Atendendo a convite do Pastor Ronaldo Batista da Silva, o pregador C. Valente ministrou a preciosíssima Palavra de Deus no Culto dominical da AD Águas Claras/DF.
Foi no dia 02/01. Primeiro domingo do ano. C. Valente trouxe a mensagem intitulada "Dois níveis de expressão do amor a Cristo", criticando subjetivamente a "mornidão" de muitos crentes nos dias atuais.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
MENSAGEM 01 - DOIS NÍVEIS DE EXPRESSÃO DO AMOR A CRISTO
MENSAGENS DO REINO
N 017
DOIS NÍVEIS DE EXPRESSÃO DO AMOR A CRISTO
Texto Base: Lc 7.36-50
TESE:
- No Texto que lemos ao introduzir esta mensagem verificamos o contraste entre dois personagens: o fariseu e a pecadora.
- Ambos, cada um a sua forma, queriam agradar a Cristo.
- Mas as formas de exprimir o amor eram muito diferentes.
- Nesta mensagem vamos refletir sobre 2 níveis de expressão de amor a Cristo e observar c/ qual mais nos assemelhamos.
DESENVOLVIMENTO:
1 – AS PESSOAS SÃO DIFERENTES
- É até desnecessário dizer que todas as pessoas são diferentes entre si. Até mesmo gêmeos univitelinos reagem de forma diferente a estímulos semelhantes.
Os Fleumáticos
- São aquelas pessoas calmas, frias, contidas em suas emoções.
- Tendem a não se impressionar diante dos estímulos externos.
- O culto pode estar pegando fogo e eles estão calados.
- O piloto Kimi Raikkonnen é um exemplo de fleumático; o seu semblante na alegria e na tristeza é muito parecido.
Os sanguíneos
- São aquelas pessoas emotivas, entusiasmadas, ansiosas.
- Qualquer estímulo externo a impressiona poderosamente.
- O culto pode estar gelado e eles estão animados.
- Pedro é um exemplo de sanguíneo, ansioso, precipitado, apaixonado e “nervosinho”.
2 – AS IGREJAS SÃO DIFERENTES
- Nesses + de 20 anos de Evangelho, tenho visto que nem todos os cristãos são iguais no que concerne à forma de expressar o seu amor a Cristo.
- Nos extremos podemos destacar:
As tradicionais
- Onde os crentes honram a Deus com: (a) seus templos majestosos; (b) seus instrumentos afinados; (c) suas roupas elegantes; (d) seus sermões profundos; (e) sua reverência exemplar: silêncio total
As pentecostais
- Onde os crentes honram a Deus com: (a) suas pequenas congregações; (b) seus instrumentos não tão bem afinados; (c) suas vestes simples; (d) suas mensagens gritadas; (e) sua reverência peculiar: muito barulho.
3 – O FARISEU E A PECADORA
- Voltemos ao Fariseu e à Pecadora. Cada um representa um extremo dos níveis de expressar o amor a Cristo.
3.1 – O FORMAL:
- Simão, o Fariseu, representa o crente formal. O fleumático. O tradicional.
a) Ele se interessa por Jesus.
- Não há dúvida que Simão se interessava por Jesus. Tanto que o convidou para comer com ele. Tanto que o recebeu em sua casa. Tanto que preparou uma mesa para Cristo.
b) Ele se aprofunda na Palavra.
- Não há dúvida que Simão, como fariseu, se aprofundava na leitura e meditação das Escrituras. Ou seja, ele conhecia muito bem a Palavra de Deus.
c) Ele é analítico e crítico.
- Ao ler Lc 7.39, vemos que o fariseu pensava consigo mesmo e colocava em dúvida o dom de profeta de Cristo. Isso demonstra que se tratava de um homem analítico e também crítico.
- Os crentes formais são assim. Analisam e criticam muito.
d) Ele está disposto a ouvir o Mestre.
- Lc 7.40: “dize-a, Mestre”. Essa é uma virtude muito importante. Estar pronto para ouvir as palavras do Senhor.
e) Ele chega a ser discriminador.
- Ainda em Lc 7.39, vemos que ele enquadrava aquela mulher como pecadora. E provavelmente era mesmo.
- Os crentes formais tendem a ser discriminadores.
f) De alguma forma, ele mantém distância de Cristo.
- O próprio Jesus expôs, nos versículos 44 a 46, que aquele homem não havia aprofundado o relacionamento com ele:
- Não me deste água para os pés (Lc 7.44);
- Não me deste ósculo (Lc 7.45);
- Não me ungiste a cabeça com óleo (Lc 7.46).
- Por ser fleumático, Simão não atingiu o nível de intimidade necessário com Cristo.
* De acordo com o próprio Jesus, no versículo 47, este tipo de crente “pouco ama”.
3.2 – O INFORMAL:
- Aquela mulher pecadora, cuja Bíblia sequer relata o nome, representa o crente informal. O sanguíneo. O pentecostal.
a) Ela não se encontra com Cristo de mãos vazias.
- Aquela pecadora levou a sua oferta a Jesus. Seu vaso de alabastro com ungüento.
- Assim como os reis magos, ela trouxe seu presente p/ Cristo.
- Não falo especificamente de dinheiro, mas de um presente.
- A palavra diz: “ninguém compareça diante de mim vazio”.
- Ela trouxe o que podia para honrar a Jesus.
b) Não quer aparecer. (e, estando por detrás)
- A Palavra diz que ela esteve por detrás. Ela quis honrar a Cristo sem ser percebida. Ela não queria ser honrada por homens.
c) Não procura posição de destaque. (aos seus pés)
- Aquela mulher não queria ser notada. Queria adorar.
- Ela não queria ser grande. Queria adorar.
- Sem saber ela estava no lugar mais alto que se pode estar.
d) Ela está sempre emocionada (chorando...)
- Aquela mulher estava tremendamente apaixonada por Cristo.
- E ela chorava aos seus pés. Não era uma lagriminha qualquer. Ela chorava copiosamente.
# Cadê teu lenço, irmão??
e) Ela usou seu corpo para agradar o Mestre (enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça).
- As mulheres são super vaidosas com os cabelos. Mas aquela mulher não deixou de usá-los p/ enxugar os pés de Jesus.
# A tarefa do servo mais humilde era a de lavar os pés.
f) Ela quer mais intimidade com Jesus (beijava-lhe os pés).
- Com ousadia, aquela pecadora ousou beijar os pés de Cristo.
- Conforme está escrito na Bíblia, somente aquela mulher e Judas Iscariotes beijaram Jesus.
g) Ela adorava seu Rei (E ungia os seus pés com o ungüento)
- Não confunda esta mulher c/ Maria, irmã de Lázaro e Marta, que tbém ungiu o ungido. Esta era pecadora. Esta ungiu os pés.
* Jesus reparou em tudo. Ele detalhou tudo o que ambos fizeram (Lc 7.41-46).
# Nada passa despercebido aos seus olhos:
- O comércio no templo; - Uma mulher curvada na sinagoga; - A voz de um cego que lhe clama; - Um toque com fé da mulher doente; - A oferta da viúva. Ele está de olho em você!
* De acordo com o próprio Jesus, no versículo 47, este tipo de crente “muito ama”.
# Características do muito amor:
1) chora (44), não apenas de arrependimento, mas por amor e gratidão; 2) lava (44), pois Jesus também assim o fez (Jo 13.14); 3) humilha-se (44), ou o coração abaixa ou não pode servir a Jesus; 4) beija (45); 5) unge (46), ela não ousou ungir a cabeça, mas o fez nos pés; 6) dá (37), ela depositou o ungüento e si mesma aos pés de Cristo; 7) segue (36), ela seguiu Cristo para dentro da casa do fariseu, mesmo que discriminada.
CONCLUSÃO:
- Você, que atentamente ouviu esta mensagem, responda para si mesmo: “Com qual dos dois personagens você parece mais?”
- Responda também: “Com qual dos dois você quer se parecer?
- Da minha parte, meu desejo é ser sempre como aquela pecadora, a sanguínea, a emotiva, a pentecostal, q. muito ama.
- Deus permita que eu jamais seja tão respeitado que não possa me esconder por detrás de Cristo; que eu jamais seja tão exaltado, que não possa estar aos pés de Cristo; que eu jamais seja tão importante ao ponto de não poder beijar-lhe os pés.
A transição é possível.
- Quero lhe dizer que essa transição é possível.
- E – tenho visto – vem ocorrendo mais de pessoas que já foram como aquela mulher passarem a ser como o fariseu.
CONVITE:
- No vers. 42, Jesus, em sua breve ilustração, disse: “e, não tendo eles com que pagar”.
- Jesus diz que tanto o fariseu, em toda a sua pompa, destaque, conhecimento, riqueza, quanto a pecadora, em sua humildade, nenhum podia pagar a dívida para com Deus.
- Quero lhe dizer que, independentemente de quem seja você, você não pode pagar a dívida. Mas Jesus pode perdoar-lhe.
- Interessante que Jesus diz à mulher, no vers. 50, “a tua fé te salvou”. Ao demonstrar para o homem, Jesus destacou as obras e o amor da mulher, mas ao falar de salvação, usou a fé.
N 017
DOIS NÍVEIS DE EXPRESSÃO DO AMOR A CRISTO
Texto Base: Lc 7.36-50
TESE:
- No Texto que lemos ao introduzir esta mensagem verificamos o contraste entre dois personagens: o fariseu e a pecadora.
- Ambos, cada um a sua forma, queriam agradar a Cristo.
- Mas as formas de exprimir o amor eram muito diferentes.
- Nesta mensagem vamos refletir sobre 2 níveis de expressão de amor a Cristo e observar c/ qual mais nos assemelhamos.
DESENVOLVIMENTO:
1 – AS PESSOAS SÃO DIFERENTES
- É até desnecessário dizer que todas as pessoas são diferentes entre si. Até mesmo gêmeos univitelinos reagem de forma diferente a estímulos semelhantes.
Os Fleumáticos
- São aquelas pessoas calmas, frias, contidas em suas emoções.
- Tendem a não se impressionar diante dos estímulos externos.
- O culto pode estar pegando fogo e eles estão calados.
- O piloto Kimi Raikkonnen é um exemplo de fleumático; o seu semblante na alegria e na tristeza é muito parecido.
Os sanguíneos
- São aquelas pessoas emotivas, entusiasmadas, ansiosas.
- Qualquer estímulo externo a impressiona poderosamente.
- O culto pode estar gelado e eles estão animados.
- Pedro é um exemplo de sanguíneo, ansioso, precipitado, apaixonado e “nervosinho”.
2 – AS IGREJAS SÃO DIFERENTES
- Nesses + de 20 anos de Evangelho, tenho visto que nem todos os cristãos são iguais no que concerne à forma de expressar o seu amor a Cristo.
- Nos extremos podemos destacar:
As tradicionais
- Onde os crentes honram a Deus com: (a) seus templos majestosos; (b) seus instrumentos afinados; (c) suas roupas elegantes; (d) seus sermões profundos; (e) sua reverência exemplar: silêncio total
As pentecostais
- Onde os crentes honram a Deus com: (a) suas pequenas congregações; (b) seus instrumentos não tão bem afinados; (c) suas vestes simples; (d) suas mensagens gritadas; (e) sua reverência peculiar: muito barulho.
3 – O FARISEU E A PECADORA
- Voltemos ao Fariseu e à Pecadora. Cada um representa um extremo dos níveis de expressar o amor a Cristo.
3.1 – O FORMAL:
- Simão, o Fariseu, representa o crente formal. O fleumático. O tradicional.
a) Ele se interessa por Jesus.
- Não há dúvida que Simão se interessava por Jesus. Tanto que o convidou para comer com ele. Tanto que o recebeu em sua casa. Tanto que preparou uma mesa para Cristo.
b) Ele se aprofunda na Palavra.
- Não há dúvida que Simão, como fariseu, se aprofundava na leitura e meditação das Escrituras. Ou seja, ele conhecia muito bem a Palavra de Deus.
c) Ele é analítico e crítico.
- Ao ler Lc 7.39, vemos que o fariseu pensava consigo mesmo e colocava em dúvida o dom de profeta de Cristo. Isso demonstra que se tratava de um homem analítico e também crítico.
- Os crentes formais são assim. Analisam e criticam muito.
d) Ele está disposto a ouvir o Mestre.
- Lc 7.40: “dize-a, Mestre”. Essa é uma virtude muito importante. Estar pronto para ouvir as palavras do Senhor.
e) Ele chega a ser discriminador.
- Ainda em Lc 7.39, vemos que ele enquadrava aquela mulher como pecadora. E provavelmente era mesmo.
- Os crentes formais tendem a ser discriminadores.
f) De alguma forma, ele mantém distância de Cristo.
- O próprio Jesus expôs, nos versículos 44 a 46, que aquele homem não havia aprofundado o relacionamento com ele:
- Não me deste água para os pés (Lc 7.44);
- Não me deste ósculo (Lc 7.45);
- Não me ungiste a cabeça com óleo (Lc 7.46).
- Por ser fleumático, Simão não atingiu o nível de intimidade necessário com Cristo.
* De acordo com o próprio Jesus, no versículo 47, este tipo de crente “pouco ama”.
3.2 – O INFORMAL:
- Aquela mulher pecadora, cuja Bíblia sequer relata o nome, representa o crente informal. O sanguíneo. O pentecostal.
a) Ela não se encontra com Cristo de mãos vazias.
- Aquela pecadora levou a sua oferta a Jesus. Seu vaso de alabastro com ungüento.
- Assim como os reis magos, ela trouxe seu presente p/ Cristo.
- Não falo especificamente de dinheiro, mas de um presente.
- A palavra diz: “ninguém compareça diante de mim vazio”.
- Ela trouxe o que podia para honrar a Jesus.
b) Não quer aparecer. (e, estando por detrás)
- A Palavra diz que ela esteve por detrás. Ela quis honrar a Cristo sem ser percebida. Ela não queria ser honrada por homens.
c) Não procura posição de destaque. (aos seus pés)
- Aquela mulher não queria ser notada. Queria adorar.
- Ela não queria ser grande. Queria adorar.
- Sem saber ela estava no lugar mais alto que se pode estar.
d) Ela está sempre emocionada (chorando...)
- Aquela mulher estava tremendamente apaixonada por Cristo.
- E ela chorava aos seus pés. Não era uma lagriminha qualquer. Ela chorava copiosamente.
# Cadê teu lenço, irmão??
e) Ela usou seu corpo para agradar o Mestre (enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça).
- As mulheres são super vaidosas com os cabelos. Mas aquela mulher não deixou de usá-los p/ enxugar os pés de Jesus.
# A tarefa do servo mais humilde era a de lavar os pés.
f) Ela quer mais intimidade com Jesus (beijava-lhe os pés).
- Com ousadia, aquela pecadora ousou beijar os pés de Cristo.
- Conforme está escrito na Bíblia, somente aquela mulher e Judas Iscariotes beijaram Jesus.
g) Ela adorava seu Rei (E ungia os seus pés com o ungüento)
- Não confunda esta mulher c/ Maria, irmã de Lázaro e Marta, que tbém ungiu o ungido. Esta era pecadora. Esta ungiu os pés.
* Jesus reparou em tudo. Ele detalhou tudo o que ambos fizeram (Lc 7.41-46).
# Nada passa despercebido aos seus olhos:
- O comércio no templo; - Uma mulher curvada na sinagoga; - A voz de um cego que lhe clama; - Um toque com fé da mulher doente; - A oferta da viúva. Ele está de olho em você!
* De acordo com o próprio Jesus, no versículo 47, este tipo de crente “muito ama”.
# Características do muito amor:
1) chora (44), não apenas de arrependimento, mas por amor e gratidão; 2) lava (44), pois Jesus também assim o fez (Jo 13.14); 3) humilha-se (44), ou o coração abaixa ou não pode servir a Jesus; 4) beija (45); 5) unge (46), ela não ousou ungir a cabeça, mas o fez nos pés; 6) dá (37), ela depositou o ungüento e si mesma aos pés de Cristo; 7) segue (36), ela seguiu Cristo para dentro da casa do fariseu, mesmo que discriminada.
CONCLUSÃO:
- Você, que atentamente ouviu esta mensagem, responda para si mesmo: “Com qual dos dois personagens você parece mais?”
- Responda também: “Com qual dos dois você quer se parecer?
- Da minha parte, meu desejo é ser sempre como aquela pecadora, a sanguínea, a emotiva, a pentecostal, q. muito ama.
- Deus permita que eu jamais seja tão respeitado que não possa me esconder por detrás de Cristo; que eu jamais seja tão exaltado, que não possa estar aos pés de Cristo; que eu jamais seja tão importante ao ponto de não poder beijar-lhe os pés.
A transição é possível.
- Quero lhe dizer que essa transição é possível.
- E – tenho visto – vem ocorrendo mais de pessoas que já foram como aquela mulher passarem a ser como o fariseu.
CONVITE:
- No vers. 42, Jesus, em sua breve ilustração, disse: “e, não tendo eles com que pagar”.
- Jesus diz que tanto o fariseu, em toda a sua pompa, destaque, conhecimento, riqueza, quanto a pecadora, em sua humildade, nenhum podia pagar a dívida para com Deus.
- Quero lhe dizer que, independentemente de quem seja você, você não pode pagar a dívida. Mas Jesus pode perdoar-lhe.
- Interessante que Jesus diz à mulher, no vers. 50, “a tua fé te salvou”. Ao demonstrar para o homem, Jesus destacou as obras e o amor da mulher, mas ao falar de salvação, usou a fé.
sábado, 1 de janeiro de 2011
ARTIGO 01: ELIAS E ELIZEU ESTÃO PRESOS
Elias e Elizeu estão presos
Elias e Elizeu foram dois dos mais importantes homens de Deus registrados no Antigo Testamento. Íntegros e corajosos, foram Profetas, e transmitiram a Palavra de Deus de forma destemida em anos de grandes dificuldades para o povo hebreu.
Elias disse que só ia chover segundo a sua palavra, e assim ocorreu (e provavelmente daí surgiu o jargão “manda-chuva”); sozinho, enfrentou 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera, e os venceu com uma simples oração composta de 41 palavras em hebraico; ele teve tanta intimidade com Deus que sequer provou a morte, sendo arrebatado num redemoinho.
Elizeu (ou Eliseu) foi o substituto de Elias; pediu e recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias; foi Elizeu que operou, pelo Poder de Deus, o primeiro milagre de ressuscitação de um morto na Bíblia; foi também ele quem curou da lepra, pelo Poder de Deus, um famoso general sírio; o Poder de Deus em sua vida era tamanho que um defunto, jogado em seu túmulo, retomou a vida ao tocar em seus ossos.
Não é de se espantar que nas décadas de setenta a noventa, com o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, especialmente as pentecostais, muitos filhos de crentes recebessem os nomes de Elias ou Elizeu; esperavam seus pais que, pela força de seus nomes, viessem a ser grandes homens de Deus depois de mais velhos.
Assim ocorreu com Elias Pereira da Silva, o “Elias Maluco”, e com Elizeu Felício de Souza, o “Zeu”. Apesar de seus poderosos nomes, e provavelmente pais evangélicos, enveredaram-se, cada um ao seu tempo, pelo mundo das drogas e do crime organizado. Acabaram se encontrando na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, onde Elias, mais velho e experiente, apadrinhou Elizeu, até que ambos participaram do assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002.
Elias foi preso em 2002, e da cadeia não saiu até hoje; Elizeu também foi preso, mas esteve fugitivo até ser novamente preso no fim de 2010. Elias e Elizeu estão presos...
Elias e Elizeu estão presos. Isso é um grande alerta para os pais e mães evangélicos. Estatísticas comprovam que boa parte dos presidiários são filhos de crentes, ou crentes desviados dos caminhos do Senhor. Milhares de filhos de “irmãos de fogo”, líderes fervorosos, estão hoje atrás das grades.
Elias e Elizeu estão presos. Devemos escolher bons nomes para os nossos filhos, e os nomes dos nossos patriarcas, profetas, reis e apóstolos, que tiveram comunhão com Deus são uma excelente escolha. Elias e Elizeu são excelentes nomes. Elias significa literalmente “Jeová é meu Deus” e Elizeu quer dizer “Deus é sua salvação”. Mas somente bons nomes não bastam. Precisamos criar nossos filhos no caminho do Senhor. Ensinar o caminho em que devem andar. Precisamos orar mais com eles. Precisamos ir mais à Escola Dominical. Precisamos levar a fé mais a sério. Temos que reclamar menos dos sermões e do alongamento dos cultos. Precisamos acompanhar de perto os nossos filhos, suas amizades, suas ações. E, sobretudo, precisamos dar-lhes exemplo de fiéis.
Elias e Elizeu estão presos. Que essa triste realidade nos leve a interceder mais pelos nossos filhos, pois “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”.
Elias e Elizeu estão presos. Permita o Senhor Jesus que os nossos filhos jamais sigam o mesmo caminho.
Elias e Elizeu foram dois dos mais importantes homens de Deus registrados no Antigo Testamento. Íntegros e corajosos, foram Profetas, e transmitiram a Palavra de Deus de forma destemida em anos de grandes dificuldades para o povo hebreu.
Elias disse que só ia chover segundo a sua palavra, e assim ocorreu (e provavelmente daí surgiu o jargão “manda-chuva”); sozinho, enfrentou 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera, e os venceu com uma simples oração composta de 41 palavras em hebraico; ele teve tanta intimidade com Deus que sequer provou a morte, sendo arrebatado num redemoinho.
Elizeu (ou Eliseu) foi o substituto de Elias; pediu e recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias; foi Elizeu que operou, pelo Poder de Deus, o primeiro milagre de ressuscitação de um morto na Bíblia; foi também ele quem curou da lepra, pelo Poder de Deus, um famoso general sírio; o Poder de Deus em sua vida era tamanho que um defunto, jogado em seu túmulo, retomou a vida ao tocar em seus ossos.
Não é de se espantar que nas décadas de setenta a noventa, com o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, especialmente as pentecostais, muitos filhos de crentes recebessem os nomes de Elias ou Elizeu; esperavam seus pais que, pela força de seus nomes, viessem a ser grandes homens de Deus depois de mais velhos.
Assim ocorreu com Elias Pereira da Silva, o “Elias Maluco”, e com Elizeu Felício de Souza, o “Zeu”. Apesar de seus poderosos nomes, e provavelmente pais evangélicos, enveredaram-se, cada um ao seu tempo, pelo mundo das drogas e do crime organizado. Acabaram se encontrando na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, onde Elias, mais velho e experiente, apadrinhou Elizeu, até que ambos participaram do assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002.
Elias foi preso em 2002, e da cadeia não saiu até hoje; Elizeu também foi preso, mas esteve fugitivo até ser novamente preso no fim de 2010. Elias e Elizeu estão presos...
Elias e Elizeu estão presos. Isso é um grande alerta para os pais e mães evangélicos. Estatísticas comprovam que boa parte dos presidiários são filhos de crentes, ou crentes desviados dos caminhos do Senhor. Milhares de filhos de “irmãos de fogo”, líderes fervorosos, estão hoje atrás das grades.
Elias e Elizeu estão presos. Devemos escolher bons nomes para os nossos filhos, e os nomes dos nossos patriarcas, profetas, reis e apóstolos, que tiveram comunhão com Deus são uma excelente escolha. Elias e Elizeu são excelentes nomes. Elias significa literalmente “Jeová é meu Deus” e Elizeu quer dizer “Deus é sua salvação”. Mas somente bons nomes não bastam. Precisamos criar nossos filhos no caminho do Senhor. Ensinar o caminho em que devem andar. Precisamos orar mais com eles. Precisamos ir mais à Escola Dominical. Precisamos levar a fé mais a sério. Temos que reclamar menos dos sermões e do alongamento dos cultos. Precisamos acompanhar de perto os nossos filhos, suas amizades, suas ações. E, sobretudo, precisamos dar-lhes exemplo de fiéis.
Elias e Elizeu estão presos. Que essa triste realidade nos leve a interceder mais pelos nossos filhos, pois “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”.
Elias e Elizeu estão presos. Permita o Senhor Jesus que os nossos filhos jamais sigam o mesmo caminho.
AOS AMIGOS
Prezados Amigos
A Paz do Senhor!!!
Iniciamos este novo ano com muito entusiasmo em Cristo Jesus.
Nossa intenção é que o ano de 2011 seja ainda mais dinâmico e produtivo que 2010.
Nossa oração é que Deus continue inspirando o pregador C. Valente a ministrar mensagens profundas, com autoridade e intrepidez.
Nossa oração é que muitas pessoas sejam atingidas pelo Poder de Deus e se covertam ao nosso Salvador Jesus Cristo.
Nosso desafio é chegar a 100 mensagens pregadas no biênio 2010-2011. Ou seja, termos 54 oportunidades de ministrarmos a Preciosíssima Palavra de Deus em 2011.
Nosso desafio é publicar 40 mensagens detalhadas neste Blog no período 2010-2011. Ou seja, publicar mais 24 mensagens em 2011 (média de 02 por mês).
Nosso desafio é chegar a 60 seguidores neste Blog. Dessa forma, precisamos de mais 34 novos seguidores em 2011.
Nosso desafio é fazer um blog bastante animado e cheio da glória de Deus em 2011.
Para tanto, contamos com os seus acessos, seus comentários e - principalmente - a sua oração por este projeto.
Que 2011 seja um ano abençoado para todos nós!
A Paz do Senhor!!!
Iniciamos este novo ano com muito entusiasmo em Cristo Jesus.
Nossa intenção é que o ano de 2011 seja ainda mais dinâmico e produtivo que 2010.
Nossa oração é que Deus continue inspirando o pregador C. Valente a ministrar mensagens profundas, com autoridade e intrepidez.
Nossa oração é que muitas pessoas sejam atingidas pelo Poder de Deus e se covertam ao nosso Salvador Jesus Cristo.
Nosso desafio é chegar a 100 mensagens pregadas no biênio 2010-2011. Ou seja, termos 54 oportunidades de ministrarmos a Preciosíssima Palavra de Deus em 2011.
Nosso desafio é publicar 40 mensagens detalhadas neste Blog no período 2010-2011. Ou seja, publicar mais 24 mensagens em 2011 (média de 02 por mês).
Nosso desafio é chegar a 60 seguidores neste Blog. Dessa forma, precisamos de mais 34 novos seguidores em 2011.
Nosso desafio é fazer um blog bastante animado e cheio da glória de Deus em 2011.
Para tanto, contamos com os seus acessos, seus comentários e - principalmente - a sua oração por este projeto.
Que 2011 seja um ano abençoado para todos nós!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
FELIZ ANO NOVO!!
O blog do Valente deseja a todos Boas Festas, e um Ano Novo repleto de Paz, Amor, Felicidade e Prosperidade, isso tudo sem perder a Glória de Deus em suas vidas.
RELATÓRIO ANUAL DO BLOG
Prezados irmãos em Cristo
Foi muito bom podermos chegar ao final do primeiro ano do nosso querido Blog do Valente.
Desde que foi inaugurado, em 01/01/2010, publicamos 99 postagens. Foram ilustrações bíblicas, notícias, esboços detalhados de 16 mensagens, agenda de 46 compromissos para pregar a Palavra.
No total, contamos com 26 seguidores, aos quais agradecemos calorosamente. Recebemos poucos comentários, e não poucas vezes desanimamos de manter o Blog. Mas felizmente chegamos motivados a 365 dias com ele no ar.
As 46 oportunidades para pregar a Palavra iniciaram-se em 03/01/2010 e concluíram-se em 29/12/2010. Ou seja, C. Valente pregou o ano todo, cumprindo o ministério de Deus em sua vida.
Da meta de 50 oportunidades estabelecida ao início do ano, atingimos 92%. Um bom número para quem trabalha (e neste ano, mais que nunca) na vida secular; é marido; pai de dois filhos; é Superintendente da EBD; e esteve em processo de prova para o Pastorado, evitando sair principalmente aos domingos.
Esperamos continuar fazendo a obra do Senhor em 2011. Com a mesma alegria, motivação e compromisso.
Orem sempre por nós!!!
Foi muito bom podermos chegar ao final do primeiro ano do nosso querido Blog do Valente.
Desde que foi inaugurado, em 01/01/2010, publicamos 99 postagens. Foram ilustrações bíblicas, notícias, esboços detalhados de 16 mensagens, agenda de 46 compromissos para pregar a Palavra.
No total, contamos com 26 seguidores, aos quais agradecemos calorosamente. Recebemos poucos comentários, e não poucas vezes desanimamos de manter o Blog. Mas felizmente chegamos motivados a 365 dias com ele no ar.
As 46 oportunidades para pregar a Palavra iniciaram-se em 03/01/2010 e concluíram-se em 29/12/2010. Ou seja, C. Valente pregou o ano todo, cumprindo o ministério de Deus em sua vida.
Da meta de 50 oportunidades estabelecida ao início do ano, atingimos 92%. Um bom número para quem trabalha (e neste ano, mais que nunca) na vida secular; é marido; pai de dois filhos; é Superintendente da EBD; e esteve em processo de prova para o Pastorado, evitando sair principalmente aos domingos.
Esperamos continuar fazendo a obra do Senhor em 2011. Com a mesma alegria, motivação e compromisso.
Orem sempre por nós!!!
MENSAGEM 16: INTIMIDADE SEM LIMITES
MENSAGENS DO REINO
N 16
INTIMIDADE SEM LIMITES
Texto Base: Lc 15.20-24
TESE:
- Abordaremos hoje o seguinte tema: “intimidade sem limites”.
- Mas, afinal, o que é intimidade?
- Os dicionários dizem que o termo intimidade advém do adjetivo “íntimo”, que por sua vez quer dizer: “que está muito dentro”; “profundo”; “a parte mais interna”;
- Mas será que é possível a seres humanos - como nós - termos um relacionamento de intimidade com Deus?
- É sobre isto que nós vamos meditar nesta mensagem.
DESENVOLVIMENTO:
- Podemos afirmar, à luz da Bíblia, que a intenção de Deus sempre foi ter um relacionamento íntimo com a humanidade.
- Ele sempre quis ter um relacionamento profundo conosco!
1) Na Criação
- Podemos constatar isto no advento da Criação.
- Quando Deus criou o homem, a sua intenção era ter um relacionamento íntimo e pessoal com a sua criatura.
- Em Gn 3.8 lemos que Adão e Eva “ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia”.
A) “Ouviram a voz do Senhor Deus”
- A Bíblia diz que Adão e Eva ouviram a voz de Deus e imediatamente a reconheceram. Isso me fala da intimidade.
- Quem conhece a voz do outro é porque tem intimidade com ele. [Ver palavra de Jesus sobre as ovelhas – Jo 10.4,5]
# Sou muito brincalhão com minha mãe. Qdo telefono para ela, tendo dar trote, mas por mais que eu disfarce, não consigo; isso porque ela tem intimidade comigo e reconhece a minha voz.
# Se tem 20 crianças gritando e uma chora, logo sei se é meu filho, porque eu tenho intimidade com ele e conheço a sua voz.
** Você reconhece a voz do Senhor? Sabe qdo é Ele quem está falando? Se sim, louve-O, porque vc tem intimidade com Ele!!
B) “Que passeava no jardim pela viração do dia”
- A Bíblia diz que Deus passeava no jardim pela viração do dia. Isso também me fala de intimidade.
- O versículo dá a entender que Deus visitava Adão e Eva, provavelmente diariamente. [ver Salmos 8.4]
- Nós não temos liberdade para visitarmos a quem não conhecemos, mas somente a quem temos intimidade.
- Visitar diariamente, então, só se tivermos muita intimidade.
# É igual a um certo jovem que, quando foi visitar os pais da namorada chegou tímido e apreensivo; mas que, depois que ganhou intimidade, já estava até mexendo nas panelas...
2) O pecado
- Deus criou o homem para ter um relacionamento íntimo com ele. Mas o pecado infelizmente mudou essa história...
- Quando o homem pecou, Deus o castigou (Gn 3.19-24)
- O pior castigo:
a) Não foi ter que lavrar a terra, que daria espinhos (Gn 3.23)
b) Não foi ter que trabalhar e comer com suor (Gn 3.19)
c) Não foi ser lançado fora do Jardim do Éden (Gn 3.24)
d) Não foi nem mesmo entrar no corredor da morte (Gn 3.19)
e) O pior castigo foi justamente perder a intimidade com Deus.
- Deus nunca mais visitou Adão. Deus nunca mais falou com Adão até o dia da sua morte com 930 anos de idade (Gn 5.5).
# Deve ter sido realmente muito triste para um homem que conhecia Deus face a face, reconhecia a sua voz, era visitado por Ele, nunca mais ter a sua presença... [reflexão]
3) A distância
- O pecado desfez a intimidade da humanidade com Deus.
- O pecado afastou o homem de Deus.
- Pior: o afastamento não atingiu só Adão, mas toda a humanidade. Todos os descendentes de Adão perderam a intimidade c/ Deus
- A Bíblia diz que “todos pecaram e destituídos foram da glória (ou seja da presença) de Deus”.
- Rm 5.12 diz “pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram”.
- A intimidade que Deus queria ter com os homens foi impedida. O homem perdeu a glória de Deus. O homem foi vedado da intimidade com o seu Criador.
4) Intimidade com poucos
- Mas Deus não ficaria eternamente afastado de sua criatura.
- No AT vemos q. Ele voltou a expressar Sua Vontade na Terra.
- Entretanto, vemos claramente que a Sua intimidade foi permitida a bem poucos homens, e ainda limitada:
A) Alguns homens que tiveram intimidade com o Senhor:
a) Abraão, o amigo de Deus;
b) José, o sonhador; c) Moisés, o libertador de Israel;
d) Josué, que levou o povo à terra prometida;
e) Samuel, Sacerdote e Profeta;
f) Davi, um homem segundo o coração de Deus
g) Salomão, o rei mais sábio da antiguidade;
h) Elias, o profeta sem genealogia;
i) Eliseu, e a porção dobrada do Espírito;
j) Isaías, Jeremias e Ezequias, os profetas maiores;
l) Daniel, o profeta na Babilônia.
B) Os nomes de Deus no Antigo Testamento:
- No Antigo Testamento, Deus é chamado de Elohim, o Deus Criador; esse nome aparece 2.701 vezes no AT.
- Deus tb é conhecido com Jeovah, ou pelo tetragrama YHVH; esse nome aparece 6.828 vezes no AT. Escritores da Septua-ginta precisavam se lavar totalmente p/ escreverem esse nome.
- Em alguns pontos, também é chamado de EL, o Deus poderoso; esse nome aparece 220 vezes no AT.
- Todos esses nomes, de alguma forma, denotam um certo distanciamento do Criador.
C) Sinais de distanciamento
- A cerimônia do “dia da expiação” demonstrava que Deus ainda não estava totalmente reconciliado com o homem;
- A questão da “arca do pacto” somente ser levada por levitas também é sinal de certo distanciamento;
- O véu do templo separando o SS é outro ex. de separação.
5) Intimidade possível a todos
- Foi o Nosso Senhor Jesus Cristo que realizou a maior de todas as obras: a da RECONCILIAÇÃO.
- A obra de Jesus foi expiar o pecado da humanidade para que, livre do pecado, esta pudesse voltar a ter intimidade com Deus.
A) Deus PAI
- É Jesus que nos apresenta Deus como “PAI”.
- Ao orar, Jesus ensina: “Pai nosso”
- Um Deus que parecia distante demais; inatingível demais; complexo demais; Jesus o apresenta perto, atingível e simples.
- Jesus quebrou a distância que tínhamos com o Criador. Agora podemos finalmente ter intimidade com Ele.
- Jesus é nosso tabernáculo; ele é a nossa arca; o véu se rasgou.
B) O nosso bondoso PAI
- Genética: temos a genética do pai; somos parecidos com ele;
- Sangue: nossa filiação é perfeita, uma questão de sangue;
- Amor: ele nos ama como filhos, e nós o amamos como pai;
- Sustento: ele nos sustenta como filhos amados;
- Ensino: ele nos ensina a caminhar com as próprias pernas;
- Defesa: ele está sempre disposto a nos defender dos perigos;
- Disciplina: quando erramos, ele nos disciplina como pai;
6) Voltando à Princesa das Parábolas (Lc 15.20-24)
- Tornemos agora ao texto lido no início desta mensagem: a Parábola do Filho Pródigo, a Princesa das Parábolas.
20a – “e levantando-se foi para o seu pai” - Quando Jesus fez a obra, Ele possibilitou nosso retorno ao Lar Paternal; mas Jesus é tão bom que permite que esse retorno seja iniciativa nossa;
20b – “e quando ainda estava longe, viu-o seu pai” – O pai está à nossa espera; à espera de uma iniciativa nossa;
20c – “e se moveu de íntima compaixão” – o pai conhece o filho de longe (mesmo maltrapilho e sofrido); mas o pai conhece o filho e tem íntima compaixão por ele; ele o ama;
20d – “e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou” – O pai quer abraçar o filho, beijá-lo; quer estar bem próximo dele; isso é a intimidade que Deus quer ter conosco.
21 – “pequei... não sou digno” – O pecado nos torna indignos de sermos chamados filhos de Deus; não somos dignos do perdão do pai; mas Jesus fez obra perfeita (Jo 1.12 – mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus)
22,23 – Mas o pai quer ter intimidade com o filho: ele conhece o número do seu manequim; o diâmetro do dedo; o tamanho do pé; a comida que apreciamos;
24 – O retorno da intimidade conosco é motivo da sua alegria.
CONCLUSÃO
- A intimidade com o nosso Pai está disponível para nós hoje;
- O caminho é Jesus.
CONVITE
- Aceite Jesus hoje e desfrute da intimidade sem limites com Deus.
N 16
INTIMIDADE SEM LIMITES
Texto Base: Lc 15.20-24
TESE:
- Abordaremos hoje o seguinte tema: “intimidade sem limites”.
- Mas, afinal, o que é intimidade?
- Os dicionários dizem que o termo intimidade advém do adjetivo “íntimo”, que por sua vez quer dizer: “que está muito dentro”; “profundo”; “a parte mais interna”;
- Mas será que é possível a seres humanos - como nós - termos um relacionamento de intimidade com Deus?
- É sobre isto que nós vamos meditar nesta mensagem.
DESENVOLVIMENTO:
- Podemos afirmar, à luz da Bíblia, que a intenção de Deus sempre foi ter um relacionamento íntimo com a humanidade.
- Ele sempre quis ter um relacionamento profundo conosco!
1) Na Criação
- Podemos constatar isto no advento da Criação.
- Quando Deus criou o homem, a sua intenção era ter um relacionamento íntimo e pessoal com a sua criatura.
- Em Gn 3.8 lemos que Adão e Eva “ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia”.
A) “Ouviram a voz do Senhor Deus”
- A Bíblia diz que Adão e Eva ouviram a voz de Deus e imediatamente a reconheceram. Isso me fala da intimidade.
- Quem conhece a voz do outro é porque tem intimidade com ele. [Ver palavra de Jesus sobre as ovelhas – Jo 10.4,5]
# Sou muito brincalhão com minha mãe. Qdo telefono para ela, tendo dar trote, mas por mais que eu disfarce, não consigo; isso porque ela tem intimidade comigo e reconhece a minha voz.
# Se tem 20 crianças gritando e uma chora, logo sei se é meu filho, porque eu tenho intimidade com ele e conheço a sua voz.
** Você reconhece a voz do Senhor? Sabe qdo é Ele quem está falando? Se sim, louve-O, porque vc tem intimidade com Ele!!
B) “Que passeava no jardim pela viração do dia”
- A Bíblia diz que Deus passeava no jardim pela viração do dia. Isso também me fala de intimidade.
- O versículo dá a entender que Deus visitava Adão e Eva, provavelmente diariamente. [ver Salmos 8.4]
- Nós não temos liberdade para visitarmos a quem não conhecemos, mas somente a quem temos intimidade.
- Visitar diariamente, então, só se tivermos muita intimidade.
# É igual a um certo jovem que, quando foi visitar os pais da namorada chegou tímido e apreensivo; mas que, depois que ganhou intimidade, já estava até mexendo nas panelas...
2) O pecado
- Deus criou o homem para ter um relacionamento íntimo com ele. Mas o pecado infelizmente mudou essa história...
- Quando o homem pecou, Deus o castigou (Gn 3.19-24)
- O pior castigo:
a) Não foi ter que lavrar a terra, que daria espinhos (Gn 3.23)
b) Não foi ter que trabalhar e comer com suor (Gn 3.19)
c) Não foi ser lançado fora do Jardim do Éden (Gn 3.24)
d) Não foi nem mesmo entrar no corredor da morte (Gn 3.19)
e) O pior castigo foi justamente perder a intimidade com Deus.
- Deus nunca mais visitou Adão. Deus nunca mais falou com Adão até o dia da sua morte com 930 anos de idade (Gn 5.5).
# Deve ter sido realmente muito triste para um homem que conhecia Deus face a face, reconhecia a sua voz, era visitado por Ele, nunca mais ter a sua presença... [reflexão]
3) A distância
- O pecado desfez a intimidade da humanidade com Deus.
- O pecado afastou o homem de Deus.
- Pior: o afastamento não atingiu só Adão, mas toda a humanidade. Todos os descendentes de Adão perderam a intimidade c/ Deus
- A Bíblia diz que “todos pecaram e destituídos foram da glória (ou seja da presença) de Deus”.
- Rm 5.12 diz “pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram”.
- A intimidade que Deus queria ter com os homens foi impedida. O homem perdeu a glória de Deus. O homem foi vedado da intimidade com o seu Criador.
4) Intimidade com poucos
- Mas Deus não ficaria eternamente afastado de sua criatura.
- No AT vemos q. Ele voltou a expressar Sua Vontade na Terra.
- Entretanto, vemos claramente que a Sua intimidade foi permitida a bem poucos homens, e ainda limitada:
A) Alguns homens que tiveram intimidade com o Senhor:
a) Abraão, o amigo de Deus;
b) José, o sonhador; c) Moisés, o libertador de Israel;
d) Josué, que levou o povo à terra prometida;
e) Samuel, Sacerdote e Profeta;
f) Davi, um homem segundo o coração de Deus
g) Salomão, o rei mais sábio da antiguidade;
h) Elias, o profeta sem genealogia;
i) Eliseu, e a porção dobrada do Espírito;
j) Isaías, Jeremias e Ezequias, os profetas maiores;
l) Daniel, o profeta na Babilônia.
B) Os nomes de Deus no Antigo Testamento:
- No Antigo Testamento, Deus é chamado de Elohim, o Deus Criador; esse nome aparece 2.701 vezes no AT.
- Deus tb é conhecido com Jeovah, ou pelo tetragrama YHVH; esse nome aparece 6.828 vezes no AT. Escritores da Septua-ginta precisavam se lavar totalmente p/ escreverem esse nome.
- Em alguns pontos, também é chamado de EL, o Deus poderoso; esse nome aparece 220 vezes no AT.
- Todos esses nomes, de alguma forma, denotam um certo distanciamento do Criador.
C) Sinais de distanciamento
- A cerimônia do “dia da expiação” demonstrava que Deus ainda não estava totalmente reconciliado com o homem;
- A questão da “arca do pacto” somente ser levada por levitas também é sinal de certo distanciamento;
- O véu do templo separando o SS é outro ex. de separação.
5) Intimidade possível a todos
- Foi o Nosso Senhor Jesus Cristo que realizou a maior de todas as obras: a da RECONCILIAÇÃO.
- A obra de Jesus foi expiar o pecado da humanidade para que, livre do pecado, esta pudesse voltar a ter intimidade com Deus.
A) Deus PAI
- É Jesus que nos apresenta Deus como “PAI”.
- Ao orar, Jesus ensina: “Pai nosso”
- Um Deus que parecia distante demais; inatingível demais; complexo demais; Jesus o apresenta perto, atingível e simples.
- Jesus quebrou a distância que tínhamos com o Criador. Agora podemos finalmente ter intimidade com Ele.
- Jesus é nosso tabernáculo; ele é a nossa arca; o véu se rasgou.
B) O nosso bondoso PAI
- Genética: temos a genética do pai; somos parecidos com ele;
- Sangue: nossa filiação é perfeita, uma questão de sangue;
- Amor: ele nos ama como filhos, e nós o amamos como pai;
- Sustento: ele nos sustenta como filhos amados;
- Ensino: ele nos ensina a caminhar com as próprias pernas;
- Defesa: ele está sempre disposto a nos defender dos perigos;
- Disciplina: quando erramos, ele nos disciplina como pai;
6) Voltando à Princesa das Parábolas (Lc 15.20-24)
- Tornemos agora ao texto lido no início desta mensagem: a Parábola do Filho Pródigo, a Princesa das Parábolas.
20a – “e levantando-se foi para o seu pai” - Quando Jesus fez a obra, Ele possibilitou nosso retorno ao Lar Paternal; mas Jesus é tão bom que permite que esse retorno seja iniciativa nossa;
20b – “e quando ainda estava longe, viu-o seu pai” – O pai está à nossa espera; à espera de uma iniciativa nossa;
20c – “e se moveu de íntima compaixão” – o pai conhece o filho de longe (mesmo maltrapilho e sofrido); mas o pai conhece o filho e tem íntima compaixão por ele; ele o ama;
20d – “e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou” – O pai quer abraçar o filho, beijá-lo; quer estar bem próximo dele; isso é a intimidade que Deus quer ter conosco.
21 – “pequei... não sou digno” – O pecado nos torna indignos de sermos chamados filhos de Deus; não somos dignos do perdão do pai; mas Jesus fez obra perfeita (Jo 1.12 – mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus)
22,23 – Mas o pai quer ter intimidade com o filho: ele conhece o número do seu manequim; o diâmetro do dedo; o tamanho do pé; a comida que apreciamos;
24 – O retorno da intimidade conosco é motivo da sua alegria.
CONCLUSÃO
- A intimidade com o nosso Pai está disponível para nós hoje;
- O caminho é Jesus.
CONVITE
- Aceite Jesus hoje e desfrute da intimidade sem limites com Deus.
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