sexta-feira, 22 de março de 2013

MENSAGEM 05: MINHA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS


MINHA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS


 

Ponto de Contato: Apresentação da música “O teu trabalho é descansar em mim”

 

Texto Base: Sl 127.1

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

 

TESE:

- Nesta noite ao falar de família estamos falando de uma das principais preciosidades que podemos ter na vida.

- De nada adianta ter sucesso profissional, financeiro, ministerial, e fracasso na família.

- Parodiando o Senhor Jesus, “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua FAMÍLIA?”.

- Alguns apresentam Jonas como pregador de sucesso porque pregou uma vez e ganhou uma cidade de quase 120 mil almas para o Senhor; outros apresentam Noé como pregador fracassado porque em 120 anos de pregações só ganhou 7 pessoas; vejo Noé como pregador de sucesso porque ele ganhou a sua família.

- Davi ganhou muitas batalhas, ganhou o Reino, ganhou fama, ganhou dinheiro, mas foi um fracasso na família.

 

- Justamente por ser uma grande preciosidade, muitos vivem preocupados e dedicados para que a sua família não se perca.

- Um programa de Televisão apresentou pesquisa em que 71% das pessoas tinham problemas conjugais e 82% das mulheres se revelaram insatisfeitas com o seu casamento.

- De fato, devemos lutar para que nossa família seja um sucesso.

- Não podemos ser negligentes e preguiçosos.

- Entretanto, por mais preocupados e dedicados que possamos ser, na administração do nosso matrimônio e da nossa família, a MELHOR decisão que devemos tomar (e também a mais importante!) é ENTREGÁ-LA a Deus.

- É colocar a nossa família no altar de Deus como oferta agradável, e tudo mais Ele fará.

# Simbolicamente fazer como Abraão, entregando seu filho Isaque.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

1) ENTREGAR

- A continuidade do Salmo 127 nos diz que “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Sl 127.2)

- Isso quer dizer que podemos trabalhar em prol da nossa família, mas todo o esforço será INÚTIL.

- Dialogar é importante, mas não é suficiente. Educar é importante, mas não é suficiente. Amar é importante, mas não é suficiente.

- Todo o esforço que fizermos será INÚTIL, porque é o Senhor quem faz todo o trabalho.

- Podemos plantar e regar, mas é Deus quem dá o crescimento.

- De todas as atitudes, somente uma é realmente necessária: Entregar nossa família a Deus.

# Apenas uma coisa é necessária e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

- P/ q Deus trabalhe em nossa família precisamos entregá-la a Ele.

- O problema é que estamos tão apegados, tão apaixonados pela nossa família que o ato de entregar não é nada simples.

- Entregar significa teoricamente perder o controle, perder o domínio, e por isso é tão difícil entregar.

- Não são poucos os que dizem: “caprichei tanto, me esforcei tanto, e infelizmente as coisas não deram certo”. O matrimônio acabou. Os filhos desviaram...

- Sabem por que isso aconteceu? Foi porque eles quiseram fazer tudo sozinho, acharam-se suficientes. Foi porque não entregaram a sua família no altar de Deus.

- Repetir Salmos 127.1, salmo de Salomão: Se o Senhor não edificar a casa (Deus é o construtor da família feliz); Se o Senhor não guardar a cidade (Deus é o protetor da família feliz).

 

2) CONFIAR

- O Salmo 37.5 diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais Ele fará”.

- Analogicamente poderíamos dizer: “Entrega a tua família ao SENHOR; confia nele, e o mais Ele fará”.

- Aqui está a segunda fase da entrega, e talvez mais importante que a primeira: CONFIAR.

- Muitas vezes dizemos que entregamos, mas na verdade não entregamos; muitas vezes dizemos que confiamos, mas na verdade não confiamos.

- Dizemos que entregamos, mas continuamos querendo fazer tudo à nossa maneira. Isso é porque não confiamos.

- A ordem é ENTREGAR e CONFIAR.

- Se eu entrego e confio, logo eu descanso. E é exatamente isso que o SENHOR quer que façamos.

- O nosso trabalho é descansar nele. (Lembram da música entoada no início desta mensagem?)

- Isso vale para a nossa vida em Cristo e vale na administração da nossa família.

- A Palavra de Deus recomenda que “lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós”

- Jesus nos ensina a não estarmos cuidadosos quanto à nossa vida, porque Deus cuida de nós (Mt 6.25-33).

- Paulo escrevendo aos filipenses também nos ensina a não estarmos inquietos por coisa alguma, mas a orarmos ao Senhor, que nos dá a paz (Fp 4.6,7).

 

3) E O MAIS ELE FARÁ

- Esta é a terceira fase da entrega, e justamente a única que não depende de nós.

- Se entregamos e confiamos, Deus faz o resto.

- O versículo 2 do Salmo 127 diz, indiretamente, que o SENHOR trabalha enquanto dormimos (ou seja, enquanto descansamos).

- Meu querido, minha querida, você pode vigiar sua esposa ou seu marido durante todo o tempo? Há de haver algum momento em que você não estará perto, e aí você precisa confiar que Deus está trabalhando.

- Você não pode estar perto dos seus filhos o tempo todo. E quem é que pode cuidar dele no colégio, na rua?

- Quem é que pode livrá-lo de acidentes, de enfermidades, e da morte? Só o Senhor!

- Portanto, entregue-o nas mãos de Deus e confia nele. O + Ele faz.

- Se sua esposa está viva, é por causa dele; se seus filhos estão com saúde, é por causa dele; se as tragédias não alcançam seu lar, é por causa dele; se estamos firmes na Igreja, é graças a Ele.

- Todas as coisas lhe obedecem; o principado está sob seus ombros.

# A mulher do fluxo de sangue tentou sua cura de diversas formas, mas só a conseguiu quando entregou a Cristo.

- O problema é que muitas vezes os nossos atos expulsam o Senhor das nossas vidas e das nossas famílias.

# Palavras da filha de Billy Graham, Anne Graham, em entrevista a Jane Clayson, no Early Show: “Por muitos anos nós temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair das nossas vidas”.

“Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus dizendo: ‘Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola’? A resposta dele seria: ‘Querida menina, não me deixam entrar nas escolas’.”

- O mesmo ocorre todos os dias, em relação às famílias.

 

CONCLUSÃO

- Nesta noite, entregue sua vida no altar de Deus. Entregue seu casamento nas mãos de Deus. Seus filhos nas mãos de Deus.

- Entregue e confie. Entregue de verdade... O Senhor tem poder para cuidar deles.

- Seu casamento no Senhor é uma bênção (cordão de 3 dobras)

- Seus filhos são uma bênção. - Sua família é uma bênção!

 

CONVITE

- Agora, ao entrar nesse corredor, traga simbolicamente a sua família e a entregue no altar de Deus.

2 comentários: