sábado, 21 de fevereiro de 2015

MENSAGEM 05: O VIVENTE ENTRE OS MORTOS

O VIVENTE ENTRE OS MORTOS

Texto Base: Lc 24.5b: “Por que buscais o vivente entre os mortos?”

TESE:
- Deus, quando criou o homem, não o fez para morrer. A morte não estava no projeto original de Deus.
- Provavelmente por esse motivo lidamos tão mal com a morte.
- A morte, como sabemos, entrou no mundo devido ao pecado de desobediência, cometido por Adão: “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17).
- Quando Adão desobedeceu, a morte entrou em seu corpo. Ele só foi morrer, de fato, muitos anos depois (Gn 5.5), mas foi contaminado pelo “vírus” da morte quando pecou.
- E por Adão entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte; assim também a morte passou a todos os homens (Rm 5.19).
- E assim ocorre, desde o 1º homem. A regra básica é que todos os que nasceram, um dia experimentaram ou experimentarão a morte.
- Nossos Patriarcas, os grandes Reis, os Profetas, os Sacerdotes, os Juízes, os Apóstolos, todos nasceram e um dia morreram.
# Exceções que confirmam a regra, à luz da Bíblia, foram Enoque (Gn 5.24; Hb 11.5) e Elias (2Rs 2.11). Pelo que consta, esses foram os únicos que não enfrentaram a morte.
- Mas esses dois, depois de arrebatados, não foram mais vistos por ninguém (exceto Elias que apareceu transformado na transfiguração de Cristo – Mt 17.3).
- Mas a regra básica é: todos os que nasceram, morreram (ou morrerão). E todos os que morreram, fisicamente desapareceram. Viraram pó.
# Até mesmo as pessoas que foram ressuscitadas, vieram posteriormente a enfrentar a morte de forma definitiva.

DESENVOLVIMENTO:
1) OS GRANDES PILARES DAS RELIGIÕES MORRERAM
- Se analisarmos a “história das religiões”, veremos que os grandes pilares, os grandes homens das religiões, não escaparam dessa realidade e também morreram:
- Moisés, o grande líder do Judaísmo – o hebreu Moisés, nascido no Egito, veio a falecer aos 120 anos no monte Nebo.
- Confúcio, o Pai do Confucionismo – O Mestre Kong, grande pensador chinês, nasceu em 551 aC, mas faleceu em 479 ac, aos 71 anos de idade. A morte o venceu.
- Sidarta Gautama, o Buda, o Pai do Budismo – esse príncipe Nepalês, segundo os historiadores, nasceu em 563 aC e, aos 80 anos, faleceu em 483 aC. A morte o venceu.
- Maomé, o Profeta do Islamismo – nasceu em Meca, na Arábia, em 570 dC, e faleceu em Medina em 632 dC, aos 62 anos.
- Meishu Sama, fundador da Igreja Messiânica – o japonês Mokiti Okada, nasceu em 1882 e faleceu em 1955, aos 73 anos. A morte também o venceu.

2) JESUS, O VIVENTE ENTRE OS MORTOS
- Por conta disso, nada mais natural que os discípulos entendessem que o mesmo ocorreria também com Jesus.
- Por esse motivo, as mulheres (Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, conf. Lc 24.10; e também outros discípulos, como Pedro e João, de acordo com outros evangelhos), retornaram ao seu túmulo no domingo, muito de madrugada, para reverenciá-lo.
- Mas acharam a pedra do sepulcro removida (Lc 24.2). E, perplexas, viram dois anjos com vestes resplandecentes (Lc 24.3), que trouxeram novas de grande espanto.
- Essas novas colocam Jesus Cristo, mais uma vez, em patamar de destaque perante todos os outros seres.
- “Por que buscais o VIVENTE entre os mortos?” (Lc 24.5b)
- O VIVENTE? Jesus morreu. Ele foi crucificado e padeceu grande dor.
- O VIVENTE? Nós mesmos vimos quando o soldado cravou-lhe uma lança no seu lado, saindo sangue e água (Jo 19.34).
- O VIVENTE? Muitos de nós o vimos expirar e ouvimos o seu brado, entregando o espírito (Lc 23.46).
- O VIVENTE? Acompanhamos quando o Senador José, de Arimatéia, o retirou da cruz, envolveu-o num lençol e o pôs neste sepulcro (Lc 23.53,55).
- E agora, onde Ele está?
            - Não está na cruz.
            - Não está no sepulcro.
            - Não está envolvido nos lençóis.
            - Não está preso por uma pedra.
            - Não está ali inerte, paralisado.
- ELE NÃO ESTÁ AQUI, MAS RESSUSCITOU (Lc 24.6).
- Ele está vivo!
 
 
 
- Ele é o único vivente entre todos os mortos. E, conforme ensinou o anjo, não podemos buscar o vivente entre os mortos. Nada nem ninguém se compara a Ele.
# Não o procure entre os mortos. Não o procure nas imagens, pois são mortas. Não o procure nos crucifixos, pois são mortos. Nas tradições, nos homens e em si mesmos, são todos mortos.
- A morte não conseguiu detê-lo. Ninguém o levantou da morte, Ele mesmo o fez.
- Desde o princípio dos tempos, desde o pecado de Adão, todos haviam sido derrotados pela morte.
- A morte, adversária mais cruel de toda a humanidade. Invencível. Intransponível. Apenas duas vezes lograda (com Enoque e com Elias). Mas invicta. Jamais vencida.
- O fato mais espetacular da história. A morte finalmente encontrou um oponente a altura. A derrota da morte. A morte da morte.
# No Egito antigo, os egípcios adoravam o Sol, seu deus Amon-Rá, porque diziam: o Sol é forte. Dizem que o Sol é forte, mas a Nuvem o esconde; dizem que a Nuvem é forte, mas o vento a carrega; dizem que o vento é forte, mas a montanha o retém; dizem que a montanha é forte, mas um rato a fura; dizem que o rato é forte, mas o gato o caça; dizem que o gato é forte, mas o cão o persegue; dizem que o cão é forte, mas o homem o domestica; dizem que o homem é forte, mas a morte o vence; dizem que a morte é forte, mas Jesus venceu a morte. Dizem que Jesus é forte. E Jesus é forte mesmo!

3) O VIVENTE
- Jesus é Deus! (Jo 1.1-3). E como Deus, não morre. Como homem, Ele enfrentou a morte, a dura morte de cruz (Fp 2.8); mas como Deus, Ele venceu a morte. Ele é eterno!
- Em seu túmulo está escrito em letras hebraicas, gregas e romanas: “Ele não está aqui, mas ressuscitou”.
- Depois da sua ressurreição Jesus apresentou-se vivo em diversas ocasiões, durante 40 dias.
- Estêvão, em seu martírio, o viu de pé, ao lado do Pai, vivo (At 7.55,56).
- Ver Ap 1.12-18, com ênfase para o vs 18: “fui morto, mas eis aqui estou vivo para sempre”. Ver também Ap 4.9, 5.14, Rm 6.9.

4) SOMOS VIVENTES COM O VIVENTE
- Jesus, ao vencer a morte, abriu o caminho da vitória sobre a morte para todos aqueles que nele creem. Jo 3.16
- Ver Rm 6.8 – “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos”.
- I Co 15.51-55 – “Eis aqui vos digo um mistério... Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?”

CONCLUSÃO
- Diferentemente de todos os grandes líderes religiosos, o nosso Herói está vivo.
- E se está vivo, podemos falar com Ele. E se está vivo, Ele fala conosco. E se está vivo, Ele nos ouve. E se está vivo, Ele nos ajuda, trabalha e vela por nós.
- Se está vivo, que receba o nosso louvor e a nossa adoração para todo o sempre.
# “Porque Ele vive, posso crer no amanhã; porque Ele vive, temor não há; mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos do meu Jesus, que vivo está”.

CONVITE
- Eu o convido a celebrar a vida juntamente com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário