domingo, 26 de março de 2017

MENSAGEM 03: POR ENQUANTO SE PODE ACHAR


POR ENQUANTO SE PODE ACHAR
Texto Base: Is 55.6; Mt 8.2-4

INTRODUÇÃO:
I - O tema desta festividade foi muito bem escolhido, porque é um tema que, apesar de profetizado há mais de 2.700 anos, continua atual e importante.
- Sabemos que o amor de Deus não tem limite; o poder de Deus não tem limite; a bondade de Deus não tem limite; a misericórdia (ou benignidade) de Deus não tem limite (dura para sempre – Sl 136); mas para alcançá-LO foi estabelecido um limite.
- E esse limite reconhecemos na leitura deste tema: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto”.

II - Na segunda leitura que realizamos ao introduzir esta mensagem, conhecemos a respeito de um homem que enfrentou o limiar desse limite. Ele, na verdade, estava no seu limite.
- Mas não ultrapassou o limite; a tempo oportuno ele buscou ao Senhor e o achou; ele invocou-o enquanto estava perto.
- Nesta mensagem, ilustrada por esse homem, vamos aprender mais sobre esse importante tema.

DESENVOLVIMENTO
- Analisando o versículo 6 do Cap. 55 do Livro do Profeta Isaías, vemos que este profetizou, falando pelo nosso Deus, que devemos buscá-lo enquanto há tempo e invocá-lo enquanto está perto.
- Há uma palavra que é repetida nesse versículo, uma e somente uma; e essa palavra é “enquanto”.
- “Enquanto” é uma conjunção que indica duração até um determinado limite.
[Ex: Salmo 104.33: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver” – o salmista estabelece o limite do tempo em que cantará ao Senhor.]
- Mas no contexto deste tema, a conjunção “enquanto” tem sentidos um tanto quanto diferentes, quando comparados entre si. E, nessa revelação, quero centralizar esta mensagem:

1) O 1º ENQUANTO – O ENQUANTO DO TEMPO
“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar” (Is 55.6a)
- O 1º “enquanto” é o enquanto do tempo.
- Ele delimita o limite do tempo em que a ação, expressa no verbo que inicia a oração (a frase), no caso “buscar”, surtirá o efeito esperado no segundo verbo da frase, que é “achar”.
- Esse “enquanto” do tempo gera dois sentimentos diferentes em minha alma: um de grande alegria; outro de muita preocupação.
- Alegria porque, quando Deus sugere / recomenda / ordena / manda que o busquemos enquanto se pode achar, entendo que, no tempo presente, hoje, agora, há tempo de achá-lo. Isso me alegra.
- Isso quer dizer que o nosso Grande Deus está agora, neste instante, disponível para aqueles que o buscam.
- Entendo que, se eu dobrar os meus joelhos para orar, irei encontrá-lo.
- Mas infelizmente também entendo, analisando o “enquanto” do tempo, que hoje, no presente momento, Ele está disponível para ser achado; mas haverá dias nos quais Ele não poderá mais ser achado.
- A sua disponibilidade para ser achado tem limite. O dia e a hora desse limite eu não sei.
- Só sei que nesse dia, no dia em que se cumprir o limite do “enquanto” do tempo, todos aqueles que desprezaram a sua disponibilidade, enquanto se podia achar, estarão muito aflitos.
- Não terão mais esperança. Não haverá para eles conforto. Buscá-lo-ão, mas não o acharão.
# Os tempos de Noé.
# Os dias de Sodoma e Gomorra.
- Disse Jesus: “buscai e encontrareis” (Mt 7.7) e “o que busca encontra” (Mt 7.8). Mas também disse: “eu vou para aquele que me enviou; vós me buscareis e não me achareis” (Jo 7.33,34).
- A porta ainda está aberta. Mas ela vai se fechar. A hora ninguém sabe. Pode ser daqui a 100 anos; pode ser daqui a 1 ano; pode ser hoje. Mas ela vai fechar (senão não existiria o “enquanto”).
# O jovem que estudou o ano inteiro, mas chegou no local do concurso atrasado, nas horas que os portões foram fechados.
# O homem que correu na UTI para pedir perdão para a sua mãe, mas ela tinha acabado de falecer.

1-A) O LEPROSO BUSCOU ENQUANTO HAVIA TEMPO
 
 
 
- Reflitamos agora na história do leproso, que lemos ao introduzir esta mensagem: Ele estava consumido pela lepra; doença crônica, progressiva, dolorosa e incurável.
- Certamente ele tinha um grande senso de urgência. O seu “enquanto” do tempo era extremamente curto.
- A Bíblia diz que Jesus desceu do monte no meio de uma grande multidão, mas o leproso não perdeu tempo: buscou o Senhor enquanto havia tempo de achá-lo.
- Se ficasse refletindo, se ficasse em dúvida, se ficasse com medo, poderia ter perdido a sua única oportunidade.
- Se não fosse naquela hora, amanhã poderia ser tarde demais.
- E a Palavra de Deus diz que o leproso veio. Com suas dores, com suas dúvidas, com seus anseios, com seus temores, ele veio e buscou ao Senhor. - E o achou!!! (Jr 29.13)

2) O 2º ENQUANTO – O ENQUANTO DA DISTÂNCIA
“invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6b)
- O 2º “enquanto” é o enquanto da distância.
 - Assim como no 1º enquanto, ao analisar esse texto tenho dois sentimentos diferentes.
- Alegria porque compreendo claramente, ao analisar esta Palavra Profética, que neste momento presente o Senhor está perto.
# Repita comigo: Ele está perto!
- Deus está próximo. Ele não está distante de nós. Ele não está insensível às nossas dores. Ele está nos vendo.
- O Salmo 119.151 diz: “Tu estás perto, ó SENHOR”.
- E Ele nos conclama a aproveitarmos dessa proximidade com Ele.
- Mas ao mesmo tempo em que o “enquanto” da distância me alegra, ele também me deixa bastante preocupado.
- Quando leio “enquanto está perto”, entendo que num momento futuro, que eu não sei quando, ele não estará mais perto.
- E Ele distante de mim é tudo o que eu não quero.
- Moisés disse: “Se o Senhor não for conosco, que não nos faça subir daqui”.
# Os tempos de Adão. Deus estava perto. Mas um dia se distanciou para sempre. Essa foi, certamente, a maior penalidade de Adão.

2-A) O LEPROSO INVOCOU ENQUANTO ESTAVA PERTO
- Retornemos novamente ao leproso. A Bíblia diz que ele veio e aproveitou a proximidade de Cristo para adorá-lo e para invocar: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo” (Mt 8.2b).
- Aquele leproso não sabia se o Senhor Jesus continuaria naquelas cercanias da Galiléia por muito tempo. Tinha que aproveitar agora que Ele estava perto.
- Ele não perdeu tempo olhando para a multidão; também não perdeu tempo olhando para a sua lepra; centrou o foco em Jesus.
- E o seu senso de tempo e de distância o salvou.
- Ele aproveitou a sua oportunidade. Buscou o Senhor enquanto se podia achar e invocou-o enquanto estava perto. E foi curado daquele terrível mal.

CONCLUSÃO
- Há uma expressão semelhante a “enquanto” que é “por enquanto”
- “Por enquanto” quer dizer: neste momento, na presente ocasião, até agora, até hoje, até no momento presente.
- Por enquanto, os dois “enquanto” ainda estão do nosso lado.
- Por enquanto, há tempo de achá-lo; por enquanto Ele está perto.
- Aproveite que Ele pode ser achado agora e o busque. (II Co 6.2)
- Aproveite que Ele está perto agora e o invoque.
- Pois, como vimos, haverá dias (quando eu não sei, mas Deus sabe) que Ele não estará mais disponível (Os 5.6; Pv 1.28).
- Assim como nos dias de Noé (Mt 14.35-44), Ele está às portas (Lc 17.26-37). A Igreja do Senhor está prestes a ser arrebatada. O Espírito Santo irá subir com ela. Quem ficar vai experimentar a Grande Tribulação, dias terríveis de dores (Jr 11.11).
- Os que aqui ficarem vão buscar o Senhor, mas não o encontrarão (Mq 3.4a). Ele não estará mais disponível. Será tarde demais.
- A Igreja subiu e ele ficou; a porta fechou e ele não entrou; o fogo começou a cair do céu e ele não fugiu para as montanhas.
- Nesse dia, o Senhor não poderá mais ser invocado, porque estará na glória, com os seus salvos.

CONVITE
- Hoje é dia aceitável de salvação.
- Hoje Deus pode ser achado; hoje Deus está perto. Por enquanto.
- Faça como o leproso e aproveite o hoje. Amanhã pode ser tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário