quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

MENSAGEM 01: QUEM ESTÁ PRONTO?

QUEM ESTÁ PRONTO?

Texto Base: Lc 22.33 – “E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte”.

TESE:
- Simão, filho de Jonas, casado, pescador da cidade de Cafarnaum, foi um dos primeiros seguidores de Cristo. De acordo com Mateus, o primeiro (Mt 10.2). Ver também Mc 3.16 e Lc 6.14.
- De acordo com Mt 4.18-20, Simão e seu irmão André estavam pescando no Mar da Galiléia, quando foram VISTOS por Jesus, e não resistiram ao seu convite para seguí-Lo (a Palavra diz que “deixando LOGO as suas redes, seguiram-no).
- Simão, também chamado Pedro, tornou-se um dos apóstolos mais próximos de Jesus.
- Homem rude, experimentado nos trabalhos, às vezes precipitado, acompanhou o Senhor em diversas jornadas:
- Jesus curou a sua sogra, que jazia de febre (Mt 8.14,15; Mc 1.31; Lc 4.38,39);
- Pedro realizou uma pesca milagrosa, ao obedecer à ordem de Cristo (Lc 5.4-7);
- Pedro também pescou um peixe e achou um estáter em sua boca e com ele pagou os impostos (Mt 17.24-27);
- Pedro chegou a andar por sobre as águas do mar (Mt 14.28-31). Jesus só acalmou o vento depois que subiu no barco;
- Pedro estava com Jesus, quando da sua transfiguração (Mt 17.1-5; Lc 9.28);
- Na ressurreição da filha de Jairo, foi um dos 3 apóstolos a entrarem no quarto (Mc 5.37; Lc 8.51);
- Foi Pedro quem o confessou como Cristo, filho do Deus vivo (Mt 16.16-20; Mc 8.29; Lc 8.20; Jo 6.69);
- Pedro, a princípio, não quis deixar Jesus lavar os seus pés  durante a cerimônia da Ceia (Jo 13.8-10).
 
DESENVOLVIMENTO

1) PEDRO ACHAVA QUE ESTAVA PRONTO
- Por tudo isso, nada mais natural que Pedro achasse que estava pronto para ser preso e até mesmo morto por amor a Cristo.
- Afinal, tinha deixado a sua casa, a sua família, o seu trabalho – enfim, tudo (ver Mt 19.29, Mc 10.30) para seguir a Cristo, e tinha por certo que não iria voltar atrás.
- Afinal, fora um dos primeiros discípulos a ser chamado, quem sabe até mesmo o primeiro.
- Afinal, tinha andado ao lado do Mestre, até mesmo nos instantes mais íntimos, contemplando seus maravilhosos milagres.
- Por tudo isso Pedro achava que estava pronto.
- Estar pronto significa que não precisa aperfeiçoar nada mais; que já está no estado máximo.

## E, atualmente, é natural que muitos se achem prontos.
- Crente há muitos anos, frequentou tantos cultos que nem se lembra mais, viu tantos milagres, subiu no ministério eclesiástico, fala em muitas línguas, profetiza, é honrado na congregação. Leu a Bíblia várias vezes, conhece até o original hebraico.
- Pode pensar: “Se eu não estou pronto, quem estará?”

2) OS DEMAIS DISCÍPULOS ACHAVAM QUE PEDRO ESTAVA PRONTO
- Conjecturando à luz das Escrituras, creio que os demais discípulos presentes também achavam que Pedro estava pronto.
- Talvez pensassem: “Pedro é ‘chegado’ do Mestre, está sempre ao seu lado, foi um dos primeiros a andar com Ele. Cristo o convida para os eventos mais especiais. Pedro viu pessoalmente os maiores milagres de Jesus”...
- “Se Pedro não está pronto, quem estará pronto?” Ou ainda: “Se Pedro não está pronto, o que fazer para estar pronto?”
## E, hoje, na Casa de Deus, muitos podem fazer as suas análises e injunções a respeito de quem está ou não pronto.
- “Aquele ali está pronto, é lógico. Ele é Obreiro. Tem muitos anos de crente. Senta no púlpito. Prega muito. Mais de 30 anos de Igreja. Sabe de cór todos os hinos da Harpa”...

3) JESUS SABIA QUE PEDRO NÃO ESTAVA PRONTO
- Pedro achava que estava pronto; todos os discípulos achavam que Pedro estava pronto...
- ... mas Jesus SABIA que Pedro não estava pronto.
- Observe que em Mt 22.31,32, Jesus adverte a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo, mas eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, cofirma teus irmãos”.

a) Simão, Simão – vejam que Jesus inicia suas palavras chamando-o pelo seu antigo nome; isso significa que Pedro ainda não estava totalmente liberto da sua velha natureza;

b) Satanás vos pediu – Jesus parte para revelações espirituais, demonstrando que Pedro ainda estava muito apegado às coisas visíveis, e era um neófito em se tratando de mundo espiritual. Pedro achando-se pronto, e Jesus revelando que Satanás estava querendo destruí-lo;

c) Mas eu roguei por ti – Pedro, você está se achando pronto, mas se não sou Eu a orar por você, você seria jogado pra lá e pra cá pelo inimigo; ia rodar como no “Crazy Dance”.

d) Para que a sua fé não desfaleça – Sua fé é pouca, Pedro (lembra quando você afundou no Mar da Galiléia?)

e) E tu quando te converteres – Quando aqui está apontando para o futuro. Ou seja: “Pedro, você se acha pronto, mas nem convertido você ainda é”.

- Mas Jesus sabia ainda mais. Sabia que Pedro, além de não estar pronto, iria negá-lo ainda naquela madrugada: “Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces” (Lc 22.34).
- Jesus apresenta, diante de Pedro e diante de todos, uma realidade estarrecedora. Pedro não só não está pronto, como vai negá-lo três vezes num curto espaço de tempo.
- Uma vez representa medo; duas vezes representa fraqueza; três vezes representa total falta de comprometimento com Cristo.



## E o que Pedro fez:
A – Deixou o “velho homem” aparecer, sacando a espada e ferindo o servo do sumo-sacerdote (Jo 18.10). Os 4 evangelhos contam isso, mas só João afirma que o agressor foi Pedro.
B – Pedro seguia-o de longe (Lc 22.54b). Na hora do aperto, passou a distanciar-se de Cristo.
C – Negou Jesus três vezes (Lc 22.57,58,60)
D – Chorou amargamente (Lc 22.61)
E – Aparentemente quis retornar ao seu antigo caminho: “vou pescar” (Jo 21.3)

## Ainda assim Jesus renovou o seu chamado pastoral, por 3 vezes (uma para cada negativa de Pedro): “apascenta as minhas ovelhas”.
- Pedro não estava pronto. Mas mesmo assim Jesus contava com ele. Jesus não trabalha com os prontos, mas com os disponíveis.

4) QUEM ESTÁ PRONTO NÃO PRECISA DIZER
- Diferentemente de Pedro, João Batista estava pronto. Mas ele não disse que estava pronto.
- Pelo contrário, humilhou-se diante de Cristo dizendo: “eu não sou digno de desatar as suas alparcas” e “é necessário que ele cresça e que eu diminua”.
- Essa é uma característica daqueles que realmente estão prontos. Eles querem que o nome de Cristo seja exaltado, e não se preocupam com os seus próprios nomes.
- E Jesus testificou a respeito de João Batista dizendo: “dos nascidos de mulher, ninguém é maior que João Batista”.
# A preparação do Profeta Jonas. Desce: a Jope (1.3), para dentro do navio (1.3), aos lugares do porão (1.5), ao fundo do mar (1.15), às entranhas do peixe (1.17).
# Jeremias e o vaso do Oleiro (Jr 18). O vaso quebrado é refeito.
# A parte oculta da oração de Elias, o tisbita. A parte errada (I Rs 18.36); a parte correta (I Rs 18.37).
# A Faculdade de Moisés no deserto de Midiã (Ex 3). Levou 40 anos para Moisés diminuir e Deus falar com ele.
# A Faculdade de José no Egito. Escravidão e Cárcere para José diminuir e ser empossado Governador (Gn 37-41)
# A lenta diminuição (ou esvaziamento) do apóstolo Paulo. Saulo [aquele que é desejado] para Paulo [pequeno].

1 - Penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos (2Co 11.5);

2 – Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios (2 Tm 1.11)

3 – Fui feito ministro (Ef 3.7)

4 – Eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo (I Co 15.9)

5 – O mínimo de todos os santos (Ef 3.8)

6 – Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal (I Tm 1.15)

7 – Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20).

- Quem está firme, veja não caia. Quem for santo, santifique-se ainda.

CONCLUSÃO

5) FINALMENTE, PEDRO FICOU PRONTO
- Diferente do que ele mesmo pensava, Pedro não estava pronto.
- Mas Pedro resistiu firme na fé. Esperou pacientemente na promessa de Cristo, o Espírito Santo, que desceu sobre os crentes no dia de Pentecostes.
- Agora, Pedro foi revestido de poder.
- E, tomando a palavra, ministrou-a com poder e unção, ganhando quase 3.000 almas para Cristo (At 2.41).
- E em nome de Jesus, curou enfermos, a começar pelo coxo da porta formosa do templo, libertou endemoniados, ressuscitou Tabita (ou Dorcas) (At 9.37-41), foi liberto milagrosamente da prisão (At 12). Até a sua sombra curava os enfermos (At 5.15).
- Agora, sim, Pedro estava pronto. E não precisava dizer. Isso era visível, era notório.
- De acordo com a tradição, aos 75 anos, Pedro mostrou que estava de fato pronto a seguir a Cristo até a morte. Foi crucificado por Nero, e pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer da mesma forma que Cristo.

CONVITE
- Quero aqui convidar aqueles que não estão prontos (para vocês há esperança), para virem até aqui à frente receberem a oração de unção e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário