sábado, 24 de julho de 2010

MENSAGEM 009: OS NOMES DE DEUS



Mensagens do Reino
009

Assembleia de Deus de Águas Claras
GEnTe – Grupo de Ensino Teológico
Ev. Carlos Valente

ESTUDO BÍBLICO

OS NOMES DE DEUS

Texto Base:
Salmo 91.1,2: “Aquele que habita no esconderijo do ALTÍSSIMO, à sombra do ONIPOTENTE descansará; Direi do SENHOR: Tu és o meu DEUS...”

No pequeno texto lido, vemos que o salmista se refere à Deus com quatro diferentes nomes:
1) Altíssimo
2) Onipotente
3) SENHOR
4) Deus

Afinal, quantos são os nomes de Deus referidos na Bíblia.

Neste estudo, veremos os principais, de acordo com a Teologia Sistemática:

Elohim (heb)
Significa, textualmente em português, a palavra DEUS (Gn 1.1)
Elohim é o Deus Criador.
Traduz Deus e o vocábulo está no plural. Refere se ao Senhor como CRIADOR E ADMINISTRADOR DO UNIVERSO.
ELOHIM significa o que põe o poder para fora. Gn 1:1, 2, 3
Esta palavra é empregada sempre que sejam descritos ou estejam implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus.
Este nome aparece 2701 vezes na bíblia, principalmente em Deuteronômio e Salmos.

Eloah
É um vocábulo singular de ELOHIM. Fala e define a Divindade de Deus como o único que possui um Ser essencialmente divino. (Sl 18.31, Jó 3:4)

Elah
É o mesmo que ELOAH, que vem do hebraico. Aparece 75 vezes na bíblia. É um termo Caldeu.

Jeová (Yavé)
Traduzido por SENHOR na versão de Almeida.
Este é o nome de Deus (Gn 28.21; Dt 26.17; Rt 1.16; I Rs 18.39; II Rs 5.17; Sl 16.2; 31.14; 63.1; 73.25; 118.28; 140.6)
Elohim, o Deus Criador, não permanece alheio às suas criaturas.
Observando a necessidade dos homens, desce para ajudá-los e salvá-los.
Ao assumir esta relação, Ele revela-se a si mesmo como Jeová, o Deus da Aliança.

O nome Jeová tem sua origem no verbo SER e inclui os três tempos desse verbo: passado, presente e futuro.
O nome significa, dessa forma: Ele que era, que é, e o que há de ser.
Em outras palavras, o Eterno.

O tetragrama YHVH
O Tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH (mais usado), (יהוה, na grafia original, o hebraico), refere-se ao nome do Deus de Israel em forma escrita já transliterada e, pois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais.
A forma da expressão ao declarar o nome de Deus YHVH ou JHVH (na forma latinizada) deixou de ser utilizada a milhares de anos, pois na pronuncia correta do hebraico original (que é declarada como uma língua quase que completamente extinta).

As pessoas perderam ao longo das décadas a capacidade de se pronunciar de forma satisfatoria e correta, pois a língua precisaria se curvar (dobrar) de uma forma em que especialistas no assunto descreveriam hoje em dia como impossível.
Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.

O tetragrama aparece 6.828 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome" — no texto hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratar-se de nome muito conhecido e que dispensava a presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogais intercalares).
Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , mas alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH, já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correcta, sendo esta última, a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas.
Algumas variantes do nome Jeová:

Jeová-Rafa
“O Senhor que cura” (Ex 15.26)
Aos que jazem em leitos de doenças Deus se manifesta como Jeová-Rafa, o Senhor que cura.

Jeová-Nissi
“O Senhor, nossa bandeira” (Ex 17.8-15)
Aos oprimidos pelo inimigo Deus se manifesta como Jeová-Nissi, o Senhor nossa bandeira.

Jeová-Shalom
“O Senhor, nossa paz” (Jz 6.24)
Aos carregados de cuidados ele se apresenta como Jeová-Shalom, o Senhor nossa paz.

Jeová-Ra’ha
“O Senhor, meu pastor” (Sl 23.1)
Aos peregrinos na terra ele se apresenta como Jeová-Ra-ha, o Senhor meu pastor.

Jeová-Tsidkenu
“O Senhor, nossa Justiça” (Jr 23.6; 33.16)
Àqueles que se sentem sob condenação e com necessidade de justificação, ele se manifesta como Jeová-Tsidkenu, o Senhor nossa justiça.

Jeová-Jireh
“O Senhor que provê” (Gn 22.14)
Àqueles que se sentem desamparados Deus se manifesta como Jeová-Jireh, o Senhor que provê.

Jeová-Shammah
“O Senhor está ali” (Ez 48.35)
Quando o Reino de Deus se houver concretizado na terra, Ele se manifestará como Jeová-Shammah, o Senhor que está ali.

Jeová-Hosseu
“O Senhor que nos criou”

Jeová-Heloeka
“O Senhor teu Deus” (Dt 16.16)

Jeová-El
“O Senhor que é Deus de verdade” (Sl 31.5)

El
Esse nome também pode ser traduzido textualmente por DEUS.
Este nome designa Deus como o FORTE . O PRIMEIRO , O PODEROSO , A Origem De Tudo e de Todos. Aparece 220 vezes na Bíblia. (Gn 14.18)
É a partícula utilizada em muitos outros nomes, onde a palavra Deus é inserida:
BetEL – Casa de Deus
IsraEL – Que luta contra Deus
EmanuEL – Deus conosco
DaniEL – Deus é o meu juiz

Algumas variantes do nome El:
El-Elyon
“Deus altíssimo” (Gn 14.18-20)
Diz respeito ao Deus que está sobre tudo e sobre todos; o Deus que é exaltado sobre tudo e que se chama Deus dos Deuses.

El-Shaddai
“O Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo” (Ex 6.3)

El-Olam
“O eterno Deus” (Gn 21.33)

Adonai
Significa literalmente “Senhor” ou “Mestre”, e dá a ideia de governo e domínio (Ex 23.17; Is 10.16,33)
Por causa do que Deus é o por tudo o que tem feito, Ele exige o serviço e a lealdade de seu povo.
Este nome, no Novo Testamento, aplica-se ao Cristo glorificado.

Pai
Empregado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
Em sentido mais amplo esse nome descreve Deus como a fonte de todas as coisas e o criador do homem.

No sentido criativo, todos somos geração de Deus (At 17.28).
Esta relação, entretanto, não garante a salvação.
Somente os que foram vivificados e receberam nova vida pelo Espírito Santo são filhos de Deus no sentido íntimo da salvação (Jo 1.12,13).

Outros:
- Altíssimo (Dt 32.8)
- Deus de Israel (I Cr 29.10; Mt 6.9)
- Deus Vivente (Js 3.10)
- Eterno Deus (Dt 33.27)
- Eu Sou (Ex 3.14)
- Fortaleza (II Sm 22.2)
- Juiz (Gn 18.25)
- Nossa fortaleza (Ex 15.2)
- Pai Celestial (Mt 6.26)
- Pai das Luzes (Tg 1.17)
- Santo de Israel (Sl 71.22)
- Senhor dos Senhores (Dt 10.17)
- Senhor dos Exércitos (I Sm 1.11)
- Senhor (Ex 6.3)
- Todo-Poderoso (Gn 17.1)

Referências:
- Seminário Teológico Paulo Leivas Macalão – Volume de Teologia Sistemática
- Bíblia de Referência Thompson
- Bíblia de Estudo Pentecostal
- Site da Wikipédia
- Site da Scribd.com

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