domingo, 14 de agosto de 2011

ESTUDO BÍBLICO SOBRE OS PAIS

PAI

Hoje é o Dia dos Pais, por isso vamos postar um breve estudo bíblico sobre os pais.
O significado da palavra pai no dicionário de Português é s. m. O que tem um ou diversos filhos; genitor. Chefe de uma linha de descendentes.
Ser pai vai muito além de ser o genitor. Dizia um comercial na TV, que “não basta ser pai, tem que participar”.
Ser pai é conversar com seu filho; é dar atenção; é envolver-se; é amar sob todas as condições; é ser o colo nos momentos de tristeza, o ombro nas horas das lágrimas e o abraço nos momentos das vitórias.
Ser pai é ser amigo sem ser dominador; ser pai é chegar cansado em casa e ainda jogar um futebol na sala; brincar de monstro no quarto escuro; é assistir os desenhos; é importar-se com o filho.
Você sabia que a palavra PAI é encontrada 1592 vezes na Bíblia Sagrada, sendo 1094 vezes no Antigo Testamento e 498 vezes no Novo Testamento.
O livro em que a palavra PAI mais aparece é Gênesis (173 vezes). Em segundo lugar está o Evangelho de João com 134 vezes. Em terceiro lugar o 2º Livro das Crônicas com 103 aparições.
A 1ª vez que a palavra PAI é encontrada na Bíblia é em Gn 2.24 . A última vez que a palavra PAI é encontrada em Ap 14.1.
Em 249 vezes, a palavra pai é grafada com “P”, maiúscula, referindo-se a Deus. Somente 7 vezes no Antigo Testamento. É no Novo Testamento que Deus é mais chamado de Pai, em 242 vezes, a começar por Jesus Cristo.
O prefixo “AB” em hebraico significa pai. Aba quer dizer “pai” em aramaico.
Há muitos dos nomes iniciados com esse prefixo na Bíblia Sagrada: Abraão (Pai das Multidões), Abner (Pai de Luz), Abiatar (Pai de Abundância), Abimeleque (Pai do Rei), Abinadabe (Pai Generoso), Abirão (Pai Nobre), Abisai (Pai de Riqueza), Absalão (Pai de Paz), dentre outros.
A Oração Modelo, o “Pai Nosso”, ensinada por Jesus, inicia com a palavra Pai.
De acordo com o Evangelho de Lucas, a última frase proferida por Jesus na cruz iniciou com o nome Pai – Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito (Lc 23.46)
Adão foi o 1º pai revelado na história bíblica.
Abraão foi pai de Isaque aos 100 anos de idade; e depois disso, ainda teve mais 6 filhos.
Jacó foi o pai de 12 filhos e de muitas filhas.
Interessante: Jesus não teve filhos, mas é o Pai de todos.
Parabéns a todos os pais do mundo.

3 comentários: