sábado, 8 de setembro de 2012

ILUSTRAÇÃO 08: O COLEGA E O AMIGO

Existe uma grandiosa diferença entre o colega e o amigo.

O colega é aquela pessoa com quem nos relacionamos, até mesmo no dia a dia, mas que não conhecemos íntima e profundamente. O amigo é aquela pessoa com quem nos relacionamos, ainda que esporadicamente, mas que conhecemos nos detalhes, distinguindo-o pelo falar, pelo olhar, pelo sorriso e até mesmo pela sua respiração.

O colega é aquele cuja ausência é pouco sentida, o desejo de estar ao lado é contido e raso. O amigo é aquele cuja ausência é lamentada, com saudade e aflição, visto que o desejo de estar próximo é grande e profundo.

Com o colega conversamos diversos assuntos, porém não descortinamos os sentimentos mais nobres de nossa alma, as emoções mais restritas, não dividindo confidências. Com o amigo, diferentemente, os assuntos são irrestritos, especialmente os mais importantes segredos, pois a confiabilidade é tremenda e a reciprocidade existe.

Existem ocasiões em que não podemos contar com o apoio de um colega. Todavia, com o amigo, podemos contar com ele em todos os momentos, qualquer que seja a situação.

Para nos auxiliar, um colega talvez possa enfrentar algum sacrifício, dependendo da situação, mas certamente limitado. Já um amigo faz os maiores sacrifícios por amor.

Não existe amor maior que este: dar a sua própria vida por amor do amigo. Neste ínterim, Jesus demonstrou reputar-nos como seus amigos, porque nos amou profundamente, dando a sua vida por nós.

E nós, tratamos Jesus como amigo ou colega? Conhecemos-no profundamente, até mesmo por um olhar? Desejamos ardentemente estar ao seu lado? Confidenciamos a ele os nossos desejos mais profundos? Contamos realmente com ele? Sacrificamos-nos por ele?

Afinal, tratamos Jesus como amigo ou como colega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário