terça-feira, 24 de abril de 2012

MENSAGEM 07: O SENHOR É DIGNO DE LOUVOR

O SENHOR É DIGNO DE LOUVOR

Texto Base: Sl 96.4“Porque grande é o SENHOR e digno de louvor, mais tremendo do que todos os deuses”.

TESE:
- O versículo escolhido para este Congresso diz que “o SENHOR é digno de louvor”.
- Por mais óbvia que possa parecer essa afirmação (o SENHOR é digno de louvor), vamos tentar comprovar nesta mensagem porque Ele é merecedor de receber louvor.

DESENVOLVIMENTO:
1 – A TRINDADE
- Para colaborar com a nossa argumentação, vamos utilizar a Verdade Bíblica da Trindade, que afirma que o SENHOR nosso Deus é trino:
a) Deus Pai;
b) Deus Filho;
c) Deus Espírito Santo
- E vamos argumentar para demonstrar porque o SENHOR, em cada uma das 3 pessoas da trindade, é digno de louvor.

a) O Deus Pai
- O Deus Pai, Jeová, é digno de louvor!
-“No princípio, criou Deus os céus e a terra”(Gn1.1)
– O 1º vers. da Bíblia já expõe um motivo pelo qual devemos louvar ao Senhor.
- Ele é o Criador de todas as coisas! Inclusive você e eu. Nós somos obras das suas mãos.
- Pela Sua Palavra tudo o que foi feito se fez; pelo seu imenso Poder, o Deus Pai colocou ordem em toda a criação.
- Foi Deus que criou os céus, a terra, os mares, os rios, o sol, a lua, as estrelas, as matas, os peixes, os répteis e as aves.
- Só o Deus poderoso poderia realizar tão maravilhosa criação.
- Se observarmos a riqueza de detalhes das coisas que Deus criou, veremos que Ele é muito digno de louvor:(a) as marés e os seus limites; (b) a lagarta e a borboleta; (c) o bater das asas do beija flor; (d) o DNA da mariposa.
- Foi Ele que nos criou como obras-primas da Sua Criação. Tudo Ele fez com a força da sua Palavra, mas ao homem fez com as suas próprias mãos.
- Se observarmos a riqueza de detalhes do corpo humano, também veremos que o Senhor é muito digno de louvor:(a) quilômetros de veias e artérias; (b) músculos, juntas e medulas; (c) o cérebro
- E Deus nos criou com um único objetivo: para a Sua Glória!
# Ilustração: Deus recebia nos céus o perfeito louvor. Quando da rebelião de Lúcifer, 1/3 dos anjos caíram dos céus. Há vagas! Para a vaga destes, Deus criou o homem.
- Ou seja, se fomos feitos para a glória de Deus, quando não glorificamos não fazemos aquilo para o que fomos criados.
- Toda a Bíblia, especialmente o livro dos Salmos, nos incita a louvar e glorificar ao Senhor.
- O Antigo Testamento emprega 3 palavras para conclamar ao povo a louvar a Deus:
(a) barak (que quer dizer “bendizer”);
(b) balal (ou aleluia, que quer dizer “louvai ao Senhor”);
(c) yadah (que quer dizer “dar graças”)
- 15 dos 150 salmos iniciam-se com a expressão “louvai ao Senhor”, que deriva do hebraico “aleluia”.
- Algumas das expressões dos Salmos:(a) Louvarei o Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca (Sl 34.1); (b) Grande é o Senhor e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu monte santo (Sl 48.1); (c) Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras (Sl 66.1); (d) Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; celebrai ao Deus de Jacó (Sl 81.1); (e) Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; (f) Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra (Sl 100.1); (g) Louvai ao Senhor! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor (Sl 113.1); (h) Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração (Sl 138.1ª)

b) O Deus Filho
- O Deus Filho, Jesus Cristo, é digno de louvor!
- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16)
– O texto áureo da Bíblia já explica o motivo pelo qual devemos louvar a Jesus.
- Jesus é a máxima expressão do amor de Deus pela humanidade.
- Ele deixou toda a sua glória e veio ao mundo como homem, para morrer em nosso lugar (Fp 2.5-10)
- Jesus Cristo, o Deus Filho, é o Salvador da humanidade; ele levou sobre si as nossas enfermidades e o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele (Is 53)
- Ele tem o nome q. é sobre todo o nome (Fp 2.11). Ele enfren-tou a cruz por amor a nós, e por isso Ele é digno de louvor.
- Se não fosse Ele:a) Nós jamais teríamos acesso ao Lugar Santíssimo (ele abriu);b) Estaríamos perdidos em nossos próprios pecados (expiou);c) Nós jamais poderíamos chegar aos céus;d) Jamais poderíamos esperar pela Vida Eterna.
# Ilustração do barquinho.
- Jesus pagou na cruz o alto preço das nossas dívidas;
- Ele cravou na cruz a cédula que era contra nós. “Tetelestai”
- Como único e suficiente mediador, Ele nos abriu a porta e nos reconciliou com Deus.
- Ele é a Porta, Ele é o Bom Pastor, Ele é a Fonte das Águas, Ele é a Videira Verdadeira; Ele é o Amigo das Horas Incertas;
- Todas as coisas são dele, mantidas por Ele. Se vivemos, se respiramos, devemos a Ele!
- Por tudo isso, e muito mais, Jesus é digno do louvor!

c) O Deus Espírito Santo
- O Deus Espírito Santo é digno de louvor!
- “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).
- Engana-se quem pensa que essa pessoa da trindade não é digna louvor: Ele tem a mesma essência do Pai e do Filho.
- Quando Jesus se refere a “outro”, essa palavra deriva do termo grego “allon”, que significa “outro da mesma espécie”.
- Jesus está dizendo: o E. Santo tem a mesma essência de Deus.
# A Ilustração da Pomba de Noé
- Quando Jesus se refere a “Consolador”, essa palavra deriva do termo grego “parakletos”, que significa “alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar”.
- É o Deus Espírito Santo que está aqui conosco nesta noite!
- Ele tem a missão de levar a Igreja até o seu amado.
# A Ilustração de Abraão, Isaque, Eliezer e Rebeca.
- O Espírito Santo está aqui conosco nesta noite. Nós não o vemos, mas podemos senti-lo.
- Ele é o azeite; Ele é o fogo; Ele é o vento; Ele é digno de louvor!

2 – TODOS O LOUVAM
- Não por acaso, tudo quanto tem fôlego deve louvar ao Senhor
- (a) o sol, ao levantar-se todos os dias, louva ao Senhor; (b) a chuva que cai sobre a terra seca, louva ao Senhor; (c) as ondas do mar em sua braveza; (d) as estrelas que cintilam no céu; (e) a árvore que cresce e dá frutos; (f) a flor que floresce; (g) a grama verdejante; (h) os rios turbulentos; (i) o vento que sopra; (j) a lua que resplandece; (l) a terra que gira...
- (a) o canto do sabiá louva a Deus; (b) o vôo da águia louva a Deus; (c) o mergulho do peixe; (d) o urro do leão; (e) o salto do tigre; (f) a leveza da borboleta; (g) a minúscula bactéria...
- E nós, seres humanos, feitos à imagem e semelhança de Deus, criados para a sua glória, não podemos deixar de louvá-lo:
- (a) os dedos que dedilham as cordas do instrumento de cordas louvam a Deus; (b) as mãos que ecoam os instrumentos de percussão louvam a Deus; (c) o fôlego que tocam os instrumentos de sopro; (d) as vozes que cantam para o Senhor;
- E os corações agradecidos por terem sido feitos, criados, por existirem, por terem sido salvos, por esperarem o céu, a vida eterna, que têm o Espírito Santo em suas vidas louvam a Deus:
- Com o levantar das mãos
- Com glórias e aleluias;
- Com línguas estranhas;
# Vitorino Silva: “Não peço a ninguém que glorifique a Deus, pois somente um coração agradecido pode dar glória a Deus”.

CONCLUSÃO
- Diz o Salmo 150: Ler

CONVITE
- Por tudo isso que ouvimos e por muito mais, todos os seres humanos devem louvá-lo.
- Devemos louvá-lo especialmente com nossas próprias vidas.
- Você que, entendendo esta mensagem, quer louvá-lo com a sua vida a partir de hoje, venha aqui à frente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário