domingo, 27 de abril de 2014

MENSAGEM 05: A CORAGEM DOS QUE CREEM

A CORAGEM DOS QUE CREEM

Texto Base: Nm 13.25-33

TESE:
- O que é coragem?
- O dicionário on line de Português define esse termo como “senso moral intenso diante dos riscos ou do perigo; em que há ou se demonstra bravura, intrepidez”.
- Essa é a visão humana, natural, material do que representa a coragem.
- Em outra interpretação, coragem pode ser definida como a “confiança para ultrapassar uma circunstância difícil, perseverança para enfrentar algo moralmente árduo”.

DESENVOLVIMENTO:
- Em minha opinião, do ponto de vista espiritual, a coragem é algo diretamente proporcional à fé se tem em Deus; a confiança que se tem em Deus; o tamanho que se crê que tenha Deus.

1) QUANTO MAIS CREIO EM DEUS, MAIS TENHO CORAGEM
- Quanto maior for a minha confiança em Deus, quanto mais eu crer que Deus existe, e que está comigo; que está ao meu favor; que está ao meu lado; que me protege; que peleja por mim, maior será a minha coragem para realizar proezas.
- Proezas como aquelas que vemos na Bíblia Sagrada:
a) Coragem para sair da terra e da parentela, para uma terra desconhecida;
b) Coragem para subir o monte, para colocar o filho sobre um altar e até mesmo para sacrificá-lo;
c) Coragem para atravessar o mar à seco;
d) Coragem para enfrentar o rei Acabe e a rainha Jezabel; coragem para enfrentar sozinho 850 profetas de Baal e Asera;
e) Coragem para, armado de uma funda, enfrentar o gigante filisteu



# Ilustração do menino que não tinha medo de nada quando estava ao lado do seu irmão grandão.

2) A CORAGEM DOS QUE CREEM
- No texto que lemos ao introduzir esta mensagem, identificamos uma série de insights sobre o tema coragem; vamos examiná-los:



a) A coragem (ou a falta dela)... modifica a visão que temos de nós mesmos
- Os 10 espias medrosos afirmaram que, aos seus próprios olhos, eram como gafanhotos (Nm 13.33).
- Trata-se de uma visão distorcida de quem não tem coragem de enfrentar o desafio.
- A pessoa sem coragem se acha inferior, fraca, pequena, insuficiente; e por tudo isso tem muito medo.

b) A coragem (ou a falta dela)... modifica a visão que temos dos nossos adversários
- Os 10 espias viram os moradores de Canaã como gigantes (Nm 13.33).
- Essa percepção os colocou num grau de inferioridade tão grande que se julgaram incapazes de prosseguir adiante.
- Já na visão dos espias corajosos, os moradores de Canaã foram considerados como o “nosso pão”; ou seja, vamos nos alimentar deles.
- Trata-se de uma visão otimista, de que é, sim, possível derrota-los

c) A coragem (ou a falta dela)... modifica nossa perspectiva perante o desafio
- Diante do desafio, os espias medrosos deram imediatamente o seu veredito sobre a perspectiva de triunfo: “não poderemos subir” (Nm 13.31).
- Ou seja: não temos chance.
- E a justificativa para tamanho desânimo é explicado no próprio versículo 31: “é mais forte do que nós”...
- Diante do mesmo desafio, os corajosos disseram: “subamos animosamente” (Nm 13.30); ou seja, uma visão diametralmente inversa à visão dos medrosos.
- E a justificativa para tamanha convicção: “prevaleceremos contra ela” (Nm 13.30)

d) A coragem (ou a falta dela)... modifica nossa reação diante do problema
- Diante de tudo isso, os medrosos expuseram seu plano: “voltemos ao Egito” (Nm 14.4).
- A 1ª proposta dos covardes diante do desafio é desistirem, voltarem atrás, reclamarem da sorte, reclamarem de Deus.
- Já a proposta dos corajosos foi completamente oposta: “o Senhor nos porá nesta terra e no-la dará” (Nm 14.8).
- Enquanto os medrosos querem voltar, os corajosos querem avançar, e estão profundamente confiantes na vitória.

e) A coragem (ou a falta dela)... modifica o destino das nossas vidas
- Em última instância, vemos que a coragem (ou a falta dela) acaba sendo crucial nos destinos da nossa vida.
- No exemplo que lemos, observamos que os espias covardes morreram no deserto. Eles atraíram sobre si essa maldição.
- Já os espias corajosos entraram na terra prometida e prosperaram. Eles atraíram sobre si essa bênção.

3) DEUS NÃO SE AGRADA DE COVARDES
- No episódio de Gideão, os primeiros que Deus mandou Gideão mandar embora foram os covardes e os medrosos.
- O salmista ficou espantado da covardia dos filhos de Efraim, que armados e trazendo arcos, retrocederam no dia da peleja.
- Deus mandou que Josué fosse forte e corajoso.

4) CORAGEM NA VISÃO DE CRISTO
- Na visão cristã, coragem é diferente da coragem do mundo:

Na visão do mundo:                      Na visão de Cristo:
- Pisou no meu pé eu bato             - Eu dou a outra face
- Olho por olho                                - Até 70 vezes 7
- Arranjo amantes                           - Sou fiel até a morte
- Dou jeitinho para me dar bem    - Sou honesto e confiável
- Eu como o manjar do rei             - Eu me abstenho dessas coisas
- Eu me curvo diante da estátua   - Não me curvo, ainda que morra
- Adultero c/ a mulher de Potifar  - Eu fujo, ainda que sem roupa

- A coragem aos olhos de Cristo é enfrentar Satanás em pessoa no campo do adversário (deserto), depois de 40 dias e 40 noites em jejum;
- A coragem aos olhos de Cristo é enfrentar a cruz do Calvário, ser blasfemado e humilhado, sofrer calado, enquanto poderia conclamar 12 legiões de anjos para lhe salvar.
- Coragem aos olhos de Cristo é ter poder para se vingar e não fazê-lo.
- Coragem aos olhos de Cristo é perdoar quando todos querem atirar pedras.
- Coragem aos olhos de Cristo é enfrentar Satanás e seus demônios.

CONCLUSÃO
- Tem muito crente por aí que tem medo de macumba e é supersticioso.
- Indiretamente está dizendo que “talvez seu Deus não seja tão grande assim”.
- Precisamos ser confiantes como Davi, que, sozinho, não tinha medo de um exército inteiro; e que também não temia o vale da sombra da morte; e que não tinha medo de espanto noturno, nem seta que voe de dia.
- Disso vai depender o nosso sucesso ou o nosso fracasso.

CONCLUSÃO
- O maior exemplo, a maior prova, de que se é corajoso, é quando nos entregamos nos braços de Jesus e dizemos: “sou fraco, mas o Senhor é forte”. Faça isso hoje.

# Ilustração do alpinista que morreu a poucos metros do chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário