- Senão vejamos:
a) Não consta que Deus tenha dado essa mesma ordem aos animais “irracionais”; isto porque estes possuem instinto e não possuem, na acepção da palavra, livre-arbítrio;
b) Se Deus deu uma ordem e imediatamente esclareceu que, eventualmente, esta poderia vir a ser transgredida pelo homem, leva-nos a entender que caberia ao homem escolher obedecer ou não obedecer;
c) A penalidade apresentada nos revela que, se somos responsáveis pelas nossas escolhas, também devemos arcar com as suas consequências.

DESENVOLVIMENTO:

1 – O LIVRE ARBÍTRIO
- Livre arbítrio é a capacidade que o homem tem de tomar decisões por conta própria.
- Este é um dos principais atributos do ser humano e um dos seus diferenciais em relação aos outros animais.
- Deus é tão bom que não nos criou com um “chip” – ou um instinto – para obedecer cegamente as suas ordens.
- O ser humano tem o direito de escolher as opções que lhe parecem mais convenientes.
# Até um bebezinho de poucos meses exerce seu direito de escolha quando cospe uma papinha de jiló e bate palmas para um iogurte de morango.

As externalidades
- As externalidades, ou seja, tudo o que existem em derredor – ensinos, diálogos, conselhos dos amigos, propagandas, etc – existem para nos oferecer subsídios para a nossa escolha.
- Neste quesito, é fundamental a educação que recebemos, para sabermos discernir quais são as escolhas boas para as nossas vidas; o que é certo e o que é errado; o que é ético e o que é aético; o que é santo e o que é profano.

A vida é feita de escolhas
- A vida é feita de escolhas.
- Onde estamos hoje é um reflexo das escolhas que fizemos no passado; onde estaremos amanhã será fruto das escolhas que fizermos hoje.
- Escolhas acertadas nos levam ao sucesso; escolhas erradas nos levam ao fracasso.

2 – ESCOLHENDO A BOA PARTE
- Mas nem sempre é simples identificar se a escolha é acertada ou equivocada...
- Devo casar com Maria ou Mirian? Devo casar?
- Devo aceitar aquele emprego? Ou devo ficar no atual?
- Devo comprar aquele vestido de R$ 600 que vi no Shopping?
- Devo fazer um financiamento e comprar um carro zero?
- Devo comer carne ou frango? Ou nenhum deles?
- Geralmente só reconhecemos que uma escolha foi errada depois que é tarde demais para voltar atrás.
# Meu pedido para ser transferido para Volta Redonda
- Não escolher nada também é uma escolha; e geralmente é uma escolha errada.
- Repassar a nossa escolha para que outro a faça também não é uma boa escolha.
- Esperar que Deus faça as nossas escolhas também não é correto, pois Ele já nos delegou essa competência.
# Escolho as opções para meus filhos enquanto são pequenos; depois que eles crescem, eles devem fazer as suas próprias escolhas, mesmo que erradas.
Obs: Culpar os outros por nossas escolhas erradas também é um equívoco, que vem desde o princípio:
- Adão culpou Eva (e de alguma forma a Deus); Eva culpou a serpente. Costumamos procurar culpados para os nossos erros de escolha.

A dica de Cristo
- Estando na casa de Marta e Maria, Jesus nos deu uma boa dica de escolha acertada: “Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10.42).
- Aprendo que estar perto de Cristo, estar aos seus pés, aprender dEle, é uma excelente escolha, e que poderá gerar muitas outras boas escolhas.

3 – ESCOLHENDO JESUS
- Talvez você tenha passado toda a sua vida fazendo escolhas, umas boas, outras não tão boas; talvez você tenha cometido muitos acertos e também muitos erros...
- ... mas talvez nunca tenha escolhido aceitar Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
- Quem sabe você nunca tenha tido essa oportunidade? Quem sabe nunca tenha refletido sobre isso?

Argumentos
- Em Mt 11.28-30, Jesus recomenda que escolhamos vir até Ele, e tomar sobre nós o seu fardo leve e o seu jugo suave...
... mas quem sabe estejamos tão ocupados em carregar nosso fardo pesado e nosso jugo apertado, que não damos ouvidos à Sua voz?
- Em 1 Pe 5.7, o Apóstolo nos recomenda a lançarmos sobre Cristo toda a nossa ansiedade...
... mas quem sabe estejamos tão ansiosos que não consigamos sequer ouvir uma proposta tão excelente. (Ver o caso da Marta, que mesmo após Jesus adverti-la aparentemente não veio para os pés de Cristo).
- Por isso o conclamo a fazer a melhor e mais sublime escolha de todas as escolhas: Jesus!

Questionamentos
- Você pode questionar-me dizendo que, na verdade, não somos nós que escolhemos Jesus, mas é Ele quem nos escolhe...
... você pode até citar Jo 15.16, onde Cristo afirma que “não fostes vós que escolhestes a mim, mas eu escolhi a vós, e vos nomeei...”...
... mas eu afirmo que, se você está ao alcance desta Palavra, é porque Ele já te escolheu; e agora lhe cabe escolher aceitar a escolha de Cristo.

Exemplos
- A Bíblia nos conta a história dos reis de Israel e de Judá, onde diversos escolheram fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e por isso foram derrotados nas batalhas, escravizados, passaram fome e morreram sem glória; e alguns escolheram fazer o que era reto aos olhos do Senhor, e por isso venceram batalhas, ampliaram as tendas, tiveram grandes colheitas e morreram cheios de glória.
- A Bíblia nos conta dos dois malfeitores crucificados junto a Cristo, Dimas e Gestas, onde Dimas escolheu honrar a Cristo e foi para o Paraíso, e Gestas escolheu zombar de Jesus, e sabe-se lá para onde foi.

CONCLUSÃO
- Em Mt 7.13,14, Jesus nos conta de duas portas, uma estreita e outra larga; a estreita leva ao céu, a larga leva ao inferno; e diz que cabe a nós escolhermos a nossa porta.
- Jesus diz que está à porta e bate (Ap 3.20). Cabe a mim e a você abri-la ou deixá-la trancada; cabe a mim e a você recebê-lo em nossa casa ou deixá-lo do lado de fora.

CONVITE
- Deuteronômio 30.15-20 nos fala fortemente de livre arbítrio.
- “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal (vs 15)... escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente (vs 19)”.

Meu amigo hoje tu tens a escolha:
Vida ou morte, qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde,
Hoje Cristo te quer libertar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário