domingo, 29 de janeiro de 2017

MENSAGEM 01: A SANTA CEIA DO SENHOR



A SANTA CEIA DO SENHOR

Texto Base: I Coríntios 11.23-30


TESE:
- Três dos quatro Evangelhos narram, de forma semelhante, a Instituição da Santa Ceia, por nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 26.17-30; Mc 14.12-26; Lc 22.7-23).
- Na verdade, o Evangelho de João também relata aquele evento marcante, utilizando cinco capítulos (Jo 13-17), mas sob uma narrativa peculiar.
- Foi num cenáculo mobiliado, emprestado por um homem, que Jesus comeu, com seus discípulos, a sua última Páscoa, na véspera da sua morte.
- Ou seja, a partir daquela Santa Ceia o que se viu foi traição, perseguição, sofrimento e morte.
- Aquele espetacular encontro foi, ao mesmo tempo, a Última Páscoa e a Primeira Santa Ceia.
- Apesar dos Evangelhos descreverem pormenorizadamente as cenas da instituição da 1ª Santa Ceia, é o Apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, que nos traz um belo resumo desse evento e dessa instituição (I Co 11.23-32).
- Com base nos escritos de Paulo, que a maioria das Igrejas leem nas suas Santas Ceias, vamos analisar algumas características dessa instituição fundamental à fé cristã.

DESENVOLVIMENTO:

1 – UM MEMORIAL
“fazei isto em memória de mim” (I Co 11.24b, 25b)
- Jesus repete a mesma advertência, tanto no versículo 24 quanto no versículo 25: “fazei isto em memória de mim”.
- Ou seja, a Santa Ceia é um Memorial (do grego anamnesis), isto é, um evento realizado para lembrar, para não deixar esquecer.
- Para lembrar e não deixar esquecer o que? O próprio texto responde claramente: “de mim”.
- É um cerimonial, uma solenidade, para lembrarmos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o que fez por nós, o que nos proporciona, e o que virá a ocorrer.
- Um memorial que aponta para o passado, para o presente e para o futuro.

A – UM MEMORIAL PARA O PASSADO
“isto é o meu corpo que é partido por vós” (I Co 11.24)
- Esse memorial nos aponta para o passado. Para um dia há quase dois mil anos.
- Esse memorial aponta para o sacrifício vicário de Cristo, o dia em que Ele deu a sua própria vida em resgate de muitos.
- A Santa Ceia é um memorial que aponta para a morte de Jesus, mas, por mais paradoxal que possa parecer, não se trata de um memorial triste.
- Mas um memorial de amor. Onde nos lembramos o grande amor de Deus pela humanidade, ao ponto de dar seu Filho unigênito para morrer por amor de todos nós (Jo 3.16).
- Ao participarmos da Santa Ceia do Senhor, devemos, reverentemente, lembrarmo-nos do sacrifício de Cristo. A dor que sentiu. As blasfêmias, as injúrias que ouviu calado para nos salvar.
- Ao participarmos da Santa Ceia do Senhor, devemos olhar para o passado e vermos a mais linda declaração de amor já feita por alguém.
- Devemos nos lembrar as cusparadas, a condenação, a humilhação, a escolha de Barrabás, o peso da cruz, os cravos, a coroa de espinho, e o escárnio do povo.
- A Santa Ceia foi criada por Cristo para que não esqueçamos que Ele fez tudo isso por nós. E para nos sentirmos valorizados por isso: o seu corpo foi partido por nós.

B – UM MEMORIAL PARA O PRESENTE
“Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue” (I Co 11.25)
- Ao falar “novo testamento no meu sangue”, Jesus nos traz à lembrança que a sua morte na cruz do calvário, reescreve, de uma vez por todas, o relacionamento de Deus com a humanidade.
- Tudo novo se fez. As coisas velhas já se passaram.
- Vivemos sob as égides de um novo testamento, um novo concerto, uma nova aliança. O véu do templo se rasgou, de alto a baixo.
- Um Novo testamento (do grego kaine diatheke) centrado na graça e não na lei; centrado no perdão e não no “olho-por-olho”.
- Um novo testamento selado com seu próprio sangue.
- Um novo concerto mais amplo, que expande o antigo concerto:
            - Não mais só um povo, mas toda a humanidade;
            - Não mais cobrindo o pecado, mas apagando o pecado;
            - Não mais necessário renovar, mas eterno.
- Ao participarmos da Santa Ceia do Senhor, desfrutamos dessa nova aliança. Uma aliança alicerçada no amor de Cristo.
- Por isso, a Santa Ceia faz-nos lembrar que, no presente, somos livres para amar a Deus e nossos irmãos em Cristo.
- A Santa Ceia é um evento de Comunhão (do grego koinonia); por Cristo fomos alcançados.
- E Ele está presente. E Ele é o anfitrião. Desfrutemos da Sua presença nesta noite.

C – UM MEMORIAL PARA O FUTURO
“Anunciais a morte do Senhor, até que venha” (I Co 11.26)
- Além de apontar para o passado (a morte vicária de Jesus Cristo na Cruz do Calvário) e de apontar para o presente (o novo testamento no seu sangue), o Memorial da Santa Ceia também aponta para o futuro.
- Quando nos reunimos para cear, temos em memória que o nosso Senhor vai voltar para nos buscar (Jo 14).
- A Santa Ceia do Senhor é a prévia do gozo que vamos sentir na glória, na presença real do nosso Senhor nas bodas do Cordeiro.
- Ele vem. Ele breve vem. E não devemos nos esquecer disso.
- Ele nunca descumpriu qualquer promessa e essa, a principal, também será cumprida.

2 – UM MEMORIAL PARA SANTOS (I Co 11.27-30)
- Assim como a 1ª Santa Ceia foi um evento fechado para os 12 apóstolos, Paulo deixa bem claro ao falar sobre a instituição da Santa Ceia do Senhor que nem todos estão aptos a participarem desse cerimonial.
- Não se pode comer indignamente (I Co 11.27).
- Quem são esses? Aqueles que não discernem o corpo do Senhor (I Co 11.29). Aqueles que estão em pecado. Aqueles que não perdoam seu irmão. Aqueles que envergonham o Evangelho.
- O que acontecerá a esses? a) serão culpados do corpo e do sangue do Senhor (vv 27); b) Come e bebe para sua própria condenação (vv 29); c) por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem (vv 30).
- Esse memorial é um memorial para santos que estão em comunhão com Cristo e com a Igreja de Cristo.
- Por isso Paulo recomenda expressamente: “examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice (vv 28).
- A Santa Ceia é também um momento para um auto-exame.
# Auto-exame dos seios.
- Atenção: a si mesmo. Ninguém está autorizado a examinar os outros.
- Como está sua vida diante de Deus? Como está sua vida diante dos homens? Como está sua vida diante da sua família?
- Se está em paz, participe com alegria desse Memorial.
- Se algo te condena, peça perdão a Deus agora. E ele te perdoa.

CONCLUSÃO:
- Amados irmãos, a Santa Ceia do Senhor não é um evento qualquer.
- É uma instituição criada por Cristo para memória dele, no passado, no presente e no futuro.
- Façamos isso, reverentemente, agora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário