sábado, 19 de setembro de 2015

MENSAGEM 17: UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

ATENÇÃO: MENSAGEM DISPONÍVEL EM ÁUDIO
Gravada em 07/09/2015, no II REVADAC
Agradecimentos ao Dc Adailton Souza, que efetuou a gravação e disponibilizou para nós

https://www.dropbox.com/s/ty2l9jdm1llrheb/UM%20HOMEM%20SEGUNDO%20O%20CORA%C3%87%C3%83O%20DE%20DEUS.3gp?dl=0

ESBOÇO DA MENSAGEM



UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

 Texto Base: I Sm 13.14b

“Já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo”

I – INTRODUÇÃO

a) Davi, um homem segundo o coração de Deus
- Observamos, na Palavra de Deus, que Davi foi apresentado como “um homem segundo o coração de Deus”;
- Nenhum dos outros grandes expoentes da Bíblia Sagrada teve essa mesma deferência por parte do SENHOR: somente Davi;
- Essa deferência levou-me a analisar as características que levaram Davi a ser considerado “um homem segundo o coração de Deus”. Afinal, por que Davi foi considerado dessa forma pelo SENHOR?

b) Davi teve muitas falhas
- Ao analisar a vida desse grande homem, observamos que ele apresentou grandes falhas em sua vida;
- Isso comprova que Davi era um homem de carne e osso, sujeito às mesmas paixões que nós;
- Podemos selecionar pelo menos 3 grandes pecados cometidos por Davi, mas não nos detalharemos a eles; afinal, queremos verificar o que fez de Davi um homem segundo o coração de Deus, e não os seus defeitos:

 i) Davi mentiu ao Sacerdote Aimeleque (I Sm 21), o qual morreu por causa disso.
- I Sm 21.2: “E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: o rei me encomendou um negócio e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual te enviei...”
- Ou seja, disse ao sacerdote que veio em nome de Saul, e por isso foi abrigado e alimentado e armado.
- E, por isso, Aimeleque foi tido como conspirador  (I Sm 22.13, 16) e assassinado a mando do rei Saul, ele e 85 outros sacerdotes de Nobe (I Sm 22.18)

ii) Davi cometeu um adultério
- Davi teve relacionamento íntimo com uma mulher que sabia ser casada com um valoroso soldado; e esta mulher engravidou (II Sm 11.4,5)

iii) Davi cometeu um homicídio com astúcia
- Enviou uma carta, que era uma sentença de morte, pela mão do próprio sentenciado, ordenando o general Joabe que colocasse Urias na frente da maior força de peleja e se retirasse detrás dele (I Sm 11.15).
- E assim Urias morreu (I Sm 11.16,17)


II – DESENVOLVIMENTO
- Mas hoje vamos buscar pelo menos 10 características que fizeram de Davi “um homem segundo o coração de Deus”, para aprendermos com elas e sermos “obreiros segundo o coração de Deus”.

As 10 características dos obreiros segundo o coração de Deus:

1) ELE É ESCOLHIDO POR DEUS
- Davi não foi escolhido pelos homens. Muito pelo contrário, ele foi humilhado pelos homens.
- Quando o Profeta Samuel foi à casa de seu pai Jessé ungir um de seus filhos rei, ele foi esquecido.
- Acabaram-se os jovens? Ah... ainda tem o menor...
- Deus não se engana em sua escolha:
- Eliabe. Era tão belo que enganou até o profeta (I Sm 16.6), mas não enganou a Deus. A este eu tenho rejeitado (I Sm 16.7)
- Abinadabe. Nem a este tem escolhido o SENHOR (I Sm 16.8)
- Samá. Tampouco a este tem escolhido o SENHOR (I Sm 16.9)
- Todos os demais. O SENHOR não tem escolhido a estes (I Sm 16.10)
- Ele quer o menor. Ele pega o menor, o humilhado, o desprezado, e coloca sobre o trono.
- Deus não se engana. Quando ele escolhe, ele sabe. Ele não está disposto a trocar facilmente.
- O obreiro segundo o coração de Deus tem que ser escolhido dEle.
# Quantos aqui tem a convicção que são obreiros escolhidos por Deus, glorifiquem o Seu Nome. Porque é Ele quem escolhe...
- O Obreiro segundo o coração de Deus não é escolhido
a) Pela aparência
b) Pela eloqüência
c) Pela linhagem
d) Pela cultura
e) Pelo dízimo
f) Pelos relacionamentos
- O Obreiro segundo o coração de Deus não é escolhido pelos homens, mas por Deus.
- Quando Davizinho entrou em casa, suado, despenteado, com cheiro de ovelhas, Deus disse ao Profeta: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é (I Sm 16.12)
- Obreiros: Deus te conhece. Ele te escolheu para uma grande obra. Glorifique-o hoje, porque você não era merecedor disso, mas Ele te escolheu!

2) ELE AMA O SEU SENHOR
- A 2ª característica que selecionamos em Davi, e que os obreiros segundo o coração de Deus também precisam possuir é que Davi amava profundamente o seu Senhor.
- Disse o Salmista: “Assim como a corça anseia por águas, como terra seca precisa da chuva, meu coração tem sede de Ti, Rei meu e Deus meu”. (Sl 42.1,2)
- “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Sl 63.1)
# Quantos aqui têm fome e sede de Deus? Glorifiquem a Ele...
- Obreiro segundo o coração de Deus, ama o seu Senhor mais que todas as coisas:
        a) Mais que à família
        b) Mais que à riqueza
        c) Mais que a si mesmo
        d) Mais que à própria vida (“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida”) (Sl 63.3)
- Quem ama, quer falar (você tem orado?)
- Quem ama, quer ouvir (você tem lido as Escrituras?)
- Quem ama, respeita (você tem cumprido os Mandamentos?)
- Quem ama, sacrifica-se (você tem gasto a sua vida na obra do Senhor?)
- O Obreiro segundo o coração de Deus, ama a Deus de todo o coração, não só de boca para fora.
# Se você o ama realmente, fale isso para Ele agora.

3) ELE CONFIA NO SENHOR
- A 3ª característica de Davi, que o tornava um homem segundo o coração de Deus, é que ele confiava completamente no SENHOR.
- Os obreiros segundo o coração de Deus, também são como Davi: confiam completamente em Deus.
- O Sl 46.1,2 diz: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares”.
- Davi comprova que confia totalmente no Senhor quando diz, no Sl 27.1,3: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria” – Aleluia!
- Davi também diz no famoso Salmo 23: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará; ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo”.
- Davi pensava: “Eu + Deus somos a maioria”. Eu sem Deus não sou nada, mas eu com Deus farei prodígios.
- O Obreiro segundo o coração de Deus também pensa assim: sem Deus eu não posso, mas com Deus, posso todas as coisas naquele que me fortalece.

4) ELE TEM PRAZER NA CASA DO SENHOR
- Outra característica muito forte em Davi, é o seu prazer na Casa do SENHOR.
- Davi ansiava por estar na casa de Deus. Ele amava estar na casa de Deus. O lugar mais feliz do mundo, para Davi, era a casa de Deus.
- Disse Davi no Salmo 27.4: “uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que eu possa estar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo”.
- O desejo de Davi era estar na casa de Deus todos os dias da sua vida. Não queria faltar um só culto; não queria ficar nos palácios, sentado no trono, mas queria estar na Casa de Deus. Por isso, ele era um homem segundo o coração de Deus.
- Tem crente que só quer ir à igreja no domingo, mesmo assim só para marcar o ponto, com a cara feia, nem glorifica o Senhor. Deus não quer esse sacrifício. Ele quer homens e mulheres que tenham prazer em estar na sua casa.
- Segunda feira tem culto? Glória a Deus!
- Terça feira tem oração? Aleluia!
- Quarta feira tem culto nos lares? Maravilha!
- Quinta feira tem culto de doutrina? Estarei lá!
- Sexta feira tem culto de ensino? Tô dentro!
- Sábado tem reunião? Conte comigo!
- Domingo tem EBD? Vou chegar mais cedo para orar...
- Davi queria estar na Casa de Deus todos os dias...
- E, na Casa do SENHOR, vou ter reverência (Ec 5.1), vou louvar; vou receber revelações de Deus; vou falar em línguas; vou ter reverência; não vou ficar de conversa paralela; vou estar ligado no meu Senhor;  vou buscar a sua face; Vou glorificar em voz alta, para que todos saibam que eu sou Dele!
# Se você é um desses que amam a Casa de Deus, glorifique-o agora!!!
- Honestamente, obreiros: vocês amam a Casa de Deus! Vocês anelam por estar nela?
- Disse Davi no Salmo 127: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do SENHOR!”
- Só de falar em estar na Casa do SENHOR, Davi já estava alegre.
- Obreiro que não ama a Casa de Deus, não é um obreiro segundo o coração de Deus.

5) ELE AMA AS OVELHAS
- A 5ª característica de Davi como um homem segundo o coração de Deus, é o seu amor às suas ovelhas.
- Davi estava sempre junto às ovelhas. Quando foi chamado para ser ungido, ele estava cuidando das ovelhas do seu pai (I Sm 16.11 – e eis que apascenta as ovelhas).
- Davi amava as ovelhas, ele tinha cheiro de ovelha. (I Sm 16.19 – Envia-me Davi, teu filho, que está com as ovelhas);
- Até mesmo no palácio, com Saul, Davi não se esquecia das ovelhas (I Sm 17.15 – Davi, porém, ia e vinha de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém);
- E quando ia para outra missão, não se esquecia das ovelhas (I Sm 17.20 – Davi, então, se levantou pela madrugada, bem cedo, e deixou as ovelhas a um guarda). Ele nunca se esquecia das suas ovelhas.
- Davi arriscou a sua vida pelas suas ovelhas (I Sm 17.34,35 – Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía após ele, e o feria, e a livrava de sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe a mão da barba, e o feria, e o matava”).
- Obreiro segundo o coração de Deus é como Davi: ele ama as ovelhas; ele cuida das ovelhas; ele tem cheiro de ovelha; ele se arrisca pelas ovelhas.
- Disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10.11)
“Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10.14).
- Obreiro: você conhece as suas ovelhas? E elas lhe conhecem?
- Obreiro: até onde você está disposto a ir pelas suas ovelhas? Você está disposto a buscar uma ovelha perdida no alto da montanha? Você está disposto a lutar com o leão e com o urso para salvar uma ovelhinha? Você está disposto a dar a sua vida pelas ovelhas?
# Se está, glorifique ao Senhor, porque você é um obreiro segundo o coração de Deus.
- Não importa o tamanho do seu rebanho. O que importa é que as suas ovelhas são preciosas.
- Os irmãos de Davi tentaram humilhá-lo, dizendo (I Sm 17.28 – Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto?). Mas se o inimigo tentar lhe humilhar com isso, não se importe, pois Deus está com você, e uma ovelhinha vale mais que o mundo inteiro pesado em outro.

6) ELE PRIORIZA AS RIQUEZAS ETERNAS
- Outra característica de Davi, maravilhosa, que o credenciou como um homem segundo o coração de Deus, é que ele priorizava as riquezas eternas e não as riquezas temporais.
- Quando Davi pecou contra o Senhor, e escreveu o Salmo 51, ele deixou isso bem claro ao dizer: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário” (Sl 51.10-12).
- Ora, Davi não pediu que o Senhor lhe preservasse o reino, o trono, a fama, o prestígio, as riquezas, as mulheres, as concubinas, os filhos, o exército; mas a sua preocupação era de não sair da presença de Deus e não perder o Espírito Santo.
- Um obreiro segundo o coração de Deus, prioriza as coisas que são de cima. Ele não está preocupado se é honrado pelos homens, mas se é honrado por Deus. Ele não está preocupado se tem um alto salário. A sua preocupação é estar na presença do Altíssimo e estar cheio do poder de Deus.
- Jesus nos ensinou a prioridade: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33)
- Nosso Senhor também nos ensinou: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”. (Mt 6.19,20).
- Obreiros segundo o coração de Deus, priorizam as coisas que são eternas.
- Obreiros segundo o coração de Deus são espirituais e não são materiais.
- No evangelho de Lucas capítulo 10, Maria estava aos pés de Jesus, enquanto Marta trabalhava. Daí a pouco Marta reclamou, pedindo que Jesus mandasse Maria ajudá-la. Cristo respondeu: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10.41,42).
- Escolher as coisas eternas é escolher a boa parte, que não nos será tirada.
# Quantos obreiros aqui escolheram a boa parte? Então glorifiquem a Deus, porque essa não lhe será tirada.

7) ELE RESPEITA AS COISAS SAGRADAS
- Outra característica muito importante de Davi é que ele tinha um profundo respeito pelas coisas sagradas.
- Diferentemente de Saul, ele jamais ofertou no templo, pois não era sacerdote.

a) Davi e seu respeito pelo ungido do Senhor
- Mesmo estando Saul totalmente fora da visão, Davi o respeitava como ungido do Senhor.
- Davi sabia que toda a autoridade provém de Deus, e se Saul era o rei era porque o Senhor o tinha concedido.
- Saul esteve nas mãos de Davi duas vezes (I Sm 24.4-6,10; 26.9,11), e em ambas o poupou dizendo: “o SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR”.
- Saul estava tentando matar Davi; estava o perseguindo com um exército; já tinha tentado o encravar na parede com uma lança por duas vezes; mas Davi continuava o respeitando como seu senhor e ungido de Deus; é por essas e outras que Davi é um homem segundo o coração de Deus.
- Por muito menos, Coré, Datã e Abirão se levantaram contra Moisés. E Deus os tragou em vida para o fundo da terra.
- Ame o ungido; preserve o ungido; respeite o ungido. Foi Deus que o ungiu.
- Deus não tolera o pecado de rebelião. Ele o compara à feitiçaria.
- Obreiro segundo o coração de Deus não tem coragem de levantar a mão contra os seus superiores. Não fica fazendo fofoca, levantando discórdias. Ele respeita o ungido do Senhor.

b) Davi e o seu amor pela arca e o seu esforço para levá-la de volta a Jerusalém
- Em II Sm 6, Davi se esforça para trazer a arca do pacto de volta para Jerusalém.
- A arca representava a presença de Deus:
- Ela era feita de madeira de cetim, recoberta por ouro por dentro e por fora
- Ela continha objetos sagrados como as tábuas com os mandamentos, a vara de Arão que florescera e um pote com Maná
- A sua tampa, o propiciatório, era feita de ouro puro, com dois querubins voltados um de frente para o outro.
- Com a arca à frente, Israel atravessou o rio Jordão a seco
- Com a arca à frente, Israel entrou em Jericó quando as muralhas vieram ao chão.
- E agora a arca estava desprezada.
- Davi a trouxe de volta, e a Bíblia diz que, quando a arca entrava em Jerusalém, Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR (II Sm 6.14), ia bailando e saltando diante do SENHOR (II Sm 6.16).
- Assim, os obreiros segundo o coração de Deus devem zelar pelas coisas sagradas: a santa ceia; a escola dominical; a sã doutrina; o ensino da palavra. Não esquecer nunca da presença de Deus.

c) Davi e o seu zelo em sempre consultar o Senhor

d) Davi e o seu anseio em construir uma nova Casa para o Senhor

8) ELE É CORAJOSO
- Davi era um homem corajoso. E também essa virtude o credenciava como homem segundo o coração de Deus.
- Deus não tem prazer nos covardes.
- Tanto que, quando Gideão organizava o seu exército, Deus ordenou que Gideão mandassem todos os covardes embora.
- Enquanto todo o exército de Israel estava com medo de Golias, deixava-o blasfemar do Deus Vivo, Davi prontificou-se a enfrentá-lo. Jovem corajoso!
- Quando Saul pediu 100 prepúcios de filisteus, Davi trouxe logo 200, em sinal de coragem.
- Os obreiros segundo o coração de Deus precisam ser corajosos.
- Coragem para enfrentar as adversidades, o pecado, a fome, a sede, a falta de recursos, a incredulidade.
- Coragem para orar e mandar a doença embora; coragem para orar e expulsar os demônios.
- Homem sem coragem não pode ser obreiro.

9) ELE TEM UNÇÃO
- A penúltima característica de Davi como um homem segundo o coração de Deus, é que Davi tinha unção.
- Davi pegava a sua harpa e ao dedilhá-la, o espírito maligno tinha que sair de Saul. Isso porque Davi tinha unção.
- A unção faz toda a diferença na vida de um homem de Deus.
- O obreiro sem unção é como um vaso vazio; como um sino que tine; como comida sem sal.
- Uma linda mensagem sem unção não produz efeito que uma mensagem simples cheia de unção produz; um hino cantado perfeitamente no tom, mas sem unção, não produz o efeito de um hino desafinado cheio de unção.
- Obreiros segundo o coração de Deus têm unção. Quando ele fala, a igreja se cala; quando ele se levanta, algo ocorre no céu.
# Quantos aqui tem a unção de Deus, glorifiquem o seu nome.
- Unção não se compra na farmácia ou padaria, é Deus quem a dá.
- Quando Davi foi ungido, a palavra de Deus revela que “desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi” (I Sm 16.13).
- Quando Davi pecou, seu maior temor era perder o Espírito Santo, tanto que pediu: “não retires de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51).
- Obreiros segundo o coração de Deus, são homens cheios do Espírito Santo.
- Sua cabeça é ungida, sua mente é ungida, seus olhos são ungidos, seus ouvidos são ungidos, sua boca é ungida, suas mãos são ungidas, seus pés são ungidos, todo o seu corpo é ungido.
- E Deus não está economizando unção: no Salmo 133.2 diz que “é como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes”; em II Rs 4.6, quando Deus aumentou o azeite da viúva, a Palavra de Deus diz que o “azeite parou” quando acabaram os vasos. Ou seja, há mais azeite do que vaso.
- Tem azeite para você hoje aqui, obreiro do Senhor.
- Ec 9.8 diz que “em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.
# Quantos aqui nesta manhã tem azeite, glorifique o nome de Jesus.   

10) O SENHOR É COM ELE
- A 10ª e última característica de Davi, o homem segundo o coração de Deus, e talvez a mais importante, é que o SENHOR era com Davi por onde quer que ele andasse.
- Salmo 23.4: “porque tu estás comigo”;
- Quando apresentava as características de Davi a Saul, um jovem dizia: “Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele” (I Sm 16.18).
- Não se pode ser um homem segundo o coração de Deus, se Deus não estiver contigo.
- Você precisa crer que Deus lhe comissionou, e que Ele está contigo nesta peleja.
- Is 43.2 diz: “Quando passares pelas águas, estarei contigo...
- Deus entra na fornalha para livrar os seus escolhidos.
- Deus abre o mar e o rio para os seus escolhidos atravessarem.
- O Senhor é contigo, varão valoroso. O Senhor está contigo, obreiro do Senhor.
- Jesus prometeu, que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
- Jesus prometeu que onde estivesse 2 ou 3 reunidos em seu nome, que Ele estaria no meio.
# Todos os que estão convictos que Deus está contigo, glorifiquem o seu nome agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário