terça-feira, 28 de abril de 2015

MENSAGEM 08: QUE CULTO É ESSE VOSSO?

QUE CULTO É ESTE VOSSO?

Texto Base: Ex 12.26 – “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este vosso?”

INTRODUÇÃO:
- Que culto é este vosso?
- De acordo com os dicionários, “culto” é uma homenagem prestada ao que é considerado sagrado ou divino. Adoração. Veneração.
- Culto é o que fazemos para agradar a Deus, para adorar a Deus, para magnificar a Deus.
- Na verdade, Deus é grande e inigualável nos seus atributos, e não precisa de nada nem de ninguém. Ele existe por si mesmo.
- Só ele é Santo, Transcendente, Onisciente, Onipresente, Onipotente, Eterno e Imutável.
- Nada o que se faça ao seu favor é suficiente para aumentar a sua Glória, a sua Honra e a sua Majestade.
- Ele é Deus tremendo e inigualável, Criador de todas as coisas, nada ofusca a sua glória.
- Diante de tudo isso, Ele deve ser adorado, cultuado, venerado na beleza da sua Santidade. Não pelo que Ele tem, não pelo que Ele pode, mas pelo que Ele é.

DESENVOLVIMENTO
1) OS ANJOS O ADORAM
- Deus é em extremo exaltado no seu alto e sublime trono.
- Todos os seres celestiais o veneram na divindade do seu poder.
- O seu louvor nos altos céus é ininterrupto: arcanjos, querubins, serafins, todos os seres celestiais o exaltam dioturnamente.
- A Palavra de Deus afirma que “os exércitos dos céus adoram a Deus” (Ne 9.6). Salmos 148.2 corrobora com essa afirmação.
- O Profeta Isaías relata a sua visão da glória de Deus: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo; os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto; com duas cobriam os pés; e com duas voavam; e clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3).
- Visão semelhante teve João, que escreveu: “e os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas, e ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir” (Ap 4.8-11).
- Ancanjos, Querubins, Serafins, louvando a Deus. Apocalipse 5.11 revela que o número deles é milhões de milhões e milhares de milhares.



2) OS HOMENS O ADORAM
- A Bíblia diz que um desses anjos, um Querubim ungido, de nome Lúcifer, pecou. Seu pecado: querer ser maior do que Deus.
- Deus não se deixa escarnecer. Deus não divide a sua glória com ninguém.
- E, na rebelião de Lúcifer, a terça parte dos anjos foi precipitada dos céus.
- Ora, se os anjos o adoram, e um terço caiu, logo, passou a existir vagas para adoradores.
- E foi nesse contexto que Deus criou o homem: para o seu louvor.
- Homens e mulheres passam a invocar o nome de Deus. Passam a adorá-lo, bendizê-lo, glorificá-lo. E Ele recebe esse louvor. Não que precise ou necessite, mas porque Ele é digno de ser exaltado.
- Homens como Moisés, Josué, Jó, Davi, Daniel, dentre outros, foram adoradores.
- Davi adorou ao Senhor quando a arca entrou em Jerusalém; quando venceu as suas batalhas; quando era um pastorzinho; quando era guerreiro; quando era rei. Até quando seu filho morreu ele o adorou.
- Eu nunca vi um homem, por pior que seja a sua situação, adorar a Deus de coração e não ser atendido.
- A Bíblia diz que o Senhor habita no meio dos louvores (Sl 22.3)

3) O ESFRIAMENTO DOS CRENTES
- Hoje contemplamos um grande crescimento do Evangelho no Brasil e no mundo. Há Igrejas evangélicas por todas as partes, para todos os gostos, para todos os perfis.
- Batista, Presbiteriana, Assembleia de Deus, Casa de Oração, Deus é Amor, Casa da Bênção, Universal, Internacional da Graça, Mundial do Poder de Deus, Sara a Nossa Terra, Comunidade das Nações, e uma infinidade de nomes e títulos.
- O número de Evangélicos no Brasil cresce vertiginosamente.
- Mas Jesus nos ensina que no final dos tempos, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriaria.
- Jesus ensina que os “verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4.23a)
- Essa é a forma que devemos adorá-lo:
a) Em espírito – de dentro, da parte eterna, intangível e invisível
b) Em verdade – sem falsidade, sem mentira, sem outras intenções
- Mas, ao completar a leitura do versículo, observo que nem todos o adoram dessa forma: a Palavra diz que “o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.23b).
a) Se Ele procura é porque deseja receber esse tipo de adoração;
b) Se Ele procura é porque não são muitos aqueles que o adoram.

a) Muitos não o adoram mais
- Posso (e devo!) adorar a Deus em todos os lugares: em casa, no trabalho, no metrô, na rua...
- Mas o melhor e mais propício lugar para adorar a Deus é a Casa de Deus, a Igreja do Senhor.
- Na minha pequenez entendo que se a pessoa, por descuido ou timidez, não adora a Deus na Igreja (que foi feita para isso!), não o adora em lugar algum.
- Sou do tempo da Igreja barulhenta: glórias a Deus (alto), aleluias, línguas estranhas, profecias, mãos levantadas, correrias, lágrimas.
- Não precisava de um cantor famoso ou pregador eloquente para nos derramarmos diante de Deus. Não precisava que o pregador ficasse mandando darmos glórias a Deus.
- Irmãos, estamos muito contidos. Frios. Céticos. Exigentes. Esperando demais nos homens.
- Estamos silenciosos demais, homiléticos demais, ricos demais.
- E na contramão, estamos irreverentes demais (Ec 5.1). Conversando demais. Rindo demais. Tirando selfies demais. Curtindo demais. Cutucando demais.
- Glorificando de menos, falando línguas de menos, profetizando de menos. Amando de menos???

b) Muitos trazem pouco e exigem muito
- Estamos formando uma classe de cristãos interesseiros.
- Só vem à Igreja para receber. Só procuram a Cristo quando necessitam.
- Crentes que exigem muito, cobram muito, exigem muito, determinam muito o que Deus tem que fazer, mas que se humilham pouco; que adoram pouco; que agradam pouco.
- Lembram-se da pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lc 7.36-50). Jesus estava na casa do fariseu. O fariseu exigia muito, queria muito, mas na verdade não dava nada. A mulher, pecadora, não exigia nada, não esperava nada, mas adorava muito.
- Queridos, nada que Deus venha a nos dar no futuro é melhor do que aquilo que Ele já nos deu. Se aquilo que Ele já nos deu, não nos faz mais gratos a Ele, nada mais fará.

c) Muitos estão assistindo aos cultos como a um espetáculo
- Existe ainda uma classe de pessoas que vem aos cultos como se fosse a um espetáculo.
- Um espetáculo musical; um espetáculo teatral; ou até mesmo circense.
- São meros expectadores. Não contribuem com nada. Não fazem nada. Não produzem nada.
- Mas exigem espetáculos suntuosos. Poltronas confortáveis. Ar condicionado central. Som de primeira. Cantores e músicos afinados. Granito, iluminação, se possível efeitos visuais...
- E ai se o cantor desafinar! E ai se o pregador não trouxer palavra agradável... fica brabo...
- Não dão um glória a Deus. Não homenageiam a Deus. Estão perdendo o seu tempo.

d) Muitos são apenas cambiadores do templo
- Há também os muitos profissionais, os quais eu comparo aos cambiadores do templo, na época de Jesus.
- Cobram para pregar, cobram para cantar, cobram para orar...
- A ordem de Deus é dar de graça o que de graça recebestes.
- A Igreja, em muitos lugares, virou um mercado, um negócio lucrativo.
- Isso não agrada ao Dono da Igreja.
- Ele vai vir com o chicote. O azorrague. E vai colocar esses cambiadores do templo para correr.

e) Muitos estão adorando a si mesmos
- Há ainda uma classe de crentes que é cada vez mais crescente nos templos: aqueles que adoram a si mesmos.
- Sofrem da “Síndrome de Narciso”. Narciso é um mito, da mitologia grega, que se apaixonou pela sua própria imagem refletida nas águas de um rio.
- A primeira pessoa do singular é o que sobressai: “eu preguei”; “eu cantei”; “eu louvei”; “eu orei”.
- Pregam, não para adorarem a Deus, mas para adorarem seu próprio ego; cantam...; oram....; jejuam....
- Pode Deus receber isto?

CONCLUSÃO
- Diante de tudo isso recomendo que você analise se você está numa dessas classes aqui expostas.
- Se nesta noite, o Senhor se apresentasse pessoalmente diante de você e lhe perguntasse: “Que Culto é este vosso?” – o que você responderia?
- E se Ele lhe perguntasse: “Este é o melhor Culto que você pode me ofertar?” ou ainda, se Ele dissesse: “Esse é o Culto que você acha que eu mereço?” – O que você lhe diria.
 
CONVITE
- Que culto é este vosso?
- Se não tem sido o melhor, o mais digno, peça perdão a Ele e passe, a partir de agora, a adorá-lo como ele MERECE.
- Faça como os magos do oriente que, prostraram-se e adoraram a Jesus, e abrindo os seus tesouros ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra (Mt 2.11).
- Faça como aquela mulher, e traga o seu melhor vaso de alabastro, com o melhor unguento de nardo puro, e derrame sobre Jesus (Mc 14.3).
- Você pode fazer melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário