domingo, 11 de março de 2012

MENSAGEM 04: REENCONTRANDO JESUS NO CAMINHO DE VOLTA


REENCONTRANDO JESUS NO CAMINHO DE VOLTA

Texto Base: Lc 24.13-35

TESE:
- A Igreja não é formada por deuses ou semi-deuses; tampouco é constituída por anjos; e também não é feita de super-homens.
- A Igreja do Senhor é formada por seres humanos.
- E os humanos, mesmo que crentes e transformados, estão sujeitos a enfrentarem frustrações, decepções e desânimos.
- Creio que eram esses os sentimentos daqueles dois discípulos que caminhavam para Emaús.

DESENVOLVIMENTO:
1 – JESUS ESTAVA MORTO
- Precisamos o compreender o contexto daquela viagem.
- Provavelmente aqueles dois homens haviam deixado a sua aldeia em Emaús, para tornarem-se seguidores de Cristo.
- Seguindo a Cristo, eles ouviram e se emocionaram com suas mensagens; seguindo a Cristo, contemplaram seus milagres e maravilhas; seguindo a Cristo, conheceram a Sua Unção.
- Mas, na última sexta-feira, o sonho parece ter terminado. Jesus Cristo estava morto.
- As suas mensagens acabaram; os milagres desapareceram. Acabou-se a unção; a esperança se foi...
# Atualmente, muitos seguidores encontram-se em situação semelhante: sentiram o Poder de Deus, a unção de Cristo em suas vidas; ouviram as suas mensagens e se emocionaram; contemplaram seus milagres. Mas, não mais que de repente, parece que Jesus morreu! Não sentem mais nada. A esperança se foi...

2 – O CAMINHO DE VOLTA
- Privados da presença de Cristo; decepcionados por sua morte; frustrados em sua fé e sem esperança; aqueles dois homens decidiram tomar o caminho de volta para Emaús.
- “Chega! Não há mais esperança, pois o Rei está morto!”
- “Voltemos para Emaús, não há mais o q fazer em Jerusalém”.
- “Vamos voltar para o lugar de onde saímos”.
# Pedro deve ter sentido algo semelhante quando disse: “vou pescar”.
- Ainda era domingo qdo os dois tomaram o caminho de volta.
- Tanto tempo seguindo a Cristo; e, agora, num momento de frustração, resolvem deixar Jerusalém. Não esperaram 3 dias.
# Assim também ocorre em nossos dias. Basta um só silêncio de Cristo; basta uma só decepção em algo menor; e alguns decidem tomar o caminho de volta. Cabisbaixos, deixam Jerusalém (a Igreja), e voltam a Emaús (o mundo), como se nunca tivessem seguido a Cristo.

3 – JESUS OS ALCANÇA NO CAMINHO DE VOLTA
- A caminhada de Jerusalém para Emaús era longa.
- Lc 24.13 afirma que a distância era de 60 estádios. Cada estádio equivale a 400 côvados, ou 180 metros. Ou seja, a distância era de 10,8 quilômetros.
- Nessa longa caminhada conversaram sobre suas expectativas frustradas; e sobre tudo o que ocorrera naqueles dias (24.14).
- Eles estavam repletos de dúvidas, tanto que faziam perguntas um ao outro (Lc 24.15); mas nenhum deles tinha resposta certa.
# Os humanos, quando decepcionados, também ficam cheios de dúvidas; e geralmente buscam respostas nos lugares errados e com as pessoas erradas. E acabam ficando mais confusos.
- A história daqueles dois discípulos terminaria aí. Seriam provavelmente mais dois desviados dos caminhos do Senhor.
- Muito provavelmente ninguém saberia das suas histórias. Chegariam em Emaús e voltariam às vidas que tinham antes de conhecerem a Cristo.
- - - Mas, não mais que de repente, vindo sabe-se lá de onde, chega o RESGATE. Jesus os alcançou no caminho. Jesus os alcançou no caminho de volta.
- Alguns podem achar que Jesus tivesse algo mais importante a fazer que alcançar aqueles dois discípulos no caminho de volta.
- Mas, na lógica de Cristo, alcançar aquelas duas ovelhas desgarradas era a atitude mais importante a se tomar.
# A Parábola das 100 ovelhas. # Parábola da dracma perdida.
# Nesta noite, com esta mensagem, creio que Jesus está alcançando vidas no caminho de volta. Pessoas desanimadas, sem esperança, voltando para o mundo, Jesus lhes alcançou no caminho.

4 – OS DISCÍPULOS NÃO RECONHECEM JESUS
- Jesus os alcançou; passou a andar com eles; a interagir com eles; mas, eles não o reconheceram (24.16).
- Quando estamos transtornados, geralmente perdemos a visão.
# Foi assim com os discípulos no Mar da Galiléia: acharam que Jesus era um fantasma. Foi assim com Maria Madalena no sepulcro: achou que Jesus era o jardineiro.
# Assim também acontece conosco. Jesus está ao nosso lado; conversa conosco; ajuda-nos; livra-nos; protege-nos; mas não o reconhecemos. Procuramos Jesus em diversos lugares, mas não o encontramos bem do nosso lado.

5 – OS DISCÍPULOS EXPÕEM FALHAS NA SUA FÉ
- Como um Psicólogo, Jesus se utiliza de algumas perguntas: “Que palavras são estas?”; “Por que estais tristes?” (24.17); “Quais?” (24. 19).
- E os dois discípulos passam a abrir seus corações, falando... e nesse desabafo, revelaram falhas estruturais na sua fé
a) Jesus foi um profeta poderoso (24.19) – Jesus foi muito mais que isto! O Filho de Deus. O Salvador.
b) Esperávamos que remisse Israel (24.21) – Esperavam um líder político temporal.
c) Algumas mulheres... dizem que ele vive (24.22,23) – Não creram nos testemunhos das irmãs.
# Muitos de nós estamos fracos e abatidos porque temos falhas estruturais em nossa fé. Precisamos buscar mais conhecimento.
# Os 4.6 – O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento.

6 – JESUS CORRIGE FALHAS NA FÉ DOS DISCÍPULOS
- Jesus não reprovou os discípulos por eles não terem aceitado as suas palavras; as palavras das irmãs; mas os reprovou por eles não terem crido nas Escrituras (24.25).
- Palavra de Jesus: “crer tudo” (24.25)
- Jesus passou então a corrigir as falhas na fé dos discípulos, apresentando o Evangelho de forma plena e objetiva.
- “em todas as Escrituras” (24.27)
# São as Sagradas Escrituras que produzem a fé (a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus). Jesus valoriza muito a Palavra de Deus.
# Se você está frustrado, desanimado, querendo voltar para Emaús, apegue-se à Palavra de Deus, e tudo vai melhorar.

7 – APLICANDO O TESTE
- Chegando a Emaús, Jesus aplicou o grande teste para aqueles dois discípulos: “ele fez como quem ia para mais longe” (Lc 24.28). Jesus, na verdade, não iria para outro lugar; pois já estava onde pretendia.
- Se os discípulos o liberassem, não teriam reencontrado o sentido da fé.
- Mas, ao contrário, eles disseram: “Fica conosco” (24.29).
- Eles passaram no teste! A fé renascia em seus corações.

CONCLUSÃO
8 – JESUS ESTÁ VIVO
- Entrando em casa, o grande momento. Ao cearem, Jesus “tomou o pão, o abençoou e lho deu” (24.30). Essa tarefa caberia ao anfitrião.
- “Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram” (24.31).
# Muitos que, atualmente, estão no caminho de volta, precisam “abrir os olhos” e voltarem a reconhecer Jesus.
- Jesus não estava morto, mas estava vivo; não estava longe, mas estava perto.
- O coração de pedra, magoado, frustrado, desesperançoso, voltou a “arder” pela presença de Jesus e da sua palavra (32).
- Aqueles homens foram abençoados por Cristo enquanto o abandonavam. Jesus não abriu mão deles. E eles o reencontraram no caminho de volta.

CONVITE
- Quando aqueles homens souberam que Jesus estava vivo, decidiram retornar imediatamente para Jerusalém (24.33).
- Jerusalém simboliza aqui a Igreja, o lugar da bênção. Jesus mandou que os discípulos ficassem em Jerusalém (24.49); e foi em Jerusalém que os discípulos receberam o batismo com ES.
- Provavelmente Cleopas e seu companheiro, resgatados por Cristo no caminho de volta, estavam entre eles.
# Agora falo com você, que por algum motivo está tomando o caminho de volta a Emaús. Se Jesus o alcançou nesta noite, retorne imediatamente para Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário