domingo, 17 de abril de 2011

MENSAGEM 05 - O AMIGO DE TODAS AS HORAS

MENSAGEM EVANGELÍSTICA

O AMIGO DE TODAS AS HORAS

Texto Base: Mt 28.20b
“e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!”

TESE:
- Estas são as últimas palavras proferidas por Cristo registradas no Evangelho escrito por Mateus.
- Essas palavras trazem uma grande e poderosa promessa de Jesus para todos aqueles que nEle crêem.
- E essa grande promessa pode ser sub-dividida em três:

DESENVOLVIMENTO:

1) A Sua presença conosco
“e eis que eu estou convosco”
- Esta é a primeira parte da promessa: Jesus está sempre conosco!
- Esta é a nossa convicção de que nós não estamos sozinhos.
- Nem mesmo no silêncio de nosso quarto, numa aparente solidão, jamais estamos sozinhos.
- Jesus está conosco! E a sua presença nos enche de paz, de alegria e de coragem.

a) Promessa feita por Deus aos patriarcas
- Esta foi a promessa do Senhor a Moisés, quando este temia retornar ao Egito para libertar o povo hebreu: “Certamente eu serei contigo” (Ex 3.12) – e todo o medo se transformou em coragem; toda a timidez se revestiu de intrepidez.
- Esta também foi a promessa feita por Deus a Josué, quando este assumiu a liderança do povo hebreu rumo à terra prometida: “Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Js 1.5b) – e aquele fiel escudeiro se transformou no líder que Deus precisava.

b) Aonde o SENHOR vai com os crentes

i) No Deserto (simboliza dificuldade) – Interessante é que Deus não nos livra de passar pelo deserto, mas Ele passa conosco.
- A nuvem, a coluna de fogo, o maná, a água da rocha, as codornizes;
- O pedido de Moisés: “Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui” (Ex 33.15). A resposta de Deus: “A minha presença irá contigo, e te fará descansar” (Ex 33.14).

ii) Nas muitas águas (simboliza impedimento) – Deus abriu o Mar Vermelho e o povo atravessou em seco; o mesmo ocorreu com o Rio Jordão.
- Is 43.2a – “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão”.

iii)No fogo – Deus não impediu que Sadraque, Mesaque e Abednego fossem lançados na fornalha ardente, aquecida 7 vezes mais; Mas ele entrou na fornalha e os livrou (Dn 3.21-27)
- Is 43.2b – “Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.

iv)Na guerra, na batalha, na peleja, no combate, nas lutas, Ele está conosco.Ele nunca nos deixa sozinhos.
- Quando Deus está conosco, até mesmo a batalha mais difícil termina em vitória (Gideão, Josafá).
- Sl 27.3 – “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria”.
- Sl 23.4a – “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo”.

v)Na cova dos leões (Dn 6), na prisão – Livrando Pedro (At 12) e Paulo e Silas (At 16)

vi) O SENHOR vai conosco também no palácio, no castelo, na riqueza, na fama, na honra e no poder.

c) O equívoco de Elias
- Elias começou muito bem o seu ministério:
- Sem genealogia, sem história, sem linhagem, sem parentes, sem influência humana, sem riquezas, sem diplomas, mas cheio do Poder de Deus.
- Com intrepidez, Elias inicia o seu ministério falando a Acabe: “Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra” (I Rs 17.1).
- O segredo da coragem e da unção de Elias: a convicção de que Deus estava com ele!
- Mas o profeta Elias se equivocou: fugiu, teve muito medo, se escondeu numa caverna, desejou a própria morte.
- O segredo da queda da unção de Elias: a convicção de que estava só (I Rs 18.22, 19.10, 14).

d) Jesus, o Emanuel, o “Deus Conosco”
- Jesus é a manifestação real da presença de Deus entre os homens.
- Por isso o seu nome é Emanuel, que traduzido é “Deus Conosco”.
- E este mesmo Jesus prometeu que estaria no meio de nós.
- E também afirmou que “sem mim, nada podeis fazer”.

2) Em todos os momentos
“todos os dias”
- Esta é a segunda parte da promessa: Jesus está conosco em todos os momentos.
- Ele jamais nos deixa ou nos desampara.
- Os conhecidos falham...
- Os amigos falham...
- Os parentes falham...
- Os cônjuges falham...
- Os pais falham...
o Mas Jesus não falha jamais!
- Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, Ele está conosco. Ele é o amigo certo das horas incertas.
# Ilustração das Pegadas na Areia
# Ilustração da iniciação dos índios cherokees
- Jesus não nos deixa nos momentos difíceis e infelizes. Muito pelo contrário.
- Não é como certos amigos por aí: enquanto você está bonito, com tudo em cima, cheio de dinheiro, estão contigo; mas ficou feio, sem dinheiro, eles desaparecem.
- Amigos que vão no churrasco, mas não lhe visitam no hospital; que vão à festa, mas faltam ao velório.
- Este foi o trauma de Pedro: Ele disse a Cristo: “Eu estou pronto a ir contigo até a prisão e à morte”; mas quando o torniquete apertou, disse três vezes: “Eu não conheço este homem”.
- Meus irmãos, nós não temos como fugir do Senhor (Sl 139).
- Para 2009 eu só tenho uma certeza: Jesus estará comigo!

3) Para todo o sempre
“até a consumação dos séculos”
- Esta é a terceira parte da promessa: e esta parte aponta para a Vida Eterna.
- “Até a consumação dos séculos” é tempo demais para uma vida terrena. Quando Jesus nos promete que estará conosco até a consumação dos séculos, nos fala da Vida Eterna.
- Em Jo 14.3 Ele já havia falado sobre isso: “para que onde eu estiver, estejais vós também”. Isso é mais uma prova de que Jesus nos ama muito: Ele quer estar para sempre conosco!
- Jesus estará sempre conosco, até mesmo após a nossa morte física, caso ocorra.

CONCLUSÃO:
- Jesus é o nosso amigo de verdade.
- O amigo de todas as horas.
- Mas uma coisa está bem clara nas palavras de Cristo: o Seu compromisso é somente com aqueles que têm compromisso com Ele.
- Se você insistir em desprezá-lo, Ele também te deixará.
- Se você insistir em viver em pecado, Jesus não estará com você:
a)Ele não entra com você num motel, para adulterar;
b)Ele não lhe acompanha num assalto a banco;
c)Ele não lhe acompanha num bar, para se embriagar;
d)Ele não coaduna com você, quando você mente.
- Saiba que, no pecado, você vai estar sozinho!

CONVITE:
- Mas esta noite é noite de reconciliação. Convide a Cristo para estar contigo em 2009 e para o restante da sua vida.
- Assuma o seu compromisso com Jesus nesta noite; e Ele cumprirá estas promessas em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário