segunda-feira, 4 de junho de 2018

MENSAGEM 02: EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO


EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO

Texto Base: II Tm 1.12


“Por cuja causa padeço também isso, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia.”

INTRODUÇÃO:
- Embora não tenha convivido pessoalmente com Cristo, o Apóstolo Paulo se tornou num dos maiores Missionários e Mestres da Igreja Primitiva, senão o maior.
- Tanto que 13 dos 27 livros do Novo Testamento são da sua autoria intelectual (embora provavelmente alguns redigidos por outras pessoas). Praticamente a metade.
- Grande parte da doutrina cristã que professamos até hoje foi proposta por Paulo. Ensinos fundamentais detalhados por ele:
a) A universalidade do pecado (Rm 3.9);
b) A justificação pela fé (Rm 3-5);
c) Por um homem veio o pecado e a morte; por um homem veio a graça (Rm 5.12);
d) Carne x Espírito (Rm 7);
e) O arrebatamento da Igreja (I Co 15);
f) Os dons espirituais (I Co 12);
g) A excelência do amor (I Co 13);
h) A instituição da Santa Ceia (I Co 11), etc.
- Além disso, a vida de Paulo é bastante divulgada na Bíblia, sobretudo no livro de Atos, onde vemos a sua procedência, a sua conversão, sua dedicação, suas viagens, seu otimismo, sua coragem e seu sacrifício por Cristo.
- E aqui neste texto escrito por Paulo a Timóteo, seu filho na fé, talvez esteja o segredo da sua conduta.
- E podemos aprender c/ ele.

DESENVOLVIMENTO:
- “Eu sei em quem tenho crido” (II Tm4.12c).
- Essa expressão é forte; Paulo tinha a sua fé muito bem alicerçada em Jesus Cristo.
- Ele não tinha qualquer dúvida de que cria em algo extremamente valioso e precioso, e que nunca se arrependeria disso.
- Ao dizer “eu sei em quem tenho crido”, Paulo expressa que sabe muito bem o que está fazendo e que não está disposto a negociar a fé que escolheu.

1) EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO, E POR SUA CAUSA PADEÇO
- “Por cuja causa padeço também isso” (II Tm 1.12a).
- Quando da conversão de Paulo (ainda chamado de Saulo), disse o Senhor: “este é para mim um vaso escolhido para levar meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” (At 9.15,16).


- É inegável que Paulo foi, de fato, um vaso escolhido. Fez obras que os primeiros Apóstolos não fizeram.
- Mas também é inegável que o Senhor caprichou ao mostrar para Paulo o quanto deveria padecer pelo Seu nome.
- O próprio Paulo relata seus sofrimentos aos Coríntios (II Co 11.23-28). Paulo tinha em seu corpo as marcas de Cristo (Gl 6.17)
- Paulo sabia em quem cria, e por isso cantou no tronco (At 16.25)- Paulo sofreu muitas vezes calado porque sabia em que cria.
- Paulo não pensou jamais em desistir, porque sabia em quem cria.



***** Quando olho para Paulo e comparo com as gerações atuais de crentes, fico envergonhado. Gerações mimadas. Fazemos “beicinho” para tudo; não nos empenhamos como Paulo; não nos esforçamos. Reclamamos de tudo.
- Se realmente soubéssemos em quem cremos seríamos mais fortes. Mais resistentes. Mais resilientes. Mais corajosos.
- Pois justamente aquele em que cremos padeceu as mais terríveis dores e flagelos, calado como uma ovelha (Is 53), por amor a nós.
- Ele mesmo disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16.33).
- Ele ensinou que “quem quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua própria cruz e siga-me” (Mt 16.24).
- E agora não aceitamos nenhuma dor, nenhuma injúria, nenhum desprezo, nenhum sofrimento por Ele?
 
2) EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO, E NÃO ME ENVERGONHO
- “mas não me envergonho” (II Tm 2.12b).
- Saulo de Tarso, também chamado Paulo, era um judeu zeloso, muito culto, aprendera aos pés de Gamaliel. Era também um cidadão romano, podia ter uma vida regalada e confortável.
- Mas depois que ele se encontrou com Jesus no caminho de Damasco, Paulo passou de perseguidor a perseguido.
- Viveu em viagens, em barcos, em dificuldades, em perigos, em tribunais, em prisões. Provavelmente passou fome, sede e frio.
- Várias de suas cartas foram escritas no cárcere.


- Sem parentes, sem esposa. Em certo momento desabafou: “todos me desampararam...” (II Tm 4.16). Demas, Crescente e Tito (v10)
- Conjecturo que muitos daqueles judeus que o conheceram antes da sua conversão a Cristo, achavam-no louco agora. Um fanático.
- Paulo deixou o luxo e o conforto das Sinagogas judaicas para gastar-se na Obra de Deus, no Campo Missionário.
- Mas ele diz: “eu não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido” (II Tm 2.12b,c)
- E o mesmo Paulo disse outra vez: “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu, e também do grego.” (Rm 1.16)

******* Paulo não se envergonhava da sua fé, porque sabia em quem cria.
- Ninguém deve se envergonhar por ser cristão. Ninguém deve se envergonhar de sua Bíblia; da sua Igreja; do seu Deus.
- Se alguém tem vergonha é pq ainda não sabe em quem tem crido.
- Pois Jesus deixou o esplendor de sua glória p/ tornar-se homem.
- E como homem foi obediente, até a morte. E morte de cruz. E foi Paulo quem disse isso em Fp 2.5-11.
- Jesus não reclamou.
- Jesus foi humilhado, escarnecido, zombado, esbofeteado, cuspido, crucificado. Tudo Ele suportou por amor a nós.
- Disse Jesus: “Porque, qquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lc 9.26)
 
3) EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO, E NELE CONFIO
- Finalizando, Paulo revela alguns dos motivos pelos quais está disposto a enfrentar tudo por saber em quem tem crido.
- ... “estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia.” (II Tm 1.12d).

a) Aquele em quem tenho crido é poderoso
- Eu bem sei em quem tenho crido. É no Jesus Poderoso. Ninguém é como Ele. Seu nome é sobre todo o nome (Fp 2.9).
- Jesus disse que lhe foi dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18). - Ele cura as doenças, ele expulsa os demônios, ele ressuscita mortos, ele anda por sobre as águas, ele multiplica os pães e os peixes, ele manda e o mar se acalma.
- Posso até passar por privações, ter problemas, mas estou bem certo de que aquele em que creio é poderoso para me dar vitória.
- Ele é maior que os problemas. Que as privações. Que as lutas. Que a morte.

b) Aquele em quem tenho crido me conhece (para guardar o meu depósito)
- Eu bem sei em quem tenho crido. É no Jesus onisciente.
- Ele me vê. Ele me conhece. Ele sabe muito bem quem sou.
- No encontro: “Saulo, Saulo...” (At 9.4).
- Ele tem contemplado minha luta, a minha dedicação e amor.

c) Aquele em quem tenho crido é justo e fiel (até aquele Dia)
- Eu bem sei em quem tenho crido. É no Jesus justo e fiel.
- Orientou o próprio Paulo: “portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Co 15.58).
- Há um galardão para mim. E o galardão está naquele Dia.
 
CONCLUSÃO:
- Crente que sabe em quem tem crido não dá trabalho para Pastor; não reclama e nem murmura; não olha para os homens, mas para Deus; não desvia dos caminhos do Senhor por nada.
- Ainda que sofra as maiores dificuldades, ainda que seja levado ao matadouro, ainda que seja jogado às feras, ainda que seja queimado vivo.
- O próprio Paulo disse: “Quem nos separará do amor de Cristo?” (ver Rm 8.35-39).
- Crente que sabe em quem tem crido está sempre disposto a trabalhar para o Senhor; está sempre animado.
 
CONVITE:
- Se, assim como Paulo, você também sabe em quem tem crido, glorifique a Ele. Se entendeu agora, venha aqui à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário