sábado, 1 de janeiro de 2011

ARTIGO 01: ELIAS E ELIZEU ESTÃO PRESOS

Elias e Elizeu estão presos

Elias e Elizeu foram dois dos mais importantes homens de Deus registrados no Antigo Testamento. Íntegros e corajosos, foram Profetas, e transmitiram a Palavra de Deus de forma destemida em anos de grandes dificuldades para o povo hebreu.

Elias disse que só ia chover segundo a sua palavra, e assim ocorreu (e provavelmente daí surgiu o jargão “manda-chuva”); sozinho, enfrentou 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera, e os venceu com uma simples oração composta de 41 palavras em hebraico; ele teve tanta intimidade com Deus que sequer provou a morte, sendo arrebatado num redemoinho.

Elizeu (ou Eliseu) foi o substituto de Elias; pediu e recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias; foi Elizeu que operou, pelo Poder de Deus, o primeiro milagre de ressuscitação de um morto na Bíblia; foi também ele quem curou da lepra, pelo Poder de Deus, um famoso general sírio; o Poder de Deus em sua vida era tamanho que um defunto, jogado em seu túmulo, retomou a vida ao tocar em seus ossos.

Não é de se espantar que nas décadas de setenta a noventa, com o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, especialmente as pentecostais, muitos filhos de crentes recebessem os nomes de Elias ou Elizeu; esperavam seus pais que, pela força de seus nomes, viessem a ser grandes homens de Deus depois de mais velhos.

Assim ocorreu com Elias Pereira da Silva, o “Elias Maluco”, e com Elizeu Felício de Souza, o “Zeu”. Apesar de seus poderosos nomes, e provavelmente pais evangélicos, enveredaram-se, cada um ao seu tempo, pelo mundo das drogas e do crime organizado. Acabaram se encontrando na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, onde Elias, mais velho e experiente, apadrinhou Elizeu, até que ambos participaram do assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002.

Elias foi preso em 2002, e da cadeia não saiu até hoje; Elizeu também foi preso, mas esteve fugitivo até ser novamente preso no fim de 2010. Elias e Elizeu estão presos...

Elias e Elizeu estão presos. Isso é um grande alerta para os pais e mães evangélicos. Estatísticas comprovam que boa parte dos presidiários são filhos de crentes, ou crentes desviados dos caminhos do Senhor. Milhares de filhos de “irmãos de fogo”, líderes fervorosos, estão hoje atrás das grades.

Elias e Elizeu estão presos. Devemos escolher bons nomes para os nossos filhos, e os nomes dos nossos patriarcas, profetas, reis e apóstolos, que tiveram comunhão com Deus são uma excelente escolha. Elias e Elizeu são excelentes nomes. Elias significa literalmente “Jeová é meu Deus” e Elizeu quer dizer “Deus é sua salvação”. Mas somente bons nomes não bastam. Precisamos criar nossos filhos no caminho do Senhor. Ensinar o caminho em que devem andar. Precisamos orar mais com eles. Precisamos ir mais à Escola Dominical. Precisamos levar a fé mais a sério. Temos que reclamar menos dos sermões e do alongamento dos cultos. Precisamos acompanhar de perto os nossos filhos, suas amizades, suas ações. E, sobretudo, precisamos dar-lhes exemplo de fiéis.

Elias e Elizeu estão presos. Que essa triste realidade nos leve a interceder mais pelos nossos filhos, pois “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”.

Elias e Elizeu estão presos. Permita o Senhor Jesus que os nossos filhos jamais sigam o mesmo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário