quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ARTIGO: "EU NÃO VOU QUEIMAR O ALCORÃO!"


“Respeito é bom, e eu gosto!” – Esse jargão ganhou fama nos anos setenta e oitenta, e ainda hoje o ouvimos aqui e alí. Embora seja um jargão coloquial de origem secular, esse jargão também deve ser valorizado no mundo evangélico.
Acho que ninguém duvida que respeito é realmente algo bom! Respeito às coisas sagradas; respeito aos pais; respeito à Pátria; respeito ao hino e à bandeira nacionais; respeito às autoridades legalmente constituídas; respeito ao cônjuge; respeito aos líderes espirituais; respeito à Palavra de Deus; respeito aos chefes; respeito aos horários; respeito aos costumes e dogmas da igreja; respeito aos mais velhos; respeito aos portadores de deficiência; respeito ao corpo e à mente... e, se respeito é bom, ele deve ser vivenciado sobretudo pelos Cristãos.
Infelizmente, nos últimos anos, não temos visto esse respeito no mundo, e esse momento atinge também muitas das nossas igrejas. Filhos que não respeitam pais; pais que não respeitam filhos; cumprir horários é uma tarefa quase impossível; total desrespeito às leis; irreverência no templo; desrespeito aos chefes e aos líderes espirituais. Se eu fosse um pouquinho mais velho eu viria com essa: “no meu tempo não era assim!”
O que nós, Cristãos, estamos ensinando para as novas gerações? Precisamos ter coragem para enfrentar certos absurdos que vemos nas igrejas hoje em dia, mesmo que os irmãos usem o seu direito de “portabilidade” e se transfiram para a igreja vizinha.
Um exemplo nada elogiável ocorreu nos últimos dias nos Estados Unidos. Um Pastor, um Líder Evangélico, trouxe verdadeiro “frisson” ao mundo ao dizer que queimaria o Alcorão, o Livro Sagrado dos Muçulmanos no dia 11 de setembro.
Meus irmãos, nós precisamos respeitar a fé dos outros, mesmo que não concordemos com ela. Queimar o Livro Sagrado dos Muçulmanos seria falta de respeito, e isso não coaduna com o caráter que Deus reivindica dos Cristãos. Queimar o Alcorão traria ainda mais discórdia a um mundo intolerante. O que você acharia se um Muçulmano queimasse a Bíblia?
Esse episódio nos faz recordar da imagem da santa que foi chutada por um Bispo justamente no dia 12 de outubro. Nós devemos refutar a idolatria? Sim! Mas chutar a imagem da santa também é um desrespeito pela fé dos outros.
Em novembro, se Deus permitir, serei consagrado Pastor, depois de 22 anos de serviço nas Assembleias de Deus. Espero que, nesse Sagrado Ministério, ensine as pessoas a terem mais respeito. E, para dar o exemplo, eu não vou chutar santa. E também não vou queimar o Alcorão.

Cordialmente

C. Valente

Um comentário:

  1. Amei o estudo! Até porque nossos inimigos são espirituais e não carnais.

    QUE JESUS NOS ENSINE A AMAR O PECADOR E NÃO O PECADO.

    Que sejamos menos religiosos e mais amorosos!

    Abraços! Julie Ana

    ResponderExcluir