sábado, 30 de julho de 2016

MENSAGEM 10: OS TRÊS FUNDAMENTOS DA IGREJA



OS TRÊS GRANDES FUNDAMENTOS DA IGREJA

Texto Base: Mt 16.18

INTRODUÇÃO:
- Meus irmãos, estive refletindo sobre a fundação da Igreja do Senhor, quando ocorreu e sob quais bases.
- Primeiramente, analisemos a etimologia da palavra “Igreja”:
- Igreja deriva do grego “ekklésía” e significa, dentre outros, “assembleia dos fiéis”.
- Igreja possui um sentido universal, que se refere às pessoas que professam a mesma fé; e um sentido local, que se refere ao local de congregação dos fiéis.
- Nessa noite reforçaremos o sentido universal da igreja, as pessoas que formam um organismo vivo, cuja cabeça é Jesus; um exército pacífico liderado por Cristo.
- A 1ª vez que o vocábulo “igreja” aparece na Bíblia encontra-se no evangelho de Mt 16.18, que lemos ao introduzir esta mensagem.
- E é justamente com base nessa 1ª aparição, pronunciada por Jesus Cristo, que iremos ministrar esta mensagem, que tem como tema “Os três grandes fundamentos da Igreja”.

DESENVOLVIMENTO

1) UMA IGREJA EDIFICADA EM UMA ROCHA
“sobre esta pedra edificarei...” (Mt 16.18b)
- O 1º grande fundamento da Igreja é que ela é uma igreja edificada numa pedra, numa rocha, numa doutrina estratégica e inabalável.
- Na simbologia bíblica, rocha significa firmeza. Em tempos em que o concreto e o aço ainda não existiam, toda construção era feita com rochas; e toda construção necessitava de uma “pedra angular”, a “pedra fundamental” (jargão usado até hoje, por este motivo).
- E qual é esta pedra, a que Jesus se refere? Qual é a doutrina fundamental da Igreja?
- O leitor menos atento pode entender que a pedra é Pedro, o apóstolo, pois o próprio Jesus diz: “Pois também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18a)
- Mas essa interpretação é enganosa. A pedra não é Pedro.
- A igreja de Jesus jamais poderia estar firmada num alicerce humano, seja ele Pedro, Moisés, Davi, Maomé ou Maria. Isto porque a própria Palavra de Deus ensina que nós, seres humanos, somos pó (Gn 2.7; Jó 10.9). Ora, pó não é pedra!
- Jesus usa apenas um trocadilho com o nome de Pedro (que ele mesmo colocara, pois o nome original de Pedro era Simão) e devido à revelação que Deus o deu (Mt 16.16,17).
- A revelação, esta sim, é a pedra fundamental da Igreja. A força, a raiz, o alicerce e a base da igreja: “tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mt 16.16).
- Não existe outro slogan, outro emblema, outro lema, outro tema, outra divisa, outra epígrafe, que tão bem represente o por quê da igreja e o por quê da sua força.
- A igreja existe; a igreja é forte; a igreja é poderosa; porque é firmada em Cristo, o Filho do Deus Vivo.
- O segredo da igreja de Cristo é que ela é fundada sobre o “Filho do Deus Vivo”. A força da igreja de Cristo é que ela é fundada sobre o “Filho do Deus Vivo”. A diferença da igreja de Cristo é que ela é fundada sobre o “Filho do Deus Vivo”.
- Jesus é a pedra, o único e suficiente alicerce da Igreja. Não precisamos de outro alicerce. E Ele não admite outro alicerce.
- Paulo ensina que “ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Co 3.11).
- O próprio Pedro, pregando perante ao Sinédrio, demove qualquer dúvida em relação ao fundamento da igreja quando diz: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (Ap 4.11).
- E ainda Pedro reforça dizendo em sua 1ª Epístola: “E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” (I Pe 2.4).
- Irmãos, a unção da igreja não está sobre Pedro, não está sobre o pastor, não está sobre o pregador, não está sobre o cantor. A unção da igreja está sobre a pedra, que é Cristo.
- E essa é a força da igreja. Por isso ela resiste aos séculos. Porque é um organismo vivo, nós somos os membros e a cabeça é Cristo.

2) UMA IGREJA COM UM DONO
“... a minha igreja” (Mt 16.18c)
- É simbólico, é emblemático, que a 1ª vez que a palavra igreja é mencionada na Bíblia, o seja pelos lábios do Senhor Jesus.
- Ainda é mais simbólico que a palavra igreja seja precedida da palavra “minha”: “Minha igreja”.
- “Minha” é um pronome possessivo.
- Ou seja, o 2º grande fundamento da Igreja é que ela tem um dono. Um único dono. E esse dono é Jesus.
# O Pr Adalino Inácio Sobrinho preside um campo com quase 1.000 igrejas, muitas delas registradas em nome da Convenção. Mas ele não é o dono da igreja.
# O Pr Ronaldo Batista da Silva administra este templo e uma sede local composta por cinco congregações. Mas ele também não é o dono da igreja.
# A igreja tem um dono e Ele se chama Jesus!!!
- Todo o trabalho é feito para Ele, por causa dEle, dedicado a Ele.
- O cantor canta para Ele; o músico toca para Ele; o pastor administra para Ele; o pregador prega por causa dEle.
- O aplauso, se houver, é para Ele; o louvor, se houver, é para Ele; as lágrimas, se houverem, são para Ele.
- Na verdade, o pastor existe por causa dEle; foi escolhido por Ele; foi ungido por Ele; foi capacitado por Ele; Está à frente da Obra pela misericórdia dEle; está de pé por causa dEle.
- O pregador, o cantor, o mestre, o diácono, todos igualmente somos servidores dele.
- Ele é o dono da vinha, e nós somos os lavradores; Ele é o senhor da casa, e nós somos os mordomos; Ele é o General de batalha, e nós somos os soldados.
- A honra, a glória e o louvor são todos dEle; e as almas arrependidas rendem-se a Ele.
- O cantor, o pastor e o pregador não são dignos de glória (ESTÃO ME ENTENDENDO???), pois são apenas instrumentos dEle.
- O pregador, por mais preparado, mais eloquente e erudito, não convence ninguém, quem convence é o Espírito dEle.
- O pregador não batiza com fogo, mas Ele.
# Aqui está um equívoco que muitas igrejas estão cometendo nestes tempos: estão supervalorizando os instrumentos (o pastor, o pregador, o conjunto, o cantor).
# O stradivarius quebrado
# A escultura assinada
- Meus irmãos, a igreja subsiste nEle, por Ele e para Ele, e ai de nós se julgarmos que de nossa própria sabedoria fazemos algo.

3) UMA IGREJA VITORIOSA
“e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18d)
- Concluindo o versículo, Jesus garante que “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”.
- Ora, aquele que tem todo o poder e que é o dono da igreja antecipa que as portas do inferno se levantarão contra a igreja, mas que essas portas não prevalecerão contra a igreja.
- Daqui vemos o 3º grande fundamento da igreja do Senhor: é uma igreja vencedora!
- Quem pensa que leis anti-bíblicas podem vencer a igreja, é porque não conhece o dono da igreja; quem pensa que algum governo ou partido político pode conter o avanço da igreja, é porque não conhece o dono da igreja.
- Quanto mais Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Vespasiano e outros imperadores romanos investiam contra a igreja, mais a igreja crescia e se fortalecia.
- Quanto mais os nossos patriarcas da igreja primitiva eram lançados na arena, enfrentando os leões, mais a igreja crescia.
- Quanto mais os nossos irmãos eram perseguidos, presos, açoitados, esfolados, crucificados, serrados ao meio, queimados vivos, mais a igreja crescia.
- Pode se levantar o inferno inteiro contra a Igreja do Filho do Deus Vivo que Ele garante a vitória.
- Ele mesmo defende a Igreja! Não precisamos de ferramentas humanas para defender a igreja (como Davi não precisou da armadura de Saul). A igreja não precisa de Deputados, de Legisladores, de Governadores, de autoridades para defendê-la; isso é sabedoria humana e corruptível. Jesus a defende!!

CONCLUSÃO
- A Igreja do Senhor possui três grandes fundamentos: a) é edificada em uma rocha; b) ela tem um dono; c) ela é vitoriosa.
- Mais dia, menos dia, parece que já estou vendo, e a igreja do Senhor será arrebatada.
- Naqueles dias as ovelhas serão separadas dos bodes; o trigo será separado do joio. E a igreja do Filho do Deus Vivo vai subir para encontrar com o seu Dono nos ares.
- A Igreja de Jesus vai viver eternamente e governar juntamente com Ele.
- Cantares 6.10 – “Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras?” – a igreja viva entrando na Nova Jerusalém.

CONVITE
- Você que ainda não faz parte dessa igreja, dessa família, desse exército, aceite agora o Dono e venha caminhar juntamente conosco para o céu.
- Não importa o seu passado, mas somente o seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário